Ecogen Brasil implementa biodigestor em fábrica da Unilever em Pouso Alegre
Notícias

 A solução visa gerar energia térmica limpa e sustentável

Uma indústria moderna, competitiva, voltada para a inovação e para a sustentabilidade é um alicerce fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Diante deste cenário, a Ecogen busca oferecer soluções pautadas neste princípio e trouxe para a gigante da indústria de bens de consumo uma solução que reaproveita resíduos para a geração de energia. A Ecogen, além de fazer todo o estudo de viabilidade, implementação e ser responsável pela operação e manutenção, também investiu em 100% do projeto que tem seu start programado para mês de fevereiro.

Objetivo do Projeto

A unidade industrial da Unilever de Pouso Alegre, assim como toda a companhia, de maneira global, tem como um pilar importante de suas metas melhorar a saúde do planeta. Com o objetivo de reduzir a emissão de gases ofensivos ao meio ambiente, o projeto consiste em substituir o consumo de GLP, um combustível fóssil e poluente, por biogás, um combustível renovável e limpo, para utilização nos fornos alimentícios.

Central de Biodigestão.

O sistema implementado trata-se de um biodigestor CSTR (Continuous Stirred Tank Reactor), construído em concreto armado, feito para suportar as exigências mecânicas, físicas e químicas do processo de biodigestão anaeróbia.

O processo de biodigestão está projetado para funcionar 365 dias por ano, a fim de assegurar um fornecimento contínuo de biogás, além do tratamento de resíduos orgânicos provenientes de processos produtivos e de lodos da ETE existente. A produção média de biogás estimada é de 1.100 Nm³/dia de biogás contendo cerca de 60% de metano.

A biodigestão anaeróbia ocorre em ambiente aquecido, operando em temperatura mesofílica. A temperatura de operação é garantida através do sistema de aquecimento interno dos biodigestores, que consiste em um conjunto de serpentinas, por onde circula a água quente.

Além da biomassa ser mantida na temperatura de processo adequada e constante, ela também é homogeneizada através de agitadores especialmente projetados para este fim, garantindo a fluidodinâmica adequada para o processo e maximizando o contato entre a matéria orgânica e as bactérias anaeróbias.

 Desta forma, evita-se a colmatação do material dentro do tanque do biodigestor e maximiza-se a degradação da matéria orgânica e, consequentemente, a geração de biogás.

Tratamento do Biogás.

Na cobertura do biodigestor temos um sistema de dessulfurização biológica interna, que funciona através da injeção controlada de ar. A presença de ar inicia uma reação biológica anaeróbica, que reduz a presença de enxofre no biogás. Um analisador de gás irá controlar a qualidade do biogás gerado e, em caso de risco, enviará alarmes para o sistema de controle para não exceder o limite máximo de O2 permitido no interior do biodigestor, trazendo segurança para a solução.

Controle e Monitoramento da Solução.

Além de operar localmente a solução pelos 6 primeiros meses, a Ecogen realizará, por todo o período do contrato, o monitoramento remoto da solução (24 horas por dia, 7 dias por semana) através do Centro de Controle Operacional, além de fazer a supervisão biológica da solução. Assim, garantimos a visualização e o controle dos parâmetros de processo, tais como alimentação dos biodigestores, temperatura de processo, nível dos tanques, funcionamento dos agitadores entre outros.  Esta é uma forma de garantirmos o melhor funcionamento possível de forma contínua da solução.