O que pode se tornar biogás?
O que pode se tornar biogás?
Blog do Cibiogas

O biogás é produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), gerando uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano. Gás combustível, o metano pode ser aproveitado para geração de energia térmica, elétrica e como combustível veicular.

Mas será que os resíduos domésticos podem ser utilizados para a produção de biogás, e posterior utilização para geração de energia? 

No caso de uma pequena escala de resíduos, pode ser usada uma composteira com minhocas, para acelerar o processamento da matéria orgânica. A compostagem é um tipo de reciclagem do lixo orgânico, a partir de um processo natural em que micro-organismos, como fungos e bactéria, atuam junto aos resíduos, transformando-os em húmus, material rico em nutrientes e minerais.

A compostagem envolve as fases mesofílica (em que os fungos e as bactérias mesófilas, que ficam ativas quando estão em temperatura ambiente) começam a se proliferar na matéria orgânica, fazendo a decomposição; termofílica (quando os fungos e as bactérias termófilos, que são capazes de sobreviver a temperaturas entre 65°C e 70°C, à influência da maior disponibilidade de oxigênio) degradam as moléculas mais complexas e a alta temperatura ajuda na eliminação de agentes patógenos; e de maturação, quando há a diminuição da atividade microbiana, da temperatura (até se aproximar da temperatura ambiente) e da acidez – é um período de estabilização que produz um composto maturado. 

O papel do biodigestor

A utilização da composteira pode ser o primeiro passo para a produção do biogás. Isso porque para que os resíduos produzam biogás, é necessário um biodigestor, estrutura onde ocorre a “digestão anaeróbia” – uma vez que a decomposição da matéria orgânica precisa ocorrer em ambientes sem oxigênio.

Essa digestão pode ser feita por meio de microrganismos existentes em fezes de animais, restos de comida, resíduos industriais e lodo de esgoto, por exemplo. 

Antes de determinar qual o modelo de biodigestor que será utilizado, é importante saber qual substrato será tratado, ou seja, que tipo de resíduo orgânico será utilizado para produção do biogás.  Além disso, é preciso considerar o investimento e as condições ambientais para produção de um composto de qualidade. 

Todos esses critérios devem fazer parte do projeto de construção e implantação de uma planta de biogás, antes mesmo de decidir a escolha do modelo de biodigestor, entre eles o Biodigestor Lagoa Coberta (BLC), Biodigestor CSTR Continuous Stirred Tank Reactor (ou Tanque de Mistura Contínua) e Biodigestor em fase sólida (Dry Digestion).

O CIBiogás tem expertise em projetos de biodigestores e centrais de produção de biogás. Temos o 1º Laboratório de Biogás no Brasil acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE, na norma ISO 17025:2017, para o ensaio de Potencial Bioquímico de Metano. 

Nossos serviços incluem amostragem, caracterização de amostras e potencial bioquímico de metano; caracterização do digestato; análises de biogás; Simulação de parâmetros operacionais em reatores semicontínuos; monitoramento analítico de plantas e parecer técnico personalizado para aplicação dos resultados. São anos de estudo e dedicação em analisar biomassas, com mais de 35 mil ensaios.

Entre em contato conosco para colocar o seu projeto em prática! 

Telefone: +55 45 3576.7047

Celular: +55 45 9115.7155

E-mail: [email protected]

 

Tags: , , ,