Por que investir em biometano é a próxima grande jogada para a sua empresa
Blog do Cibiogas

O biometano está se tornando protagonista do movimento de incentivo a uma economia “verde”. E não faltam motivos para mostrar por que investir em biometano é a próxima grande jogada para as empresas. 

O combustível renovável derivado da purificação do biogás ajuda a reduzir as emissões de dióxido de carbono e metano, além de contribuir para uma melhor gestão de resíduos orgânicos, desviando-os de aterros sanitários. Alguns resíduos importantes na conversão de biogás são o esterco e a carcaça animal; resíduos agrícolas como cana de açúcar, café, soja e milho; resíduos sólidos orgânicos e resíduos sólidos urbanos.

Outra vantagem do biometano é que ele pode ser produzido localmente, gerando impacto positivo para a comunidade, com geração de renda e preservação do meio ambiente.

Dessa forma, as plantas de biometano podem viabilizar diferentes modelos de negócios, com flexibilidade para estruturação de projetos que se inserem na cadeia de valor do empreendedor ou por meio de parcerias. 

Produtores rurais, empresários do agronegócio, empresas do setor de energia, indústrias e agentes financeiros também têm aumentado os investimentos em biogás e biometano, diversificando suas operações.

Segundo a consultoria McKinsey, o valor do mercado brasileiro de biometano pode atingir US$ 15 bilhões até 2040, aproveitando resíduos e subprodutos das indústrias de suinocultura, cana-de-açúcar, pecuária e gado leiteiro, além de lixo e esgoto urbano. 

Os projetos de biogás e de biometano ainda podem gerar créditos de carbono e de metano, atendendo aos requisitos de adicionalidade, confiabilidade, temporalidade e rastreabilidade, gerando benefícios adicionais sociais e ambientais.

Potencial de produção de biometano

De acordo com a mais recente edição do Panorama do Biogás no Brasil, a produção de biogás chegou a 2,8 bilhões de metros cúbicos em 2021, um acréscimo de 21,3% em relação a 2020, e a expectativa é que o volume continue crescendo.

E o biometano tem enorme potencial. A publicação indica que unidades que possuem sistema de purificação de biogás com geração de biometano para autoconsumo ou comercialização somavam 10 plantas, o equivalente a apenas 1% do total nacional. Entretanto, em termos de volume, tais plantas correspondiam a 23% do volume total de biogás produzido em 2021.

Incentivos à cadeia de biogás e biometano

Um dos motivos para o otimismo são as políticas públicas que auxiliam no desenvolvimento e no incentivo a novas plantas e soluções para a cadeia do biogás e biometano. 

O CIBiogás participou de debates e liderou discussões acerca da legislação, que geraram o código tributário com subsídios para a geração de energia renovável em Minas Gerais; marcos legais do biogás no Paraná e Santa Catarina; programa RenovaBio; e a política estadual de gás natural renovável do Rio de Janeiro, entre outros.

O Programa Paraná Energia Rural Renovável, o Renova-PR, por exemplo, apoia desde 2020 a geração distribuída de energia elétrica por fontes renováveis de geração de biogás e biometano em unidades produtivas rurais.

O CIBiogás participou, em conjunto com a ABiogás, nos debates sobre o Departamento de Descarbonização e Finanças Verdes (MDIC) – que tem entre seus objetivos propor, implementar e avaliar as políticas de fomento e de preparação dos setores produtivos voltadas para o processo de transição energética e de mudança para uma economia de baixo carbono – e o Marco Legal da MMGD (Micro e Minigeração Distribuída) – Comissão de Minas e Energia, que traz segurança jurídica ao setor. 

E as boas notícias não param. Em junho de 2023, o governo do Mato Grosso aprovou a inclusão do biogás e do biometano no Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial de Mato Grosso), fazendo com que indústrias que produzem os biocombustíveis passem a ser beneficiadas com incentivos fiscais de 85% em operações internas e 90% em operações interestaduais.

Com as políticas públicas, aliadas a iniciativas privadas, para auxiliar o investimento de novas plantas de biogás no Brasil – facilitando a obtenção de equipamentos e impulsionando desenvolvimento tecnológico que permita o uso do biometano –, o setor deve ganhar novos estímulos. São ações que comprovam que investir em biometano é a próxima grande jogada para empresas.