RETROSPECTIVA DO BIOGÁS: RELEMBRE OS 5 MELHORES CONTEÚDOS DO BLOG
Blog do Cibiogas

Em 2020, o Blog do Biogás chegou com tudo. Exploramos diversos temas relacionados ao setor na intenção de democratizar as informações sobre o setor, e hoje trouxemos uma retrospectiva do blog do biogás para você conferir os textos mais populares do ano. 

Apesar de 2020 não ter sido fácil em diversos aspectos, a equipe do CIBiogás se desdobrou para continuar contribuindo com o biogás em home office. Com o Covid-19, grande parte da equipe teve que se organizar em casa para evitar a transmissão do vírus. 

Porém, mesmo com esse novo desafio pela frente, o time do CIBiogás executou com excelência todas as atividades que lhe foram propostas. E com isso, destacamos o Blog do Biogás, que apenas alavancou os seus conteúdos este ano, criando um vínculo com os leitores e amantes do biogás por aí. Por isso, queremos relembrar os conteúdos que fizeram mais “sucesso” por aqui e que trazem o biogás como uma fonte renovável que pode mudar o futuro do planeta. Vem conferir. 

Era janeiro e nós já estávamos de olho no que o setor do biogás estaria nos reservando ao decorrer do ano. As perspectivas eram altas, e muitas se concretizaram. No primeiro e mais acessado texto do ano, compilamos a história do biogás no mundo e principalmente no Brasil. E como o CIBiogás é um dos principais Centros que acolhem o conceito da alternativa como uma proposta otimista para o futuro no país. Felizmente hoje, podemos incluir este material na retrospectiva do blog no biogás.

#1 Biogás no Brasil: História e Perspectiva de Futuro

retrospectiva do blog do biogás
Cronologia demonstra o avanço do biogás no Brasil.

Ao longo do conteúdo, descobrimos diversas curiosidades que a história nos guardava, como a descoberta do biogás. “O Biogás surge por volta de 1600, quando foi identificado a existência de uma substância inflamável desconhecida em regiões de pântano, que mais para frente resultaria na descoberta da decomposição de matéria orgânica. Ele foi descoberto pelo cientista Thomas Shirley em 1667, no Reino Unido.” 

Já no Brasil, um dos fatos que destacamos é o primeiro biodigestor do país, localizado até então em Brasília, na Granja do Torto, moradia de alguns presidentes do Brasil. A partir do século 21, o Governo Federal e empresas privadas começaram a dar mais atenção para o biogás. A ação que impulsionou o desenvolvimento do biogás na América do Sul, voltou os olhares dos investidores e agentes do meio para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa. 

Entre 2008 e 2013, foi o tempo para que o CIBiogás se tornasse o que é hoje: o Centro Internacional de Energias Renováveis. Em 2008 foi assinado o Memorando de Entendimento entre UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) juntamente com a Itaipu Binacional e a Eletrobrás para fomentar as energias renováveis. Dentro desses 5 anos, muita coisa aconteceu, mas só em 2013, o Centro deixou projeto da ER.GB e se tornava CIBiogás.  

Sobre o futuro, no início do ano foi lançado o ‘e-Book Energias Renováveis: 2020 e as principais tendências de avanço do biogás no Brasil’ material que contemplou as principais tendências de avanço do biogás no Brasil e aborda diversos projetos que serão (ou foram) lançados e o que está em alta no mercado, desde veículos movidos a biometano até novos modelos de negócio para comercialização de biogás. Quer saber se as perspectivas foram concretizadas? Então baixe o material: https://bit.ly/2TPfACa 

#2 Avanços com Biometano e outras novidades em 2020

retrospectiva do blog do biogás
Os carros elétricos crescem cada vez mais em países desenvolvidos.

O biometano também foi uma das grandes apostas desse ano, e neste conteúdo, exploramos as oportunidades que essa fonte de combustível proveniente do biogás poderia abrir. No texto, nos deparamos com o aumento da produção do biogás, com um avanço de 40% em relação ao ano anterior e o biometano continua sendo um dos protagonistas do ano, afinal, grandes marcas estão investindo no desenvolvimento de veículos que apenas aceitam o abastecimento sustentável. Assim como presenciamos no teste do ônibus movido a biometano promovido pela Scania em todo o país. 

Passamos também pela Lei da RenovaBio, Política Nacional de Biocombustíveis. Seu objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, fundamentada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado. E a nova fase da RenovaBio vem para ampliar a sustentabilidade dos projetos de Biometano de grande porte. 

Dentre as possibilidades no meio rural, o tópico de biometano no mundo, dentre os projetos de pesquisa e desenvolvimento entre outros fatores, destacamos que os carros elétricos cresce cada vez mais em países desenvolvidos que sustentam a matriz elétrica sustentável e que o desenvolvimento nas áreas de P&D da ANEEL que iniciaram este ano trouxeram diversos projetos que impulsionam a busca de inovações para o setor de energia elétrica. Um deles é o projeto que irá desenvolver a modelagem de Negócios para a Geração Distribuída que se baseia na promoção de interesses entre concessionárias de energia e os clientes geradores de energia por meio de alternativas sustentáveis, como a solar e a biomassa. 

