Granja São Pedro Colombari

Granja São Pedro Colombari

Como funciona?

A alta produção de suínos, aliada à necessidade de destinação correta dos dejetos dos animais, apresentou uma oportunidade para obtenção de biogás e geração de energia elétrica nesta propriedade, potencializando os aspectos ambientais e o apoio à cadeia do agronegócio. Por conta de todas essas características essenciais para a execução, a Granja São Pedro Colombari foi a escolhida para inaugurar o primeiro projeto do tipo no país.
Alguns dos vários benefícios que essa iniciativa promove são:
• Novos negócios com energia elétrica próxima da carga;
• Melhora na qualidade de energia elétrica na área rural e segurança energética;
• Fortalecimento de arranjos locais;
• Novo papel do agronegócio na geração de energia elétrica;
• Vinculação com baixa emissão de carbono.
800 m³/dia (média), dos quais 750 m³ (média) são destinados para o GMG e o restante é queimado no flare;
35.000 kWh/mês em energia elétrica, sendo que o regime de operação do GMG pode chegar a 18h/dia, 7 dias por semana, dependendo das condições operativas.

Mais energia e qualidade de vida

Outras seis famílias moram e trabalham no local, e com a preocupação constante com os impactos no meio ambiente, a propriedade ganhou qualidade tanto ambiental quanto econômica, já que a contaminação do solo foi diminuída e a qualidade do ar aprimorada. Além de ser pioneira no empreendimento, a fazenda é também exemplo de sustentabilidade.

Satisfação do proprietário

“A energia é um insumo essencial. Ela não pode deixar de estar presente, tanto para alimentação quanto para climatização. Os prejuízos com a falta de energia são enormes, principalmente na área da avicultura. Então, a segurança energética é um fator que tem que predominar na área rural e em todo o país”.
PEDRO COLOMBARI
PROPRIETÁRIO DA GRANJA
SÃO PEDRO COLOMBARI