Como as empresas automobilísticas inovam por meio do biogás?
biogás empresa automobilística
Blog do Cibiogas

O biogás é base para uma série de iniciativas do mercado voltadas a aplicações energéticas, inclusive envolvendo processos de tratamento e purificação para obtenção de biometano, promovendo o uso como combustível veicular. Nesse cenário, você já parou para pensar como grandes empresas automobilísticas inovam por meio do uso do biogás?

Associada Mantenedora do CIBiogás, a Volvo Penta reconhece que, com a expansão da Geração Distribuída na transformação da matriz energética global, é notável a vocação do Brasil para uso de combustíveis alternativos como fontes de energias renováveis.

O biogás é protagonista na descentralização e descarbonização da matriz local da Volvo Penta. Tendo em vista o alinhamento dos valores da marca com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, a Volvo investe fortemente no desenvolvimento do mercado de térmicas movidas a biogás e biometano.

Segundo a empresa, além do comprometimento com a agenda ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), a Volvo Penta tem grande foco no desenvolvimento da economia de cada mercado.

No Brasil, o agronegócio é um dos principais pilares na construção do PIB. Sendo assim, entende-se a importância para o agronegócio que o passivo ambiental gerado na produção de suínos, bovinos e ovinos seja devidamente tratado.

A implementação de usinas de biogás é hoje uma das melhores alternativas para solucionar essa questão, permitindo a expansão das granjas. Isso promove a economia e gera retorno aos produtores e cooperativas.

A Volvo, que fornece soluções de energia premium para aplicações de geração de energia em todo o mundo, se instalou recentemente no Biopark, em Toledo (PR).

A intenção é possibilitar desenvolvimento de laboratórios, unidade de testes para avaliação de biocombustíveis obtidos por meio dos processos de produção de proteína animal, como o biogás.

Com pesquisa e desenvolvimento, a empresa está trabalhando em um portfólio completo de soluções de motores movidos a biogás e outras bioenergias para um futuro muito próximo.

Além disso, a Volvo Penta entregará ao mercado não só um motor, mas um modelo de negócio completo baseado em economia circular, que resultará em energia limpa para todos os setores da economia e para a sociedade.

Perspectivas para o biogás

O Brasil possui um elevado potencial de produção de biogás. O aproveitamento de resíduos agroindustriais, por exemplo, possibilita a produção descentralizada de energia, com destaque para a geração de energia elétrica por meio de biogás.

Como os grandes centros urbanos do país possuem aterros sanitários e estações de tratamento de efluentes em sua proximidade para destinação dos resíduos urbanos gerados, são oportunidades extras para a geração de biogás e energia elétrica, que pode abastecer as estações de carregamento com biometano, contribuindo para a economia circular do setor.

Uma vez que a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos seja abastecida de energia proveniente de fontes renováveis, a emissão de gases do efeito estufa pode ser reduzida significativamente.

Infraestrutura de carregamento

O CIBiogás e a UFSM (Universidade de Santa Maria) desenvolveram um projeto para viabilizar o desenvolvimento de infraestrutura de carregamento no estado do Paraná. A iniciativa tem levado em conta diversos fatores que podem impactar a distribuição de energia no país.

Um dos objetivos é a criação de uma plataforma multiagente, que seja capaz de interagir com diferentes integradores da cadeia de veículos elétricos, possibilitando comunicação direta com a distribuidora de energia.

A partir da estruturação do setor de veículos elétricos no país, a geração de biogás para energia elétrica terá um papel ainda mais importante.

Tags: , , , ,