O conteúdo ainda passeia por diversos assuntos relevantes relacionados ao biometano, só ir lá conferir. 

#3 O que são biodigestores e como gerar biogás? 

Biodigestor CSTR localizado na UD Itaipu, Foz do Iguaçu – PR.

E após tantas expectativas para o biogás no ano de 2020, trouxemos à discussão como produzir biogás. Ainda há muitas dúvidas de quem não participa do ramo sobre como acontece a produção dessa alternativa e nesse conteúdo, revelamos passo a passo a digestão anaeróbia a partir do trabalho dos biodigestores, equipamento responsável pelo processo. 

Sendo assim, o principal equipamento para o tratamento anaeróbio de resíduos é o biodigestor. De variados modelos, ele deve suprir as necessidades para a transformação do resíduo orgânico em biogás. 

É comum visitarmos plantas de biogás no meio rural e nos depararmos com um espaço no terreno coberto por lona. Usa-se essa lona flexível para promover a digestão anaeróbia e também para armazenar os gases. Mas nem todos os modelos são flexíveis, alguns fatores são determinantes, como o tipo de alimentação, frequência, a origem e o volume de resíduos e tecnologias à disposição. 

Então de modo geral, os biodigestores são equipamentos caracterizados pelo regime de alimentação, forma de alimentação, concentração de sólidos no reator e sistema de agitação.

Cada modelo terá características específicas para que a transformação do resíduo em biogás seja a correta, dentre os modelos, temos os principais que atuam de modo diferente e de acordo com as exigências de cada planta: 

1 – Biodigestor Lagoa Coberta (BLC) 

2 – Biodigestor CSTR Continuous Stirred Tank Reactor , ou Tanque de Agitação Contínua

3 – Biodigestor em fase sólida (dry digestion)

Quer saber o que cada biodigestor faz? Confira o conteúdo completo. 

#4 Gás Natural e o novo mercado de gás 

retrospectiva do blog do biogás.
O gás natural pode ou não ser associado ao petróleo.

E o gás natural também é um dos destaques deste ano. O tema até foi foco de um dos nossos webinars e claro, incluímos o conteúdo na retrospectiva do Blog do Biogás.

Neste texto, exploramos o gás natural e suas propriedades, além do avanço da fonte no Brasil e nos investimentos voltados a novos modelos de negócios com o biogás no país, uma vez que empresas privadas e o Governo Federal estão começando a dar mais atenção para o gás natural. 

O gás natural é um combustível fóssil encontrado na natureza. Uma das  dúvidas que surgem é se o gás natural e o biogás são a mesma coisa e aqui está a resposta: “Eles não podem ser considerados a “mesma coisa”, entretanto ambos têm alto poder calorífico e podem ser utilizados com a mesma finalidade: geração de energia térmica e veicular. Portanto o biogás é uma fonte de energia renovável mais limpa que o gás natural.” 

Já o biometano tem um papel diferente nesse meio, sendo análogo ao gás natural.Falamos também sobre o programa “Gás para Crescer”, quando o Brasil começou a despertar para o uso dessa alternativa. Na ocasião, os programas tinham como objetivo o lançamento de uma oportunidade para um novo mercado de gás natural com a minimização da Petrobrás no cenário. Além de muitos outros assuntos que descrevem todo esse cenário do gás natural e o seu desenvolvimento no Brasil. Vem conferir. 

#5Mapa do Biogás no Brasil? Conheça as atualizações do BiogasMap

retrospectiva do blog do biogás
O Biogasmap foi lançado em 2016 e atualizado em 2020 com novas funcionalidades.

Ficou sabendo da atualização do Biogasmap? Pois é, fizemos um conteúdo inteiro só sobre isso e explicamos tudo o que essa nova versão traz. 

O Biogasmap existe desde 2016. A ferramenta web surgiu com o intuito de reunir os dados sobre as plantas de biogás em operação, manutenção ou reforma no Brasil.  Interativo e seguro, um dos grandes objetivos do Biogasmap é alinhar as informações a respeito do biogás no país. 

Criado pelo CIBiogás e parceiros a plataforma é a primeira do Brasil que possibilita a visualização das unidades de produção e do uso energético de biogás em um mapa dinâmico, público e online. Hoje a ferramenta conta com aperfeiçoamentos que melhoram a experiência dos usuários, como o biogasdata, cadastro de novas plantas, download de planilhas e muito mais!  

Com o mapeamento e demais facilidades, é possível analisar a quantidade de plantas, observar a evolução do biogás no Brasil ao longo dos anos. Além de ser possível a investigação da evolução de determinadas aplicações energéticas no futuro.

Quer dar uma nova olhada no Biogasmap? Só clicar no link: https://mapbiogas.cibiogas.org/ 

Olhando para trás podemos dizer que o trabalho árduo pode trazer ótimos resultados. Agradecemos o feedback e acompanhamento de todos durante 2020. Que 2021 seja ainda mais próspero. Boas festas #FiqueEmCasa. 

Retrospectiva do Blog do Biogás

Curtiu a retrospectiva do Blog do Biogás e quer ficar por dentro de todas as novidades do setor? Assine a nossa newsletter https://cibiogas.org/cibiogas-na-midia/ e confira o nosso Instagram @cibiogasoficial.

Tags: