Com nossa tecnologia modular de última geração conseguimos apresentar uma solução altamente inovadora: transformamos resíduos orgânicos em energia limpa, reduzindo assim ao mínimo o impacto ambiental.
Como podemos conseguir isso? Tudo começa com o uso da matéria orgânica produzida pela indústria de nosso parceiro para gerar biogás para alimentar nossos geradores, e ainda há energia disponível para vender o restante para o sistema elétrico. Ao mesmo tempo, o calor residual do gerador que aquece a água é reaproveitado para o processo de geração de gás. Em outras palavras, os geradores produzem calor que é reutilizado para manter os biodigestores na temperatura desejada, a fim de evitar custos adicionais para o consumo de diesel na caldeira do cliente.
Após o processo de decomposição, que gera biogás, os biodigestores produzem um efluente líquido que é reutilizado para irrigar o terreno da planta e o campo vizinho, onde também plantam milho, que depois é convertido em alimento para o feedlot.
E o círculo continua: o guano produzido (esterco baseado em excrementos de animais) é continuamente coletado e transferido para os biodigestores para produzir biogás. Ao mesmo tempo, um substrato sólido também é obtido dos biodigestores, que serão usados para produzir um biofertilizante sólido para ser comercializado. Desta forma, a fábrica não gera nenhum desperdício: tudo é transformado em um recurso.
Além disso, nossa solução se tornou o primeiro Projeto com cogeração combinada de calor e energia (CHP) completo na região. Funciona através de um sistema de recuperação de calor, regenerado do sistema de resfriamento junto com os gases de escape para aquecer a água até 100°C, que é injetada no biodigestor que cria o ambiente adequado para a usina.
Este projeto representa uma contribuição importante para a América Latina, pois é pioneiro na regeneração total de energia e calor que funciona com base nos gases de escape.
Como podemos oferecer uma solução completa?
O projeto e as soluções estão divididos em duas partes:
Entrega de energía elétrica:
- 2,4MW para a rede elétrica interconectada
Fornecimento de energia térmica (sistema de co-geração):
- Capacidade 2,488MWth
- Capacidade por equipamento Aggreko 1.244MWth
Detalhes técnicos do processo de geração de energia e co-geração térmica helios, Argentina:
- O sistema de cogeração da Aggreko utiliza o calor da água do motor (água da jaqueta) e o calor dos gases de escape dos motogeradores instalados para aquecer a água no circuito do biodigestor do cliente.
- A Aggreko fornece água quente para o processo de pasteurização do substrato orgânico antes de entrar nos biodigestores e para a manutenção dos substratos utilizados para a produção de biogás.
- Sob as condições do local, está disponível uma eficiência total (geração de eletricidade + geração térmica) de mais de 80%.
Ao disponibilizar as melhores tecnologias para a geração de energia, a Aggreko apóia nossos clientes com soluções turnkey, sem a necessidade de incorrer em custos de capital, para cuidar da geração de energia que eles precisam. Instalamos, operamos e fazemos a manutenção de nossos equipamentos. Com nossa tecnologia, a unidade de produção de biogás Helios, com seus quatro biodigestores, transformará mais de 130.000 toneladas de resíduos orgânicos em biogás. E contribuirá com 2,4 MWh de energia limpa para o Sistema de Interconexão Argentino.
O Impacto
Energia limpa para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades
Com o acordo com a Helios para o fornecimento de 2,4 MWh de biogás, a transformação de resíduos orgânicos em energia limpa e eficiente que minimize o impacto ambiental é uma realidade. Isto é uma prova concreta de que a Aggreko oferece alternativas ambientalmente sustentáveis para atender às necessidades de seus clientes. Desta forma, promovemos o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades em que estamos presentes.
Saiba mais: https://www.aggreko.com/pt-br/case-studies/utilities/circular-economy-and-renewable-energy-for-the-development-of-argentina?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=cibiogas.