Termelétrica de Entre Rios do Oeste

Termelétrica de Entre Rios do Oeste

O projeto, feito em Entre Rios do Oeste (PR), foi concebido pela chamada de P&D estratégico n° 014/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A iniciativa foi patrocinada pela Copel e executada pelo CIBiogás e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), tendo como principal objetivo a geração de energia elétrica utilizando o biogás produzido em propriedades suinocultoras do município de Entre Rios do Oeste.

Os desafios técnicos foram marcantes ao longo do projeto, mas a inovação que o modelo de negócio elaborado e atualmente em curso proporcionou fez com que a iniciativa fosse um sucesso.

Como funciona?

As propriedades rurais, consideradas unidades produtoras de biogás, são conectadas a uma rede coletora de 20,6 quilômetros (ramal principal), que transporta o biogás até uma Central Termelétrica de 480kW de potência instalada com dois grupos motogeradores. Na Minicentral, o biogás é transformado em energia elétrica, que por sua vez compensa o consumo de energia dos prédios públicos do município.
Tratamento diário de 215 toneladas de resíduos
Produção de 4.600 m³/dia de biogás
Biogás comercializado a R$ 0,28 /m³ sem impostos
Renda ao suinocultor, que varia de acordo com a produção de biogás e porte da propriedade, podendo chegar até R$ 5.000 para os maiores produtores
Capacidade de geração de 3.000 MWh/ano de energia elétrica
Solução para o problema ambiental da principal atividade econômica do município
Revitalização da área onde foi instalada a Minicentral Termelétrica, com estrutura de rede elétrica e iluminação pública

Impactos na região

Atualmente, Entre Rios do Oeste conta com aproximadamente 4.000 habitantes e ainda tem muito potencial a ser explorado para gerar energia a partir do biogás produzido nas propriedades locais. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a cidade concentra um plantel com cerca de 155 mil suínos, sendo a 4ª maior produtora de suínos do estado do Paraná e a 16ª de todo o Brasil.

Dessa forma, o projeto tem como premissa adquirir a expertise para replicação do arranjo em outros municípios paranaenses e servir de modelo para novas iniciativas. De forma direta, estimula a economia da região, fomentando uma nova oportunidade de serviços especializados e suprimentos, com alta demanda de mão de obra especializada e fornecedores.

“O estímulo à produção de energias alternativas é um compromisso do nosso plano de governo. Entendemos que um dos diferenciais competitivos do Paraná é o fornecimento de energia de qualidade. Assim, considero de extrema importância para o estado a implantação deste projeto em Entre Rios do Oeste, que aproveita a biomassa da suinocultura”, opina Carlos Massa Ratinho Junior, Governador do Paraná.

Já o prefeito da cidade, Jones Neuri Heiden, afirma: “Uma ideia original e inovadora que será um diferencial para o município”.
“O estímulo à produção de energias alternativas é um compromisso do nosso plano de governo. Entendemos que um dos diferenciais competitivos do Paraná é o fornecimento de energia de qualidade. Assim, considero de extrema importância para o estado a implantação deste projeto em Entre Rios do Oeste, que aproveita a biomassa da suinocultura”
CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR
GOVERNADOR DO PARANÁ

Cadeia do Biogás

É da natureza dos projetos de P&D ANEEL o desenvolvimento de soluções inovadoras que tragam benefícios ao setor elétrico e que proponham melhorias aos diversos segmentos, desde a geração até a distribuição de energia. O projeto de Entre Rios do Oeste é um exemplo desse espírito inovador e desafiador inerente às chamadas de P&D estratégico.

Nesse sentido, o projeto oportunizou o desenvolvimento da cadeia de biogás, colocando diante de fornecedores e prestadores de serviços desafios até então desconhecidos. As empresas conseguiram superar o ineditismo, entregando serviços de qualidade e mostrando suas competências.”