Combustíveis do Futuro – Projeto H2Brasil traz oportunidade para biogás e biometano
Blog do Cibiogas

O Projeto H2Brasil, uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), que contou com a participação do CIBiogás, teve seu encerramento em novembro de 2024, com a apresentação dos principais resultados alcançados na área de hidrogênio e produtos derivados, com destaque para os “combustíveis do futuro”.


O projeto foi realizado durante quatro anos, marcando uma importante cooperação Brasil-Alemanha, que trouxe avanços significativos para o fortalecimento do setor de hidrogênio no país.


A iniciativa proporcionou resultados expressivos, entre eles, a primeira planta piloto de produção de hidrocarbonetos renováveis a partir do biogás, com foco em bioquerosene de aviação, localizada em Foz do Iguaçu, na qual o CIBiogás foi responsável pela execução técnica, em parceria com o Itaipu Parquetec e a Universidade Federal do Paraná.


“O CIBiogás se sente honrado de ter participado desse projeto, que deixou um legado para o setor de hidrogênio no Brasil e nos permitiu colocar o biogás, definitivamente, na rota do hidrogênio no país”, destacou Rafael González, diretor presidente do CIBiogás. “Ganhamos visibilidade não apenas no âmbito nacional, mas internacional, pois a unidade passou a ser visitada por pessoas do mundo todo”, completou.

A ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde) estima que investimentos em hidrogênio verde trarão impacto de R$ 7 trilhões no PIB nacional até 2050. 


Neste ano, foi sancionada a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono. A Lei 14.948/24 regulamenta a produção de hidrogênio considerado de baixa emissão de carbono, destacando entre as diversas rotas produtivas, as que incluem o biogás e biometano. A lei também institui uma certificação voluntária e traz incentivos tributários ao setor.

Outro incentivo veio com a Lei 14.993/24, também conhecida como Lei do Combustível do Futuro, que incentiva o uso de biocombustíveis por meio da regulamentação e da criação de programas de estímulo a alternativas energéticas mais sustentáveis, como o diesel verde e o biometano.

O Projeto H2Brasil

O CIBiogás e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do projeto H2Brasil, inauguraram em junho de 2024 a primeira planta piloto do Brasil para produção de petróleo sintético a partir do biogás. O foco é na produção de combustível sustentável de aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF).
Com investimento de 1,8 milhão de euros do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), a Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis vai produzir cerca de 6kg/dia de biosyncrude – uma mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde, utilizada na produção de SAF após hidrogenação e refino. 
A planta piloto utiliza até 50 Nm³/dia de biogás produzido na unidade de biodigestão da Itaipu Binacional como principal fonte de carbono para a produção dos hidrocarbonetos. Além disso, são utilizados 53 Nm³/dia de hidrogênio verde produzido pelo Parque Tecnológico Itaipu.


A parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha e o CIBiogás também viabilizou a criação de um mapa dinâmico para identificar áreas com maior potencial de produção de SAF no Paraná. O mapa destaca as regiões mais promissoras para a produção de bioquerosene de aviação por meio do biogás e revela que o estado apresenta um potencial estimado de produção de 15 mil m³ por ano de SAF a partir do biogás gerado pelas plantas de biogás em operação mapeadas pelo panorama do biogás em 2023.

Tags: , , , ,