Para você que é fornecedor da cadeia de biogás ou pesquisador (a), é essencial conhecer em profundidade três coisas: o que é o biogás, a história dele no nosso país e o mapa do biogás no Brasil.

Em artigos anteriores já apresentamos o conceito do biogás e do biometano, descrevemos a história deste ativo energético e, neste texto, iremos falar a respeito do Biogasmap – o mais atualizado mapa do biogás no Brasil! 

O Biogasmap foi lançado em 2016 e até pode ser que você o conheça, mas você já conheceu as novas funcionalidades? Então, para que você que precisa dominar o cenário do biogás com dados seguros e atualizados, acompanhe o conteúdo a seguir. 

O que é o Biogasmap? 

A ferramenta web surgiu com o intuito de reunir os dados sobre as plantas de biogás em operação, manutenção ou reforma no Brasil.  Interativo e seguro, um dos grandes objetivos do Biogasmap é reduzir a assimetria de informações a respeito do biogás no país. Segundo Felipe Marques, diretor de desenvolvimento tecnológico do CIBiogás Até então as informações que nós tínhamos sobre o biogás estava muito mal organizado 

Criado pelo CIBiogás e parceiros (veja abaixo) a plataforma é a primeira do Brasil que possibilita a visualização das unidades de produção e do uso energético de biogás em um mapa dinâmico, público e online. Hoje a ferramenta conta com aperfeiçoamentos que melhoram a experiência dos usuários, como biogasdata, cadastro de novas plantas, download de planilhas e muito mais!  

Com o mapeamento e demais facilidades, é possível analisar a quantidade de plantas, observar a evolução do biogás no Brasil ao longo dos anos e investigar o possível crescimento de determinadas aplicações energéticas no futuro.

Histórico do mapa de biogás no Brasil 

Com o desenvolvimento do biogás no Brasil, essas tecnologias tiveram que cumprir a demanda sobre a matriz energética do país. Desta maneira, os processos que envolvem a cadeia do biogás serão aprimorados cada vez mais.

Nessa categoria, ao longo da história, surgiram locais cada vez mais adaptados para a geração do biogás. Os equipamentos e métodos foram evoluindo até se transformarem em processos mais profissionais e tecnológicos. 

O biogás, hoje, é uma das energias renováveis que mais cresce no Brasil e no mundo, uma fonte capaz de transformar um passivo ambiental em um ativo energético, promovendo uma gestão eficiente e inteligente de resíduos orgânicos. Pode ser utilizado como energia térmica, elétrica e convertido em biometano, o que reduz os impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis. Felizmente o biogás teve um salto no Brasil após políticas que reconheceram os prejuízos que a má gestão dos resíduos orgânicos e urbanos estavam causando.

Mapa do Biogás no Brasil - Granja Colombari

Mapeamento das plantas de biogás no Brasil é essencial para o desenvolvimento da alternativa – (Granja Colombari)

Início da história

A construção do Biogasmap iniciou em 2015 e foi lançado em 2016, a cada ano subsequente houve novas atualizações para aprimorar as funcionalidades e assim permitir cada vez mais acesso às informações sobre as plantas de biogás no Brasil. Felipe Marques, diretor de desenvolvimento tecnológico do CIBiogás contou um pouco sobre os primeiros passos da ferramenta:

“A primeira versão do Biogasmap foi elaborado por pesquisadores do CIBiogás do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com apoio da Embrapa, Probiogás, GIZ e Ministério das Cidades. A partir daí nós pegamos as primeiras informações, cadastramos e disponibilizamos para o público de forma gratuita”.

Em 2019 Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, juntamente com o Governo Federal e a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, viram a necessidade de uma ferramenta para Diagnóstico da expansão da adoção da tecnologia de Tratamento de Dejetos Animais (TDA) no território Brasileiro, iniciativa que deu surgimento ao Mapa dos sistemas de tratamento de dejetos animais do Brasil (TDAH Map). A plataforma também foi desenvolvida em parceria com o CIBiogás.

Estratégias: dados atualizados à favor do setor

Nesta nova versão, a ferramenta conta com diversas melhorias que contribuem no registro de plantas e outras atualizações como a inclusão da Nota Técnica – Panorama do Biogás no Brasil e o Biogasdata. 

“Tratando de mudança de legislação é sempre necessário dados técnicos que comprovam o que estamos dizendo, então se acessamos o Biogasdata, já temos uma série de informações prontas e gráficos que conseguimos construir e ter uma ferramenta que agrupa todos esses tipos de informações é extremamente relevante”. – Rogério Meneghetti , gestor de projetos de energias renováveis da Itaipu

A ferramenta consegue entregar para o setor, informações privilegiadas sobre a evolução do biogás no território brasileiro. São diversas empresas e organizações ativas no setor de biogás e biometano e nada melhor do que integrar esses dados para aumentar a segurança de tudo o que é apresentado no Biogasmap. O objetivo da plataforma é aproximar cada vez mais o cadastro das plantas da realidade da alternativa. Por meio dessas ações, será possível o incentivo de políticas públicas que possam demonstrar a força do biogás como uma fonte de energia diversa e segura.

