Engenharia e Operações

Concebido oficialmente em 2013, o CIBiogás, desde então, com o seu portfólio de serviços, vem executando uma série de atividades que desejam ampliar os horizontes sobre o biogás no Brasil. A fonte que vem sendo muito bem explorada e desenvolvida a cada ano, surpreende os pesquisadores que visam o aprimoramento da matriz energética brasileira. 

Após anos de parceria com empresas protagonistas no setor e expertise em projetos de alta complexidade, o CIBiogás consolida uma série de serviços que colaboram com agentes que se interessem pelo biogás, e querem utilizar da alternativa para melhorar o seu negócio, projeto, ou iniciativa. 

Sendo assim, hoje temos uma série de ações disponíveis a partir do portfólio de serviços para ajudar quem nos procura.

O Panorama do Biogás no Brasil 2021 revela que o volume de biogás cresceu 10% no ano comparado a 2020, resultando em um montante de mais de 209 milhões Nm³ano, o que destaca o mercado super aquecido para investimentos em energias renováveis, principalmente biogás. 

Portfólio de serviços do CIBiogás – Operações

Na área de operações o CIBiogás presta todo o suporte na área de ensaios até a performance da sua planta. Precisa saber qual a cinética do substrato  ou qual o potencial de produção de biogás da sua unidade? Vem com a gente! 

O Laboratório localizado no CIBiogás é o primeiro no Brasil acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE na norma ABNT NBR ISO 17025:2017, para o ensaio de Potencial Bioquímico de Metano (PBM). 

Além de ser referência no assunto, o local conta com equipamentos de alta qualidade para contribuir com as pesquisas. Os biorreatores semicontínuos podem ser usados nas etapas de implantação e operação de uma planta de biogás. Com o uso desses equipamentos, conseguimos simular parâmetros operacionais que são feitos em escala real, como por  exemplo: variação de carga orgânica, simulação de modelos de agitação, tempo de retenção e aquecimento, além de conseguimos produzir o digestato a partir da ajuda destes equipamentos. 

O teste de produtos que são ofertados no mercado também pode ser executado nos  biorreatores, como por exemplo, um produto que é vendido com a indicação de melhorar o rendimento de metano. Após o teste, haverão indicadores, ou uma “régua” para um investimento assertivo.

Juliana Somer, coordenadora da área de Operações, afirma que os biorreatores melhoram todo o processo de pesquisa do substrato para a implantação de um projeto. 

“A partir desses equipamentos temos a oportunidade de testar a adição do produto na rotina dos biodigestores, e com isso é possível avaliar o impacto na produção de biogás e as características físico-químicas do efluente. Ou seja, nós vamos validar com o cliente, se isso que o fornecedor está oferecendo vai ter benefícios na prática.” diz a engenheira. 

Biorreator CSTR. (Créditos CIBiogás)

Ensaios físicos-químicos, como série de sólidos,  pH, a alcalinidade e a DQO, auxiliam no diagnóstico e na performance do sistema de biodigestão e tudo isso é feito com cuidado pela equipe do laboratório de biogás, com expertise e atenção em todo o processo. 

Biodigestores

Caso o seu projeto tenha mais de um substrato disponível, o Laboratório de Biogás disponibiliza a análise em codigestão, ou seja, a equipe irá recolher diversas amostras e em seguida será necessário trabalhar algumas porcentagens onde será possível definir a proporção que deve ser utilizada para alimentar os reatores. Com essa ação, é possível melhorar a análise de performance dos sistemas. 

Além disso, o Laboratório também consegue ensaiar as amostras para descobrir o potencial máximo de produção de biogás que elas têm em um laboratório e quais são as condições ideais para serem usadas. Podem ser tanto amostras sozinhas (monodigestão) ou junto com outras amostras (codigestão) se esse for o caso, como citamos acima, tendo a capacidade para ensaiar até 38 amostras ao mesmo tempo. 

Portfólio de serviços do CIBiogás – Engenharia

Na área de engenharia a equipe executa trabalhos desde a concepção, até a implantação de unidades produtoras de biogás. 

A equipe do Centro está qualificada para acolher um projeto inicial de um planta de biogás, definindo arranjos tecnológicos – parte da fase de concepção de um projeto básico- , até a fase de implantação, onde é feito a engenharia do proprietário, acompanhando a execução dos serviços, ou responsabilizando-se pelos serviços de implantação de uma unidade produtora de biogás. 

Também podemos realizar o estudo de viabilidade econômica partindo das análises do laboratório e avaliando qual a melhor forma de aproveitamento energético de sua unidade.

Breno Pinheiro, engenheiro eletricista e colaborador do CIBiogás, compartilha que os serviços que o CIBiogás oferece são voltados para o crescimento do mercado de forma inovadora, tecnológica e sobretudo, sustentável. 

Biorreatores estão em estágio avançado no projeto em Toledo (PR)

“As vantagens que o biogás demonstra são de grande valia para qualquer setor que se interesse por ações sustentáveis. O Brasil tem um grande potencial energético, e explorar isso de forma saudável, com parceiros de confiança e focando nas soluções que o biogás pode proporcionar para diversos projetos, como a energia elétrica, é muito gratificante para todos nós.”

Atualmente o Centro está envolvido ou lidera cerca de 10 projetos e serviços focados no desenvolvimento do biogás no Brasil e a cada ano pretendemos alcançar ainda mais.  

Na imagem acima, a  Central de Bioenergia a Biogás.  O projeto é financiado pela Itaipu Binacional, tem o CIBiogás como executor responsável pela implantação e operação da Central e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para desenvolver os estudos de microgrid e demais tecnologias do projeto.

Outros serviços

Partindo dessas iniciativas do CIBiogás, realizamos também ações exclusivas para nossos associados e membros do BiogasClub. As atividades contam com análises laboratOriais, serviços de comunicação, releases econômicos e muito mais. 

Quer fazer parte desse time e colaborar com o mercado de biogás? Entre em contato conosco: