Economia circular e energia renovável para o desenvolvimento da Argentina
Notícias

O Desafio

Desenvolver uma economia circular através da gestão de resíduos para a produção de recursos, com uma visão de triplo impacto

Os resíduos das granjas avícolas em San Mateo estavam procurando o melhor destino. O produto deveria ser descartado de forma ambientalmente correta, longe das lixeiras poluentes ao ar livre.

O desafio era transformar todos os resíduos em recursos para os biodigestores, que geram energia limpa e assim fecham o ciclo renovável. Após sete anos de pesquisa para encontrar a melhor alternativa para o destino dos resíduos, a escolha foi a de gerar energia a partir da produção de biogás. Esta pesquisa levou à criação do Helios, um modelo de economia circular com uma visão de triplo impacto: social, ambiental e econômico, para produzir biogás, fertilizantes, cultivos hidropônicos e milho para a alimentação de animais.

Para este fim, quatro biodigestores gigantes foram construídos na cidade de Estación General Paz, no meio de uma paisagem rural. Cada uma tem 30 metros de diâmetro com 63 estacas de concreto de 10 metros de profundidade. Os insumos para a geração de energia limpa serão depositados ali.

Isto só foi possível com o envolvimento de um fornecedor confiável e experiente para fornecer o equipamento mais moderno e econômico para a realização do projeto.

A Solução

2,4 MW de capacidade instalada para geração de energia a partir de biogás, com um sistema de recuperação de calor para cogeração (CHP) total

Com nossa tecnologia modular de última geração conseguimos apresentar uma solução altamente inovadora: transformamos resíduos orgânicos em energia limpa, reduzindo assim ao mínimo o impacto ambiental.

Como podemos conseguir isso? Tudo começa com o uso da matéria orgânica produzida pela indústria de nosso parceiro para gerar biogás para alimentar nossos geradores, e ainda há energia disponível para vender o restante para o sistema elétrico. Ao mesmo tempo, o calor residual do gerador que aquece a água é reaproveitado para o processo de geração de gás. Em outras palavras, os geradores produzem calor que é reutilizado para manter os biodigestores na temperatura desejada, a fim de evitar custos adicionais para o consumo de diesel na caldeira do cliente.

Após o processo de decomposição, que gera biogás, os biodigestores produzem um efluente líquido que é reutilizado para irrigar o terreno da planta e o campo vizinho, onde também plantam milho, que depois é convertido em alimento para o feedlot.

E o círculo continua: o guano produzido (esterco baseado em excrementos de animais) é continuamente coletado e transferido para os biodigestores para produzir biogás. Ao mesmo tempo, um substrato sólido também é obtido dos biodigestores, que serão usados para produzir um biofertilizante sólido para ser comercializado. Desta forma, a fábrica não gera nenhum desperdício: tudo é transformado em um recurso.

Além disso, nossa solução se tornou o primeiro Projeto com cogeração combinada de calor e energia (CHP) completo na região. Funciona através de um sistema de recuperação de calor, regenerado do sistema de resfriamento junto com os gases de escape para aquecer a água até 100°C, que é injetada no biodigestor que cria o ambiente adequado para a usina.

Este projeto representa uma contribuição importante para a América Latina, pois é pioneiro na regeneração total de energia e calor que funciona com base nos gases de escape.

Como podemos oferecer uma solução completa?

O projeto e as soluções estão divididos em duas partes:

Entrega de energía elétrica:

  • 2,4MW para a rede elétrica interconectada

 

Fornecimento de energia térmica (sistema de co-geração):

  • Capacidade 2,488MWth
  • Capacidade por equipamento Aggreko 1.244MWth

 

Detalhes técnicos do processo de geração de energia e co-geração térmica helios, Argentina:

  • O sistema de cogeração da Aggreko utiliza o calor da água do motor (água da jaqueta) e o calor dos gases de escape dos motogeradores instalados para aquecer a água no circuito do biodigestor do cliente.
  • A Aggreko fornece água quente para o processo de pasteurização do substrato orgânico antes de entrar nos biodigestores e para a manutenção dos substratos utilizados para a produção de biogás.
  • Sob as condições do local, está disponível uma eficiência total (geração de eletricidade + geração térmica) de mais de 80%.

Ao disponibilizar as melhores tecnologias para a geração de energia, a Aggreko apóia nossos clientes com soluções turnkey, sem a necessidade de incorrer em custos de capital, para cuidar da geração de energia que eles precisam. Instalamos, operamos e fazemos a manutenção de nossos equipamentos. Com nossa tecnologia, a unidade de produção de biogás Helios, com seus quatro biodigestores, transformará mais de 130.000 toneladas de resíduos orgânicos em biogás. E contribuirá com 2,4 MWh de energia limpa para o Sistema de Interconexão Argentino.

O Impacto

Energia limpa para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades

Com o acordo com a Helios para o fornecimento de 2,4 MWh de biogás, a transformação de resíduos orgânicos em energia limpa e eficiente que minimize o impacto ambiental é uma realidade. Isto é uma prova concreta de que a Aggreko oferece alternativas ambientalmente sustentáveis para atender às necessidades de seus clientes. Desta forma, promovemos o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades em que estamos presentes.

Saiba mais: https://www.aggreko.com/pt-br/case-studies/utilities/circular-economy-and-renewable-energy-for-the-development-of-argentina?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=cibiogas.