União a favor do biogás

Para que o Biogasmap fosse desenvolvido foi necessário a junção de várias empresas do setor para disponibilizar as expertises para a junção desses dados. A ferramenta foi criada pelo CIBiogás em parceria com a ABiogás – Associação Brasileira de Biogás, Parque Tecnológico de Itaipu- Brasil, com apoio da Itaipu Binacional, GEF Biogás Brasil e MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

“É importante dizer que o biogás não é uma ferramenta do CIBiogás e dos seus parceiros, mas sim é uma ferramenta de todo o setor de biogás. Todas as frentes que participam da produção de biogás e aproveitamento desse energético podem se beneficiar dos resultados do Biogasmap.” Daiana Gotardo, coordenadora da área de Transmissão de Conhecimento do CIBiogás

A colaboração de todos esses parceiros foi essencial para a construção de um futuro mais sustentável e com uma boa gestão de resíduos no Brasil, visando a geração de energia. 

Biogasmap – o mapa do biogás no Brasil com novas funcionalidades

O Biogasdata permite a consulta de informações relacionadas às principais fontes de substratos utilizadas no Brasil

A plataforma está mais avançada para pesquisa e conta com incrementos úteis à tomadores de decisão: 

  • Filtros por localização, porte, situação, substrato e aplicações energéticas;

Para uma busca ainda mais assertiva, é possível fazer um filtro do modelo de planta que você necessita encontrar. É só ativar o porte, situação, substrato e aplicações que o mapa o direciona para a planta ideal.

  • Relatórios personalizados;

Após filtrar as plantas é possível gerar relatórios personalizados, viabilizando os resultados da pesquisa de forma prática. Os relatórios estão disponíveis nos formatos CSV, Excel e PDF.

  • Baixe a Nota Técnica;

Isso mesmo, agora a Nota Técnica – Panorama do Biogás no Brasil está disponível para download na plataforma do Biogasmap. Assim, fica mais fácil o acesso de todas as informações sobre o biogás nos últimos anos. 

  • Biogasdata;

O Biogasdata veio para facilitar a visualização dos dados! A extensão permite a consulta de informações relacionadas às principais fontes de substratos utilizadas no Brasil. Além disso, também possibilita análises relacionadas às aplicações energéticas do biogás, gerando gráficos incríveis.

  • Cadastro colaborativo de plantas;

Preciamos de você! Colabore com o setor de forma efetiva. Agora o Biogasmap conta com o cadastro de plantas de modo independente, ou seja, qualquer pessoa pode cadastrar plantas de biogás. É rápido e permite uma atualização constante e mais fidedigna a respeito do biogás no Brasil. O CIBiogás é responsável pela checagem da veracidade de informações. 

Quer entender como tudo isso funciona na no Biogasmap? Então, acesse o video tutorial que preparamos para você: https://bit.ly/2YpazBL 

O Mapa do Biogás no Brasil precisa de você! 

Mapa do biogas no Brasil - Registro de plantas

O Biogasmap conta com funções colaborativas

Se você é dono de uma propriedade que produz biogás ou trabalha em uma, cadastre sua planta para colaborar com o mapeamento de plantas ativas no país. Fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e legislações favoráveis ao meio ambiente, assim como aos produtores de biogás. 

“O biogás depende de uma série de fatores inerentes ao território em que ele vai se desenvolver para que as soluções sejam sustentáveis, se enquadrem nos modelos de negócio dos investidores e ajudem a resolver as questões que o território enfrenta no tratamento de resíduos e saneamento ambiental. Ferramentas como o Biogasmap que trazem uma visão espacial validada e com informações eles permitem que o processo de tomada de decisão seja efetivo”. – Bruno Casagranda, Especialista em Gestão de Projetos – UNIDO / GEF

Para os pesquisadores, a ferramenta conta com dados minuciosos sobre cada planta, facilitando o exploração das aplicações energéticas e regiões com grandes concentrações.

“A política pública efetiva só pode ser construída quando se conhece a realidade e acho que o Biogasmap, de fato, mostra essa realidade” Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás

Para manter essa base de dados sempre atualizada, nós precisamos entrar em contato com os fornecedores de biogás e biometano para que eles nos informem sobre a quantidade de plantas que estão operando e com essa alternativa, desta maneira será possível simplificar este processo que só adiciona na cadeia do biogás.

“Felizmente dentro do setor do biogás nós temos uma comunidade muito colaborativa. Diversas instituições e empresas do setor privado, nos apoiam em conseguir esses dados pra manter essa base de dados atualizada”. Felipe Marques

O cadastro de plantas pode ser feito por produtores rurais, fornecedores de equipamentos, operadores de unidades, aterros sanitários, centrais de bioenergia, gestores públicos e cooperativas.

Biogasmap

O Biogasmap pretende modificar o setor do biogás de modo positivo e eficaz. Assim, será uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de biogás no Brasil. Quer ficar por dentro de todos esses dados? Então, acesse o Biogasmap, o mapa do biogás no Brasil: https://mapbiogas.cibiogas.org/