A Chamada para Geradores de Resíduos com potencial para produção de biogás no Paraná e Mato Grosso do Sul é uma iniciativa que trará diversos benefícios para os produtores e para o mercado, no geral.
A parceria com o Itaipu Parquetec é a melhor maneira para os geradores de resíduos formatarem seus projetos com o suporte de especialistas. A equipe do CIBiogás envolvida é formada por economistas, advogados, engenheiros químicos, ambientais e mecânicos, mestres e doutores com experiência na execução de projetos de biogás e biometano.
O público-alvo engloba desde o produtor rural que tem uma pequena quantidade de resíduos para processamento, mas que precisa lidar com a destinação correta. A perspectiva de produção de biogás abre a possibilidade de um novo negócio, ampliando a chance de retorno financeiro, e o produtor não fica tão suscetível a variáveis que afetam sua atividade primária.
Uma situação que percebemos no mercado é que a partir do momento que o resíduo passa a dar lucro, é comum os produtores investirem na codigestão, com produção industrial e agropecuária. Isso acaba trazendo melhorias para a atividade primária. No caso da suinocultura, por exemplo, com o tratamento adequado de resíduos, ele pode aumentar o número de matrizes, pois está seguindo todas as normas e legislações acerca de resíduos.
Observamos que, desde a questão da precificação, esses produtores encontram uma barreira. Eles não têm R$ 50 mil, que é o valor estimado dos serviços que serão oferecidos para os selecionados na chamada, para poder identificar se o resíduo da sua atividade pode servir para a produção de biogás. Participando da chamada, ele terá análise laboratorial e visita de técnicos para verificarem aspectos como o melhor manejo, o local ideal para construir a planta de biogás.
Os projetos selecionados passarão primeiro pela fase de coleta de amostra dos resíduos, na qual também já podem receber uma consultoria sobre manejo. Em seguida, vem a análise laboratorial para avaliar o potencial para produção de biogás.
A próxima etapa é a avaliação da equipe de engenharia do CIBiogás para verificar as condições da propriedade. Nesse momento, constatam o que precisa ser feito para receber uma planta de biogás, dimensionam a planta, o equipamento necessário, qual a tecnologia adequada, custos, capacidade, tempo de retorno do investimento, valor de comercialização e os produtos que serão gerados na planta, entre outras questões.
O momento final é a formatação do projeto para entrega aos investidores interessados, com rodadas de apresentação das propostas.
É importante destacar que todos os projetos de qualidade, não apenas os cinco selecionados, vão fazer parte de um portfólio do CIBiogás e do Itaipu Parquetec, que será disponibilizado sempre que surgir um investidor. Todos que participarem serão lembrados e passarão a integrar a nossa rede de contatos.
Essa chamada também é importante para desmistificar alguns pontos. Existe certo bloqueio por parte dos produtores, que estão cansados de vendedores batendo na porteira para oferecer equipamentos. O CIBiogás não representa nenhuma marca e não vende máquinas. Nossa equipe tem o papel de pesquisar e indicar as melhores opções para cada projeto.
Para nós, é difícil achar geradores de resíduos que não aproveitam esse potencial; o país é grande, as realidades locais são muito diferentes, e não temos braço para ir atrás dos produtores. Por isso, essa iniciativa é algo extraordinário para o setor, e terá vida longa com seus múltiplos benefícios para toda a cadeia de biogás. Aguardamos o seu projeto!
Rafaela Carnevale – Analista de Inteligência de Mercado do CIBiogás