Como a Compagas deseja impulsionar as ações sustentáveis no Paraná com o biogás e biometano?
Blog do Cibiogas

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás), associada do CIBiogás, desenvolve o projeto Compagas +Verde, que investe na busca de soluções sustentáveis e de energia limpa, impulsionando a produção de biometano no Paraná.

Entre as ações do projeto, a Compagas e o Conresol (Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos) assinaram um protocolo de intenções para avaliar as potencialidades da utilização dos resíduos sólidos urbanos na produção de biometano e distribuição por rede de gás canalizada aos seus usuários. 

Compagas +Verde no mercado de biometano

Para o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, um dos objetivos é estimular o mercado de biometano no Paraná, ampliando a oferta de gás natural e diversificando a matriz energética do estado. “O Paraná tem um excelente potencial para a produção do biometano, em especial a partir da agroindústria. Já na região de Curitiba, a geração desta energia vem do lixo orgânico, de aterros e das estações de tratamento de esgoto e nós queremos aproveitar esse potencial para obter uma energia limpa e eficiente”, destaca.

O protocolo de intenções prevê a realização de estudos técnicos, econômicos e ambientais para viabilizar a produção de biometano a partir dos resíduos sólidos urbanos coletados pelo Conresol e sua injeção na rede de distribuição da Compagas. 

Com foco na aquisição do biometano, a chamada pública realizada pela Companhia recebeu 22 propostas e um volume potencial de quase 400 mil metros cúbicos. As negociações estão em andamento com o objetivo de obter as melhores condições técnicas e comerciais para viabilizar a assinatura dos primeiros contratos e a inserção do combustível no portfólio de suprimento. “Acreditamos que este é um caminho para alcançarmos uma geração contínua e descentralizada de energia, permitindo a expansão do uso do gás para todo o Estado e o atendimento a indústrias, cooperativas e para frotas de transporte pesado, como ônibus e caminhões”, destaca.

Atuação da Compagas

A Compagas é a empresa responsável pela distribuição de gás canalizado no Paraná, atendendo clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular. Ao longo dos anos, focou suas ações na ampliação da rede de gás natural, realizando investimentos para execução de obras de grande porte, com o objetivo de aumentar cada vez mais sua capacidade de atendimento e levar essa energia a mais regiões e municípios do estado.

São mais de 53 mil clientes atendidos nas cidades de Araucária, Arapoti, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Carambeí, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Palmeira, Pinhais, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais, e média de 1 milhão de m³/dia de volume distribuído.

Potencial do biogás

A ABiogás (Associação Brasileira de Biogás) estima um potencial teórico de produção de 84,6 bilhões Nm³/ano. Já o Programa de Energia para o Brasil (BEP) revela que a expectativa de potencial teórico de curto prazo atinge 10,8 bilhões Nm³/ano.

Segundo o mais recente Panorama do Biogás no Brasil (2021), a soma da produção de todas as plantas do país chegou a 2,3 bilhões Nm³, mais que o dobro do resultado de 2017, mantendo o crescimento constante observado ano a ano – 1,12 bilhão Nm³ (2017), 1,37  bilhão Nm³ (2018), 1,77  bilhão Nm³ (2019) e 2,14  bilhões Nm³  (2020).

Em relação às fontes de substrato, o setor agropecuário foi responsável por 80% das plantas de biogás em operação no país em 2021. Os setores industrial e de saneamento contribuíram em 11% e 9%, respectivamente. Quanto ao volume de biogás, o setor de saneamento foi responsável por 74% do total produzido, seguido pela indústria (16%) e agropecuária (10%).