Parcerias e biogás, tem algo melhor para impulsionar o uso das fontes renováveis no Brasil?. Felizmente este ano, nós só ganhamos neste quesito. Um time cheio de gás que veio para contribuir com o avanço dessa fonte alternativa de energia que é o biogás. Assim, apresentamos a 3DI Engenharia, mais um parceiro e associado mantenedor do CIBiogás, categoria que abrange diversos benefícios e principalmente, permite um alavancamento de qualidade para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor do biogás no Brasil.
A 3DI Engenharia está há sete anos no mercado promovendo serviços de consultoria inovadores, com soluções avançadas tecnologicamente por meio de recursos de altíssima qualidade. A empresa já tem ligação com um dos projetos do CIBiogás, a Mini Central Termelétrica, localizada em Entre Rios do Oeste – (PR), em operação desde 24 de julho de 2019.
O projeto foi realizado a partir da colaboração estrutural da 3DI Engenharia, que contribuiu em diversas etapas do projeto, com destaque para a construção da rede coletora de biogás e sistemas de biodigestão. Comprometida com prazo e qualidade, a 3Di Engenharia tem sede em Foz do Iguaçu e mostrou ser uma organização pronta para qualquer desafio e por isso, o CIBiogás agradece a parceria mostrada ao longo de toda a execução. Hoje, o projeto promovido pela junção dessas empresas e outros contribuintes, conta com uma ótima produção de biogás, energia e renda a partir do tratamento de resíduos das propriedades suinocultoras, confira:
Hoje, essas parcerias e o biogás podem mudar vidas.
O Centro e a 3DI Engenharia trabalham em conjunto para realizar a instalação técnica do sistema de refino de biogás com membranas. De acordo com o diretor presidente do CIBiogás, Rafael González, este é um passo importante para toda cadeia de fornecedores do biogás, uma vez que dominar este método abrirá oportunidade para que empresas nacionais ofereçam este serviço, expandindo assim o canal de vendas dos respectivos negócios.
“Estamos instalando as membranas com recursos e mão-de-obra nacionais. O que dá competitividade real aos fornecedores do setor para entrarem na disputa mercadológica, oferecendo melhores preços, competitividade e principalmente soluções adequadas às características do Brasil. Quem ganha é o prestador de serviço e o consumidor”.
Utilizar membranas para filtrar o biogás é uma solução nova no Brasil. Mas a instalação da mesma em biorrefinarias até o momento só era realizada por empresas estrangeiras.
A solução vem sendo testada no Posto de Biometano da Itaipu Binacional, chamado de UD ITAIPU, cuja operação e manutenção é de responsabilidade do CIBiogás.
“A UD Itaipu mais uma vez cumpre o papel de pioneirismo tecnológico à favor do biogás. Além de diariamente transformar o passivo ambiental em um ativo energético, que neste caso é o biometano”, afirma González.
A UD ITAIPU foi inaugurada em 2017 e transforma os resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes da usina em biogás, que por sua vez resulta no biometano – combustível verde veicular que abastece parte da frota de automóveis da usina.
De acordo com Maycon Fabio Savoldi, diretor executivo, a 3DI Engenharia propõe soluções em energias renováveis, de ponta à ponta, desde a construção à operação de usinas movidas a biogás e tem como produto principal o desenvolvimento de equipamentos para purificação de gases.
“Apostamos no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à purificação do biogás em solo brasileiro.
Para Lúcio Ricken, diretor de tecnologia da 3DI Engenharia a expectativa em se tornar um associado especial do CIBiogás está pautada nas diretrizes da empresa que a estimulam a crescer em conjunto com os demais players de mercado que interagem no segmento do biogás.
“Apostamos no crescimento do setor”, afirma o diretor.
O ingresso da 3DI Engenharia, complementa o quadro associativo do Centro. Atualmente o CIBiogás contém 28 membros, entre eles os associados fundadores, como é o caso da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S.A e Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial – UNIDO. Agradecemos a parceria e confiança de todos para desenvolver o biogás no Brasil.