O QUE É BIOMETANO? APOSTE NO FUTURO DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Blog do Cibiogas

O que é o Biometano?  

Biometano é o futuro da mobilidade sustentável! Isso você pode apostar e para te convencer do que estamos afirmando, primeiro vamos explicar o que ele é. Pois bem, o biogás e a mobilidade são dois temas que vem se encontrando faz um tempo. Isso porque o biometano, produto derivado do biogás, é capaz de pôr em movimento automóveis, ônibus e até tratores. Ele pode pôr todo e qualquer veículo que necessite de combustão para se locomover, entretanto, a diferença é que o biometano é um combustível sustentável. 

O combustível verde

Antes de você compreender de fato o biometano,  é preciso compreender o que é o biogás. Com a necessidade de diversificação da matriz energética brasileira, o biogás tornou-se uma fonte alternativa que foi incentivada para suprir essa demanda. Isso devido o aumento do custo da energia elétrica no Brasil. Essa geração de energia parte da gestão de resíduos feita por meio da criação de animais, propriedades rurais ou que são produzidos nas cidades – chamados de Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs). Essas ações transformam um passivo ambiental em um ativo energético, o que diminui os custos de energia e os impactos negativos no meio ambiente. Devido a esse processo, o biogás também pôde dar abertura a mais uma alternativa sustentável: O biometano. Este biocombustível verde, que surge através do biogás pode ser convertido para uso a partir do processamento de produtos, resíduos orgânicos e também de aterros e esgoto. Desta forma, descobrimos o que é o biometano e como sua proposta vem se desenvolvendo em prol de cidades mais limpas. Sobretudo reduzindo custos em diversos âmbitos, e assim, movimentando uma economia mais sustentável. 

Biometano, a grande aposta da mobilidade sustentável para cidades inteligentes

Com os grandes índices de poluição do ar devido a alta emissão dióxido de carbono, considerado um Gase de Efeito Estufa (GEE), liberado pelo excessivo tráfego de veículo movidos à gasolina,diesel e o gás natural veicular, que são combustíveis fósseis (derivados do petróleo). o biometano é uma solução viável capaz de minimizar este problema. Feito a partir da conversão do biogás, este biocombustível gasoso com grande quantidade de metano em sua composição, tem inúmeros benefícios em comparação com o combustível fóssil, veja: 

  • É uma solução inteligente para gestão de resíduos orgânicos;
  • Pode ser produzido localmente, o que reduz grandes extensões de construção de linhas de gasodutos;
  • Evita a poluição pelo dióxido de carbono, minimizando os efeitos dos gases de efeito estufa;
  • Tem custo justo para o consumo da energia; 
  • De acordo com a resolução da 08/2015 da Associação Natural de Petróleo (ANP)a comercialização do biometano é permitida para uso de gás veicular (GNV) e para instalações residenciais destinado ao uso de gás veicular (GNV) e às instalações residenciais e comerciais;
  • Fomenta uma economia mais sustentável; 
  • Melhora a qualidade de vida por reduzir o lançamento de metano na atmosfera, reduzindo os impactos no avanço do aquecimento global;

Potencial brasileiro de produção de biometano 

O território brasileiro é favorável para a produção de biogás, e portanto, de biometano. Com isso, o Panorama de Tecnologias Aplicadas no Agronegócio de Biogás e Biometano, estudo disponibilizado pelo CIBiogás, trouxe alguns dados sobre as unidades de produção. A publicação apresenta que 60% dessas unidades localizam-se em propriedades rurais, mostrando o desempenho da atividade de produção de proteína animal que são realizadas via digestão anaeróbia. De acordo com o Panorama do Biogás no Brasil, o estudo desenvolvido pela ABiogás mostrou em 2018 que o Brasil é o maior potencial de produção de biogás do planeta com aproximadamente 84,6 bilhões de metros cúbicos/ano. Nestes números, a produção de biometano é a aplicação energética principal em seis cidades brasileiras, sendo elas: São Pedro da Aldeia – RJ, Patos de Minas – MG, Foz do Iguaçu – PR, Fortaleza – CE, Concórdia – SC, Franca – SP.O estudo também transcorre sobre as experiências envolvendo o biogás no sul do Brasil, onde há aproximadamente 36% de plantas em operação ou reforma. O número representa 3% do total de biogás produzido no país. Entre os substratos estudados, a implantação atingiu 114 unidades produtivas que concentram aplicações relacionadas ao aproveitamento térmico, elétrico ou biometano. Confira no gráfico abaixo.

