Os desafios da geração de biogás a partir de resíduos
Blog do Cibiogas

O CIBiogás lançou uma iniciativa inédita: em parceria com o Itaipu Parquetec, abrimos uma chamada para selecionar cinco geradores de resíduos com potencial para produção de biogás nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. Os projetos selecionados receberão uma consultoria técnica completa, que envolve análise de resíduos e criação de um estudo de viabilidade realizado pelos especialistas do CIBiogás.

Esse edital poderá solucionar as principais dificuldades desses produtores de resíduos, e pela nossa experiência no mercado, sabemos que há algumas “dores” que impedem a viabilidade de projetos e o crescimento do setor.

Primeiramente, é preciso destacar que tratamos de uma questão cultural muito forte: ninguém quer lidar com resíduos. Eles são tóxicos, precisam de tratamentos muitas vezes complexos, trazem problemas à saúde pública.

No CIBiogás, não cansamos de repetir que a utilização de resíduos para a produção de biogás é uma das melhores maneiras de transformar um passivo em ativo. É quase um mantra, que pode parecer óbvio, mas ainda tem um longo caminho para se tornar amplamente divulgado e materializado.

A conscientização é algo em que ainda precisamos avançar, em uma mudança de mindset. É importante que os produtores de resíduos entendam que estão sujeitos a leis que tendem a ser cada vez mais rigorosas, e que a técnica de gestão anaeróbica é considerada um tratamento ideal para resíduos, surgindo como uma solução com benefícios econômicos, ambientais e sociais.

Quando falamos em investimento em energia renovável, para muita gente o que primeiro vem à mente é a energia solar, pois é um processo simples, em que uma mesma empresa faz tudo, o estudo, a instalação, a manutenção. Para produzir biogás, é mais difícil, há muitas variáveis. Depende do tipo de resíduo, sua toxicidade, da atividade econômica do produtor, da sazonalidade. São muitas questões para poder entender se o negócio é viável, o que desestimula potenciais produtores.

Nesse edital, estamos disponibilizando exatamente o apoio necessário para destravar esse processo, com análises de questões como logística, pré-tratamento, tratamento e pós-tratamento do produto. Desde projetos relacionados à suinocultura, que apresenta características ideais para produção de biogás, à cana-de-açúcar e aos aterros sanitários, que trazem grandes desafios.

Outro ponto importante é ressaltar que estamos falando de negócios. O produtor costuma estar focado na sua área, a maioria não tem conhecimentos sobre o setor de energia. O que queremos é desenhar negócios para o gerador de resíduos não precisar sair do business dele.

 A chamada contempla produtores do Paraná e Mato Grosso do Sul, mas almejamos que seja um projeto recorrente, que atenda propostas de todo o país, contemplando a nossa missão. Afinal, o CIBiogás não financia projetos, não vende equipamentos; nossa responsabilidade é estimular o setor, com inovação, tecnologia, pesquisa e expertise de mais de 11 anos no mercado, para garantir qualidade e segurança a produtores e investidores.

Inscreva seu projeto até o dia 19 de janeiro de 2025 em https://materiais.cibiogas.org/residuos-e-energia.

Aproveite essa oportunidade única!

Nicolas Berhorst – Gerente de Inteligência de Mercado do CIBiogás

Tags: , , , , ,