CIBiogás, COPEL e UFSM inovam no setor de mobilidade elétrica
Blog do Cibiogas

Modelo de negócios elaborado pelo CIBiogás marcou o setor com alta tecnologia e garantia de funcionamento no Rio Grande do Sul

 

Pensando na redução de poluentes e novas ações que promovam a sustentabilidade na mobilidade urbana, o CIBiogás – em nome de todos os colabores e diretoria do Centro, juntamente com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), associada do CIBiogás, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Lisaruth e demais parceiros, estiveram em Santa Cruz e Santa Maria, no Rio Grande do Sul para a inauguração do 1º Eletroposto de Carga Rápida em Rodovia do Estado.

 

A iniciativa, resultado de um projeto de P&D 22 de Mobilidade Elétrica, representa um avanço exemplar no setor. O trabalho de instalação de estruturas de recargas no Estado possibilitou a inauguração de dois eletropostos rápidos, uma vez que o estado prevê o aumento do número de usuários de veículos elétricos. 

 

O setor de mobilidade vem ganhando cada vez mais espaço com as opções de abastecimentos alternativos à gasolina, diesel e similares. Agora, a vez é a do abastecimento elétrico, opção que evita a emissão de gases de efeito estufa. 

 

Workshop de mobilidade elétrica

 

Durante a viagem, o CIBiogás realizou um workshop de mobilidade elétrica do P&D, onde apresentamos e discutimos modelos de negócios e o desenvolvimento técnico do projeto. Após o encontro, visitamos as estruturas de laboratório responsável por executar a parte prática dos carregadores, esses que contam com um software interligado capaz de levar a energia de um veículo para a rede elétrica.

 

Nicolas Berhorst, coordenador do área de inteligência de mercado no CIBiogás, conta que a inauguração dos eletropostos foi um marco para o setor no Sul do Brasil. 

 

“Presenciar esses acontecimentos depois de muito tempo de pesquisa, confirma que somos capazes de transformar o cenário automobilístico do Brasil. Temos muito potencial para criar outros modelos de negócio que possam ser divisores de águas a favor da sustentabilidade”.

 

Rodrigo Braun, da Copel, é gerente do projeto e diz que os veículos elétricos, acima de tudo, são responsáveis por proporcionar mais independência aos usuários.

 

“A maior vantagem é a independência. Você não depende do valor da gasolina, por exemplo, ou da parada no meio do trajeto para o abastecimento. Espero que no futuro todos tenham acesso a essa opção de locomoção”.

 

Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás afirma que a solução irá fazer toda a diferença em outros modelos de negócio que surgirão a favor da alternativa no Brasil. 

 

“O CIBiogás tem toda a expertise para construir soluções do tipo, ainda mais pensando no futuro da mobilidade, que ainda carece de inovações que podem ser oferecidas também pelo biometano e o hidrogênio.”

 

Software de monitoramento

A viagem apenas confirmou o quão inovadores podemos ser quando falamos de energias renováveis e mobilidade. O software desenvolvido no laboratório Serviço Social do Comércio (SESC) permite o controle da carga do veículo a partir de um aplicativo. Simples e eficiente, a alternativa mostra se o carro está carregado, a porcentagem de bateria e também a injeção da carga na rede de energia da casa. 

 

A troca, feita por veículos e carregadores adequados, pode acontecer em ocasiões de queda da rede de energia, permitindo o restabelecimento instantâneo e sem grandes preocupações pelo proprietário. O projeto segue em aprimoramento e pretende alcançar ainda mais regiões com a inovação.

 

Tags: , , ,