COMO INVESTIR EM PROJETOS DE BIOGÁS? CONFIRA 5 DICAS PARA ENTRAR NESTE MERCADO
Blog do Cibiogas

Como investir em projetos de biogás? Essa pergunta está no “top five” das perguntas mais frequentes que recebemos por aqui. 

Pensando nisso, durante o treinamento síncrono, a equipe do CIBiogás pôde explorar diversas formas de investimento sobre o biogás como fonte renovável e o seu potencial no Brasil. A partir dos assuntos discutidos, pensamos: E se pudéssemos dar apenas 5 dicas sobre como investir em projetos de biogás, quais seriam? 

Sendo assim, apresentamos esse artigo a você que se interessa pela movimentação da economia sustentável e fazer parte do mundo das energias renováveis! 

Confira a seguir 5 dicas de ouro para entrar no mercado do biogás e se tornar um agente ativo na cadeia! 

Mercado do biogás atualmente 

É fato dizer que o mercado de biogás tem crescido exponencialmente nos últimos anos e isso se dá devido o auxílio das novas legislações e grandes projetos realizados.  Atualmente, a crescente demanda por derivados do tratamento de resíduos é enorme e a realização desses projetos dependem principalmente de um planejamento de negócios. O mercado de biogás cresceu muito nos últimos 5 anos. O Brasil é um dos países com maior potencial para produção de biogás. De acordo com um estudo realizado em 2018 pela ABIOGÁS – Associação Brasileira do Biogás, o potencial de produção de biogás do planeta, cerca de 84,6 bilhões de metros cúbicos/ano. Desta forma, o país tem grande chance de se tornar um protagonista na transformação de resíduos em energia no mundo. As fontes com mais destaque na produção de biogás no país são:

  • Parcela orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU);
  • Rejeitos da produção de açúcar e etanol de cana, como vinhaça e torta de filtro;
  • Dejetos da pecuária suína.

Quanto aos investimentos em projetos de biogás, esse cenário representa uma grande oportunidade de gestão de passivos ambientais que podem ser transformados em energia, fertilizantes e outros produtos rentáveis.

Mercado nacional

A gestão de resíduos ainda está amadurecendo no brasil, mas há grandes chances da alternativa ser uma das principais fontes de produção de energia renovável. De acordo com o documento Biogás De Resíduos Agroindustriais: Panorama E Perspectivas, lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a inclusão do biogás no plano de expansão da energia elétrica mostra que essa fonte energética só tem a crescer nos próximos anos. O destaque se dá pelo crescimento nos últimos 5 anos, uma vez que em 2015, apenas 126 foram documentadas no país, produzindo até então, 1.373 mil Nm3 /dia, esse aumento passou de 20 MW em 2007 para 119 MW em 2016, aproveitando principalmente RSU, o que representa um crescimento de 22% ao  ano, revela o documento. 

O substrato como protagonista

É importante realçar que os substratos são os grandes protagonistas nesse processo. A geração de resíduos, nesse quesito, pode se tornar uma grande oportunidade na geração de renda para diversas famílias. Sobre o substrato, com o desenvolvimento de novas tecnologias, espera-se que a fonte seja mais democratizada, e neste cenário, os leilões de energia auxiliam no processo. O  documento, Biogás De Resíduos Agroindustriais: Panorama e Perspectivas revela que 14 projetos a biogás foram cadastrados nos últimos leilões, sendo um deles ter sido habilitado e outro já está comercializando energia. Com isso, percebe-se a relevância que essa fonte de energia vem tendo. Entre 1990 até 2015, o biogás foi a terceira fonte renovável com o maior crescimento anual, ficando apenas atrás da energia solar fotovoltaica e da eólica, porém, à frente da solar termal e dos biocombustíveis líquidos. Investimentos em projetos de biogásEm 2019, o BiogasMap, ferramenta desenvolvida pelo CIBiogás e parceiros na intenção de agrupar dados sobre as plantas de biogás no país de forma pública, identificou 521 plantas produzindo 84,6 bilhões de Nm³/ano de biogás, considerando apenas setores sucroenergético, agroindustrial e saneamento. O número representa o crescimento considerável nos investimentos em prol dessa fonte de energia no Brasil. Acesse o BiogasMapA produção de biogás atualmente equivale a 1,5% do potencial nacional, o número é resultado de 1,3 bilhões Nm³/ano (521 plantas em operação de 2019). Os dados representam uma oportunidade de expansão de 98,5% no Brasil.

Treinamento síncrono – capacitação para investimento

No dia 16 de outubro de 2020, o CIBiogás deu continuidade à transmissão do primeiro módulo de treinamento síncrono, modalidade de aprendizado online que permite maior interação entre professores e alunos, disponibilizando um ambiente mais prático e eficaz para todos os envolvidos. Com o objetivo de capacitar ainda mais os profissionais do ramo, o Centro possibilitou a inscrição em dois módulos de treinamento, sendo eles: Mercado de Energia e Regulação de Biogás e  Viabilidade Financeira de Projetos do Biogás. 

