DESEJA ESTUDAR BIOGÁS? 6 MOTIVOS PARA INGRESSAR NESTE SETOR
Blog do Cibiogas

Demorou mas chegou, o ano novo já está em atividade e nós vamos te apresentar 6 motivos para estudar biogás em 2021. 

Por mais que possa parecer complicado estudar biogás, acredite… a realidade é diferente! 

O biogás faz parte de um dos setores que mais cresce no mundo: o das energias renováveis. Ele surge como uma alternativa sustentável e inteligente, seja no campo ou nas cidades. 

Segundo a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), o ramo representou cerca de 11,5 milhões de empregos em todo o mundo em 2019, de acordo com o relatório divulgado em 2020. Os números surpreendem e revelam um futuro mais estável em relação ao uso das energias renováveis no Brasil e no mundo. 

E devido a esse crescimento, o mercado precisa de profissionais que atendam as demandas que se atualizam a todo momento. Portanto, para você que deseja aprimorar os seus conhecimentos no ramo do biogás, nada como investir nos estudos sobre essa fonte de energia. Desta forma, será possível se tornar um agente qualificado e contribuir com a expansão da alternativa. 

Estudar biogás não é difícil, mas sim desafiador! Para simplificar este processo, te apresentamos aqui 6 motivos para você estudar biogás em 2021!  

1 – Estudar Biogás: um oceano azul a ser explorado

Turma de um dos treinamentos do CIBiogás realizado em 2020 antes da pandemia do Covid-19

O biogás é um oceano azul a ser explorado. A argumentação é longa, mas para resumir podemos pensar o seguinte: ele oferece a solução para tratamento de resíduos orgânicos, tanto da área rural, quanto em centros urbanos. Seja em granjas, aterros sanitários, indústrias, agroindústrias, estações de tratamento de esgoto… é fato que o biogás é a fonte energética do futuro. Onde houver seres humanos, há possibilidade de produção de biogás. 

De acordo com um dado divulgado em 2018 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a participação do biogás na Oferta Interna de Energia é de 0,09%. Porém em 2010 o dado revelava apenas 0,01% na mesma oferta. 

Ele é versátil e pode ser transformado em energia elétrica, térmica e veicular. Existem estudos na Europa (Finlândia) que o biogás é utilizado até para produção de bioplástico. 

Ou seja, tudo isso para você compreender que: as demandas de biogás irão aumentar. O CIBiogás vem cumprindo o papel no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia. Entretanto ainda há muito o que estudar e por isso enxergamos que precisamos de mão-de-obra qualificada para desbravar esse oceano azul chamado biogás. 

2 – O combustível do futuro presente

Carro movido a biometano abastecido pela UD Itaipu localizado no complexo da Itaipu Binacional.

Dado as grandes atuações do biogás, o biometano também se sobressai, sendo uma das opções para a troca dos combustíveis fósseis e minimização da poluição vinda dos automóveis. Isso acontece porque o biometano nada mais é que um produto que resulta do refino do biogás, utilizado como biocombustível para automóveis com adaptação para GNV (Gás Natural Veicular). 

Essa conversão aumenta ainda mais a popularidade do biogás como uma fonte plural e representativa, capaz de modernizar a matriz energética do Brasil nos próximos anos a partir do aumento de competitividade e metas de redução de emissões que impulsionam a cadeia das energias renováveis.

A produção de biometano é suficiente para substituir 70% do consumo nacional de Diesel. O aumento da participação do biometano está diretamente ligado ao aumento do consumo de gás natural, pois há complementaridade. Um caminhão a gás não pode ir ao interior, pois não há como abastecer para retornar. Com o biometano, isso é possível, viável e amplia a competitividade no setor do agronegócio e transportes, de extrema importância para o país.  

3 – A aposta das agências reguladores para com o biogás 

O que é Aneel? Entenda qual a função desse órgão
Fachada da Agência Nacional de Energia Elétrica

As agências responsáveis por regularizar a alternativa renovável no país estão cada vez mais atentas às propostas levantadas pelo uso do biogás no Brasil, isso acontece devido ao aumento principalmente matriz energética, fazendo com que o biogás alcance cada vez mais pessoas e gere ainda mais oportunidades para as instituições interessadas nos seus atributos, para isso, a regulamentação da fonte é mais do que necessária para a democratização do biogás no país, a fim de contribuir de forma efetiva e legal com toda a demanda energética do Brasil.

Há grandes chances de termos um aumento significativo na representatividade do biogás e biometano na matriz energética brasileira nos próximos anos. A diversidade de aplicações, o aumento de competitividade e as metas de redução de emissões impulsionam a cadeia. Um ponto muito importante é o desenvolvimento de rotas tecnológicas e modelos de negócios nacionais, o que aproxima empresas estrangeiras e desenvolve fornecedores nacionais. Já a energia elétrica, encontra no biogás uma estratégia de produção descentralizada que, conectada com estratégias de micro grids e smart grids, possuem valor estratégico muito relevante para o desenvolvimento regional. 

4 – Estudar biogás: Um dos setores que mais cresce no mundo

Produção de porcos localizados na Granja São Pedro Colombari

Já te convencemos a estudar biogás? Bom, aqui temos mais alguns dados que podem contribuir para você adentrar ou se aperfeiçoar no mercado do biogás / energias renováveis. 

