Como aproveitar o lixo e esgoto urbano para transformar em energia? O 3° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano pode responder essa pergunta. Sabemos que os resíduos sólidos urbanos (RSU) fazem parte do dia a dia da nossa sociedade, bem como os resíduos orgânicos do agronegócio. Porém o acúmulo de lixo nestes locais, a falta de saneamento, e a gestão ineficiente de resíduos geram grandes prejuízos ao meio ambiente e a nossa saúde. 

A geração de resíduos aumentou em consequência do crescimento da população mundial, assim como do processo de industrialização. As estações de esgoto e aterros brasileiros não acompanharam este crescimento de modo que hoje metade do país não tem saneamento básico. 

Os gases emitidos por meio do esgoto contém grande quantidade de gás carbônico (CO2). Essa substância que agride a atmosfera da Terra e contribui com a poluição do planeta. Esses gases surgem a partir dos resíduos que ficam a céu aberto nos aterros, combustíveis fósseis e do mau tratamento das estações de esgoto. 

Com isso, surge a necessidade de uma gestão mais efetiva de resíduos, a fim de minimizar os danos às vidas humanas pelos Gases de Efeito Estufa (GEE) permitindo assim, um ecossistema mais saudável para todos nós. E a gestão de resíduos surge como uma solução efetiva para utilização desses gases, bem como da biomassa inerente a todo esse processo. 

Como transformar lixo e esgoto em energia?

O biogás é a única energia renovável que transforma um passivo ambiental em um ativo energético e econômico, e que pode ser fonte de renda complementar para produtores rurais, para agroindústrias que produzem grandes volumes de resíduos e para aterros e estações de tratamento de esgoto. Ele é capaz de promover a economia circular em cooperativas e municípios, e ainda modernizar a matriz energética nacional com criatividade e sustentabilidade. 

Leia também:

O que é biogás?

O que é Biometano? Aposte no futuro da mobilidade sustentável

Biogás no Sul do Brasil: Produção tem destaque nos três estados

Biogás como solução energética

Desta forma, o biogás vem se tornando um fator significativo no desenvolvimento econômico e sustentável em diversas cidades. O Brasil é um país próspero para o crescimento da alternativa com grande potencial de geração de energia. 

Este potencial mostra que além da energia produzida, o biogás é capaz de movimentar uma cadeia de fornecedores e suprimentos para o seu desenvolvimento. Seja em equipamentos, tecnologia diferenciada ou serviços, todas essas necessidades impactam e podem gerar um crescimento econômico significativo no local, região e estado. 

Os modelos de negócios com o biogás são infinitos e permitem uma solução personalizada para cada tipo de propriedade ou estrutura. Por isso, essa fonte de energia mostra-se como uma alternativa mais do que viável para o agronegócio e grandes centros urbanos.

Potencial Sul Brasileiro de Produção de Biogás

O potencial de produção de biogás no Sul do Brasil merece destaque, uma vez que a região concentra 36% das plantas. A produção tem foco na bovinocultura, suinocultura, avicultura, abatedouros, mandioca e laticínios. Um estudo feito pelo projeto GEF Biogás Brasil juntamente com o CIBiogás, revelou que a agroindústria sul brasileira produz diariamente 89.377 Nm3/dias de biogás, o que representa 3% do volume total nacional, que é de 3 milhões de Nm3/dia.

A fim de contribuir com essas mudanças, o compartilhamento de conhecimento dos ativos nos cadeia faz-se como ponto imprescindível na busca de soluções viáveis. Estas que devem promover sempre a transmissão de conhecimento entre os atores do setor e o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano surge sempre com essa proposta. Visando integrar as personalidades ativos no setor dos três Estados do Sul do Brasil, o objetivo do evento é promover a discussão e troca de experiências em prol do desenvolvimento do biogás nesta região.

Conheça também: 

Mapa do biogás no Brasil? Conheça as atualizações do Biogasmap

Leia: https://cibiogas.org/blog-post/mapa-do-biogas-no-brasil-conheca-as-atualizacoes-do-biogasmap/

Como aproveitar o lixo e esgoto urbano e transformar em biogás?

Como transformar lixo e esgoto urbano em energia

Como transformar lixo e esgoto urbano em energia?