Aula: Oportunidades em biogás e projetos inovadores

Na aula: Oportunidades em biogás e projetos inovadores, o Eng. Eletricista, Thiago Olinda, ministrou a classe que trouxe diversas orientações sobre a parte de negócios com o biogás. No treinamento, Olinda destaca que o inicialmente o que impulsionará o investimento é a propriedade rural, local que agrupa suínos, bovinos e aves, além de ser um lugar propício para a produção de agrícolas, como: mandioca, cana de açúcar. Todos os substratos que podem ser transportados para a usina de biogás. A partir desse investimento, é possível oportunizar a geração de energia elétrica (mercado livre, GD, autoconsumo), biometano (frota de veículos, concessionária de gás); Térmica (indústrias), Biofertilizantes (lavouras). Sendo também possível a codigestão – uma vez definido o substrato que será processado –  e a aplicação, com isso você fará todo o levantamento com os valores que você precisa pra tirar esse executar o projeto, sendo os pontos principais: o capex do projeto e qual o custo de manutenção e operação.Em relação a modelos de negócio essa é a construção mais comum: investimentos em projetos de biogásEmbora o investidor seja visto como um protagonista no modelo, é importante destacar que ele pode ser um dos agentes que estão envolvidos no negócio. O dono da biomassa, neste caso, também pode ser um grande investidor.Como já dito anteriormente, os projetos com biogás precisam principalmente de um substrato, só assim será possível a decomposição da matéria orgânica que irá gerar o biogás, 

Dentre os modelos de negócio encontramos:

Propriedade da GD para Turnkey / Compra coletiva; Modelo de posse para Locação / leasing.

Dimensionamento do projeto

Tendo executado os passos anteriores, tem-se em vista o dimensionamento do projeto, que depende das várias aplicações do biogás. Uma vez a aplicação decidida, o dimensionamento começa a tomar forma.Investimentos em projetos de biogás

A vinhaça é o substrato com o maior potencial de biogás no Brasil para negócios do ramo.

A Abiogás e a Abrelpe lançaram em 2018 um levantamento referente ao mesmo ano sobre a geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil. A pesquisa destaca que em 2018: 

  • A geração de RSU totalizou 214.868 ton/dia; 
  • 50% de matéria orgânica: 107.434 ton/dia;
  • Potencial de biogás captado: 7,6 bilhões Nm³/ano;
  • Potencial de energia elétrica: 14,40 TW/ano: =  a aproximadamente 1.643 MW médio de potência instalada = que equivale a mais de 300 plantas de 5 MW.

Observando o potencial de 8% que o resíduo urbano representa de toda a capacidade nacional mais o que já se encontra implantado,o aproveitamento totaliza apenas 1,5% do potencial. 

Oportunidades de negócios:

Confira algumas chamadas públicas que podem fomentar os negócio de biogás este ano:Chamada Pública n° 003/2020 – Copel;Futura chamada pública para contratação de energia e formação de microrredes;Chamada pública n° 001/2020 – Golar Power;Chamada pública n° 001/2020 – Sulgás.Sendo assim, temos uma noção dos passos que são necessários para que os investimentos nas energias renováveis com foco no biogás tenham resultado. Estar atento às novidades do mercado e o que eles tem a oferecer para os investidores, é o que movimentará esse ramo. 

Como investir em projetos de biogás? Confira 5 dicas: 

Ansioso para conferir o que esse mercado tem a oferecer? Então, se você chegou até aqui, já deve ter reparado que os passos para investir em projetos de biogás, dependem de diversos fatores, mas há alguns pontos que se destacam nesse processo, e fazem toda a diferença no resultado dos seus investimentos com o biogás. Desta forma, confira as 5 dicas para investir em projetos de biogás. 

  • Escolha bem o local de investimento (planta, propriedade, aterro);
  • Entenda o dimensionamento do projeto;
  • Saiba com qual substrato está lidando, isso influencia nos receita do seu projeto;
  • Delimite um modelo de negócio como guia;
  • Fique atento aos leilões de energia.

O mercado do biogás no Brasil ainda tem muito para desenvolver, mas com os passos certos e políticas que auxiliem na popularização da fonte, a matriz brasileira tem tudo para se tornar uma das principais na produção de energia sustentável no mundo, e você pode contribuir com isso. 

Se interessou? 

O CIBiogás conta com uma gama de Associados que colaboram com o biogás em solo brasileiro como fornecedores essenciais da cadeia, todos com o objetivo de viabilizar cada vez mais essa fonte. Quer ser um associado mantenedor do CIBiogás? Acesse: https://cibiogas.org/associados/ Nossa grade de cursos e treinamentos para agentes do ramo também são oportunidades que priorizam o biogás como fonte energética. Quer se capacitar com o CIBiogás? Acesse: https://cibiogas.eadplataforma.com/ 

Tags: , , , , ,