Panorama de tecnologias aplicadas no agronegócio de biogás e biometano
Panorama de tecnologias aplicadas no agronegócio de biogás e biometano mostra as plantas visitadas por estado

Biometano e os resíduos sólidos urbanos

Os municípios médios e grandes, com aterros sanitários, podem partir para esta estratégia para produzir o próprio combustível. De acordo com a Abiogás, em 2018 cerca de 91% dos resíduos sólidos urbano (RSU) gerado no Brasil foi coletado, sendo que apenas 59% teve a destinação que permite o recolhimento do biogás, já que a maioria dos aterros sanitários queimou a céu aberto o biogás captado, número que poderia ser convertido em em 7.230 GWh de eletricidade ou biometano suficiente para substituir mais de 2 milhões de litros de diesel. Os números surpreendem. Para se ter uma ideia, o potencial de biometano do país neste mesmo ano, chegou a 2,1 bilhões de Nm³/ano. 
Felipe Marques, Diretor de Desenvolvimento tecnológico do CIBiogás, conta que o biometano deve ser muito utilizado para substituir o diesel nos próximos anos:

“Hoje, se pegássemos todo o biogás produzido e usássemos para produzir biometano e para substituir diesel, 70% do diesel consumido no Brasil poderia ser substituído por biometano. Isso tem um impacto bastante grande na tendência no país, que visa aumentar as aplicações com gás, e o biogás entra em determinadas regiões com uma competitividade bastante alta.”

Projetos para o bicombustível

Mas quantas plantas de biogás no Brasil são capazes de converter o biometano? O Biogasmap responde. A ferramenta web possibilita a visualização das unidades de produção e do uso energético de biogás para a geração de energia elétrica, calor, mecânica e produção de biometano.Até 2019 as plantas em operação no Brasil, foram responsáveis por uma produção de 1,3 bi Nm3 de biogás por ano. De acordo com a Nota Técnica divulgada este ano, as plantas de pequeno porte representam 78% das unidades em operação. 
Impossível falarmos de biometano e deixarmos de citar a ITAIPU Binacional com o nosso case da UD ITAIPU, que é o Posto de Biometano localizado no complexo da ITAIPU em Foz do Iguaçu – PR.  O projeto iniciou suas atividades em 2017 e contempla o tratamento local de resíduos orgânicos produzidos nos restaurantes da usina e que são convertidos em biocombustível para a frota de veículos e biofertilizantes para a recuperação de áreas degradadas.

O biometano movimenta 40 veículos da frota do complexo Itaipu.
Frota movida à biometano dentro do complexo Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu – PR

No mesmo ano da sua instituição, a alternativa chegou a reduzir em 3% o consumo de combustíveis fósseis do complexo. Atualmente, 40 veículos são abastecidos pela unidade. 

Resultados de produção: 

  • 450 kg/dia tratados de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO); 
  • 150 m³/dia produzido de biogás;
  • 70 m³/dia produzido de biometano;
  • 5 veículos abastecidos por dia com o biometano produzido;

RenovaBio: oportunidade para o avanço do Biometano

Em 2017, o RenovaBio, Política Nacional de Biocombustíveis instituída pela Lei nº 13.576/2017, viu uma oportunidade para expandir esta alternativa no Brasil visando a sustentabilidade ambiental. Além de vantagens econômicas e sociais com a oportunidade de pluralização do biometano no mercado nacional. Iniciativas como essa devem ser incentivadas para promover o desenvolvimento do biogás, que surge a partir da gestão de resíduos.  A principal ferramenta para a RenovaBio cumprir essa política, é o estabelecimento de metas anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, assim será possível incentivar essa alternativa na matriz energética de transporte do Brasil. 

“O biometano representa para a economia brasileira uma ótima estratégia para a sustentabilidade do país. Especialmente para o agronegócio ele significa um crescimento sustentável e uma base do serviço ambiental forte e de maior autonomia dos negócios em relação ao combustível.” conta Felipe.

Biometano – Desafios e Oportunidades 

As oportunidades para o biometano são desafiadoras. Com a atenção do Governo Federal, às novas políticas para aumentar a procura de alternativas mais agradáveis ao meio ambiente são estimuladas. Desde o lançamento do “Novo Mercado de gás” em meados de 2019, o biometano está em constante discussão juntamente com o gás natural. O programa visa a democratização do gás no Brasil sem a participação efetiva da Petrobrás. Como o biometano é um composto análogo ao gás natural, é justo que as suas possibilidades também sejam exploradas, uma vez que o biometano é regulamentado pela Resolução ANP n°8/2015 e da Resolução ANP n° 685/2017. Aguardamos o desenvolvimento deste cenário, a fim de progredir perante ao crescimento econômico, natural e sustentável por meio do biogás. Quer aprender mais sobre este assunto? Então que tal se inscrever em um curso sobre o biometano? O CIBiogás conta com uma plataforma online para você aprofundar seus conhecimentos sobre as oportunidades do biogás e se capacitar cada vez mais.

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,