CIBiogás realiza Assembleia Geral Ordinária e valoriza a importância da parceria entre os participantes
Blog do Cibiogas

Aprovação de contas de 2021, apresentação de novos associados e expectativas para o próximo ciclo, foram os principais tópicos da reunião

Na quarta-feira (20), o CIBiogás realizou  a Assembleia Geral Ordinária, onde foi apresentado o resultado referente ao ano de 2021. 

O encontro também apresentou os novos associados mantenedores do CIBiogás. São eles: Aggreko, Ultragaz, Ecogen e Albioma. Dentro das categorias associativas, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) também atualizou a categoria, sendo agora, mais um membro fundador mantenedor do Centro. 

Novos associados 

Como associados mantenedores do Centro, as instituições pretendem colaborar com o ecossistema que já enfatiza a sustentabilidade como o seu foco de atuação.

A Ecogen é referência no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de soluções em eficiência energética e pretende promover outras iniciativas integradas em energia que sejam economicamente viáveis e claro, ambientalmente responsáveis. 

Lucas Shimizu, Gerente de Inteligência de Mercado e Planejamento da Ecogen, diz que o Brasil tem em seu DNA a busca contínua por novas maneiras de agregar valor aos nossos clientes, explorando novas tecnologias e soluções financeiramente viáveis e sustentáveis. 

Foi com isto em mente que a empresa definiu em seu último planejamento estratégico a ambição de tornar-se referência em soluções à biogás. Neste sentido, então, acreditamos muito que a parceria com a CIBiogás será fundamental para atingirmos esta meta e para, juntos, fomentarmos este tipo de solução energética no Brasil. afirma. 

A Albioma, por sua vez, desenvolve há mais de 30 anos, tecnologias para desenvolver o setor sucroenergético. A empresa assegura a estabilidade das redes de energia elétrica nos departamentos ultramarinos, áreas isoladas de produção de energia continental.

Laís Soares, Coordenadora de Biogás na Albioma, comenta que é com grande otimismo que a instituição celebra a parceria com o CIBiogás. 

A Albioma é uma produtora independente de energia e, atualmente, estamos em fase de implementação de um reator para a produção de biogás a partir de vinhaça de cana-de-açúcar junto a Usina Otávio Lage em Goianésia, GO. Esperamos que o CIBiogás possa nos auxiliar nesta empreitada tão relevante no cenário energético do país, possibilitando o acesso a novos conhecimentos tecnológicos, mediando potenciais parcerias, bem como auxiliando-nos na divulgação das tecnologias por nós desenvolvidas  para a produção de energia renováveis.

Relatório de Atividades

O Relatório Anual de atividades, parte da prestação de contas de 2021, com  dados internos e externos, foi uma das pautas relevantes da assembleia realizada pelo CIBiogás, . O documento recolhe os principais dados de 2021 e expõe o avanço a partir de figuras e indicadores com os resultados de cada área e ação, além dos apontamentos referentes ao Planejamento Estratégico da instituição. 

Confira o documento: https://cibiogas.org/wp-content/uploads/2022/04/Relatorio-Atividades-2021.pdf 

CIBiogás realiza Assembleia Geral: Fortalecimento da cadeia

Dentre as demais pautas, a diretoria se posicionou frente às oportunidades do mercado de biogás, reforçando a importância da junção entre os participantes da assembleia na promoção das energias renováveis focadas em biogás e suas tecnologias. 

Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás, afirma que a união entre os associados e parceiros do Centro faz toda a diferença na tomada de decisões, não só do CIBiogás, mas de todos os envolvidos na cadeia, visto que, ao longo dos anos a alternativa só está crescendo e demonstra uma força dentro do setor sustentável. Só em 2021, mais de 100 plantas foram cadastradas, revela o novo Panorama do Biogás. 

Com o novo Panorama do Biogás, vimos que o biogás está em uma grande crescente nos últimos anos, junto a isso, reforço que o Planejamento Estratégico do CIBiogás visa fortalecer a competitividade no mercado, a fim de incentivar o avanço tecnológico dos nossos associados e outros parceiros de forma efetiva. Ano que vem, espero que os resultados sejam ainda melhores, e o nosso posicionamento prevaleça dentro desses ideais. Acredito que juntos, vamos conseguir ainda mais!

Márcio Bortolini, presidente do Conselho de Administração do CIBiogás, expõe a honra em participar do encontro, e deixa evidente o progresso da estratégia do CIBiogás. 

Ficamos felizes em ver a estratégia do CIBiogás se tornando realidade. Ao trazer para a instituição associados de renome, verdadeiros protagonistas do sistema brasileiro de bioenergia, percebemos que o Centro se consolida como instituição de referência nacional no desenvolvimento do mercado de Biogás. Isso também faz parte da estratégia da Itaipu para o tema, que basicamente é impulsionar o setor de geração de energia limpa e renovável, e no caso do CiBiogás gerando um impacto positivo para o meio ambiente.

Para conferir novos dados e saber mais sobre o desenvolvimento do biogás e biometano no Brasil, acesse o Panorama do Biogás no Brasil em 2021 e leia as informações atualizadas sobre o setor em um só documento.

Baixe o Panorama do Biogás no Brasil em 2021: https://cibiogas.org/wp-content/uploads/2022/04/NT-PANORAMA-DO-BIOGAS-NO-BRASIL-2021.pdf

Tags: , , ,