A IRENA também chegou a afirmar que estão fazendo outros investimentos a fim de conseguir um caminho para a segurança climática no mundo. Em uma publicação do site Portal Solar, segundo a empresa IRENA, “ o investimento em energias renováveis precisa ser responsável pela geração de mais da metade (57%) da eletricidade em todo o mundo até o final da década em relação aos 26% atuais.” E para isso, é necessário, redirecionar parte dos parte dos US$ 10 trilhões destinados a projetos de combustíveis fósseis e investi-los em energia verde.

De acordo com dados da Bloomberg NEF (BNEF) uma das empresas protagonistas no setor da energia renovável, ao redor do globo já houve US $282,2 bilhões em nova capacidade de fontes de energias renováveis em 2019, resultando em 1% de crescimento comparado a 2018. No Brasil, os números só crescem, sendo o país que liderou a América Latina nesses investimentos, tendo US $6,5 bilhões em 2019, uma alta de 74% em relação ao ano anterior. Porém, neste mesmo cenário, outros países não se saíram tão bem assim, como a China, que apesar de estar sempre à frente no mercado, em 2019 os investimentos baixaram 8% em relação a 2018 e isso não havia acontecido desde 2013. 

5 – Grande potencial Brasileiro e os objetivos de desenvolvimento sustentável 

Nos últimos dois anos, o biogás cresceu cerca de 30% no Brasil. O país com grande potencial de produção da fonte, se destaca pelo agronegócio, grandes centros urbanos, produção da agroindústria e a falta de tratamento adequado de todos os tipos de rejeitos. O ambiente para investimento em projetos de biogás no Brasil vêm se aprimorando ano a ano, em boa velocidade. Em termos de tecnologias e fornecedores, o país possui condições de atender as demandas de mercado, seja por empresas brasileiras ou estrangeiras com atuação no país. Alguns pontos são importantes para a expansão do mercado, os principais são assimetria de informação, ambiente regulatório e modelos de negócios. Além disso, o biogás atende 8 dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, sendo eles: 

  • Água limpa e saneamento 
  • Energia acessível e limpa
  •  Indústria e inovação
  • Cidades sustentáveis
  • Produção responsável
  • Proteção climática
  • Vida terrestre
  • Parcerias em prol das metas

Atributos do biogás

E seus atributos servem para garantir uma instalação sustentável, segura e estável, podendo ser produzido até mesmo em lugares remotos: 

  • Despachabilidade;
  • Armazenamento;
  • Atendimento no horário de ponta;
  • Não intermitente.

Com isso, afirmamos que o biogás é a fonte de energia e calor da vez, capaz de gerar lucratividade para os agricultores, empregabilidade no setor e inovação no quesito ‘soluções energéticas” com a alternativa que reduz significativamente os efeitos dos Gases de Efeito Estufa (GEE), tão prejudicial para a saúde do ser humano e para o meio ambiente. Ele também gera a descarbonização de passivos ambientais, que transformam-se em energia limpa para uso. Sendo assim, as energias renováveis em todos os âmbitos, hoje, o biogás, especificamente, faz parte das grandes tendências das novas práticas comerciais, como um objetivo fixo de diversas instituições que desejam colaborar com a minimização da emissão de gases e destruição do meio ambiente como um todo e isso nos leva ao nosso último tópico. 

6 – Busca por profissionais capacitados

Treinamento realizado em 2019 nas dependências do CIBiogás e complexo da Itaipu Binacional.Devido a essa expansão do mercado sustentável, muito otimista em relação ao potencial brasileiro, há necessidade de profissionais de ponta que contribuam com o este quadro de modo efetivo, com perspectivas atualizadas sobre o que está por vir e o que deve ser modernizado no setor. Neste quesito, o CIBiogás conta com uma equipe preparada para qualificar novas pessoas para o que o mercado exige. Temos cursos e treinamentos à sua disposição, basta escolher o que melhor atende às suas expectativas. Acreditamos que será possível adentrar ou aprimorar as suas percepções sobre o mercado do biogás e das energias renováveis de modo prático, interativo e aprofundado ao mesmo tempo com os nossos cursos e treinamentos. Pelo desenvolvimento instantâneo desse meio ainda não há um grande volume de mão de obra especializada, e por isso há uma busca constante desses profissionais atualmente.

Comece a estudar biogás: Conheça o Treinamento Síncrono! 

Entre os dias 10 a 12 de fevereiro vai rolar mais uma edição do nosso Treinamento Síncrono. Ainda mais interativo, queremos que você mergulhe nessa experiência com foco no “Projeto de Biogás”. Serão três dias para você aprofundar o seu conhecimento sobre energias renováveis, ampliar a sua rede de contatos e tirar todas as suas dúvidas em tempo real.A modalidade síncrona veio para transformar o modo de estudar biogás e essa oportunidade irá te entregar todas as informações necessárias para você se tornar um agente ativo na cadeia do biogás.Se prepare e não perca esta chance, comece o ano estudando Biogás e aproveite essa oportunidade segura para a sua saúde e de ótimo benefício para o seu futuro. 🚀As inscrições estão abertas: https://cibiogas.eadplataforma.com/curso/treinamento-presencial-em-projetos-de-biogas-2020-11-11-09-50-06/

Tags: , ,