O Fórum de Biogás e Biometano foi criado com o objetivo de democratizar o uso de biogás por meio de debates e palestras com grandes especialistas e empresas do setor. A cada nova edição o evento é sediado em um estado do sul brasileiro. A primeira edição aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) em 2018, o evento seguinte foi em 2019 em Chapecó (SC) e a 3° edição será realizada entre o dias 29 de março a 01 de abril de 2021, presencialmente, em Caxias do Sul (RS). 

O evento atrai muitos participantes, com público estimado de 300 pessoas de todo o setor, sendo uma possibilidade de compartilhamento de conhecimento bem democrática. Ao longo das edições passadas recebemos fornecedores de bens e serviços, empresas industriais e do agronegócio, cooperativas, órgãos governamentais e reguladores, pesquisadores, acadêmicos, dentre outros profissionais da área. 

Fórum de Biogás e Biometano em meio à pandemia

Seguindo os protocolos de saúde orientados pela OMS – Organização Mundial de Saúde em virtude da pandemia ocasionada pelo coronavírus, o evento presencial que seria em 2020 foi adiado para 2021. Entretanto, como alternativa para atender ao público, uma série de webinars foi estruturada para que os debates deem continuidade. 

Os realizadores do evento, CIBiogás, Embrapa  Suínos e Aves, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), encararam o desafio e a nova oportunidade surgiu: três dias de evento online, totalmente gratuito e com certificado digital de participação. 

Confira os temas do evento:

  • 09 de setembro: Estamos desperdiçando energias renováveis em forma de esgoto e lixo urbano? 
  • 10 de setembro: Como tornar uma planta de biogás no agronegócio mais eficiente e lucrativa?
  • 11 de setembro: Biogás no Brasil – Quais os avanços e perspectivas de futuro? 

Ficou interessado? O evento contará com profissionais super ativos no ramo para fomentar ainda mais os conhecimentos sobre essa fonte. E para dar um breve spoiler sobre o que acontecerá no webinar, Gabriela Otero, coordenadora técnica da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), esclarece o que queremos tanto saber: Estamos desperdiçando energias renováveis em forma de esgoto e lixo urbano? Como transformar lixo e esgoto urbano em energia?. A partir de estudos da Abrelpe em conjunto com a  Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), a profissional conta que  o potencial perdido em biogás que poderia ser gerado com a parte orgânica do resíduo sólido urbano e a resposta para a questão, é simples:

“Vamos mostrar como a geração de biogás com a destinação adequada desses resíduos sólidos é importante não só para a cadeia do biogás, mas também para outros setores, como o de transporte, o de energia e o da agricultura urbana familiar, por exemplo, e a criação de cidades inteligentes”.

Gabriela Otero responde sobre como tranformar o lixo e esgoto urbano em biogás

Gabriela Otero responde sobre como transformar o lixo e esgoto urbano em biogás

Como transformar lixo e esgoto urbano em energia? Confira a programação

O biogás hoje é a grande solução para a gestão de resíduos e se você faz parte do time dos apaixonados por essa fonte energética e suas possibilidades, que tal participar do 3° Fórum de Biogás e Biometano? As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, e os participantes receberão certificado digital. 

Confira a programação e inscreva-se: 3° Fórum de Biogás e Biometano 

As transmissões serão ao vivo no canal do evento no YouTube (youtube.com/biogasebiometano), e apenas os inscritos receberão link de acesso.

Daiana Gotardo, área de Transmissão de conhecimento do CIBiogás, conta que evento online possibilitará uma discussão prévia sobre temas extremamente importantes relacionados a produção de biogás. Será um meio de complementação do evento presencial que cria oportunidade para discussões ainda maiores.

“A participação do biogás é pequena frente ao seu potencial, a cada ano o número de plantas vêm crescendo no Brasil e com isso a demanda por soluções, fornecedores e profissionais capacitados. Entendo que estamos avançando a cada ano e eventos como o Fórum Sul Brasileiro criam oportunidades de discussão entre várias stakeholders como fornecedores, institutos de pesquisa, universidades entre outros, ação extremamente importante para o desenvolvimento da cadeia do biogás”.

a cada ano o número de plantas vêm crescendo no Brasil e com isso a demanda por soluções, fornecedores e profissionais capacitados.

Realização e Organização do evento

É claro que um evento com tamanha importância está contando com os melhores parceiros do mercado. Esta edição será realizada com o apoio do CIBiogás – Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás; Embrapa Suínos e Aves; UCS – Universidade de Caxias do Sul; e da SBERA – Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial. Todas essas empresas buscam ampliar a rede de apoio para propiciar maior divulgação e participação do setor no 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Contamos com a sua participação!