Como o biogás pode ajudar a sua empresa a minimizar as emissões de gases?
Como o biogás pode ajudar a sua empresa a minimizar as emissões de gases?
Blog do Cibiogas

O biogás é um produto com alto potencial energético, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, com políticas públicas e programas de incentivo e pesquisa. Mas você sabe como o biogás pode ajudar a sua empresa a minimizar as emissões de gases?

O atual panorama empresarial valoriza práticas voltadas à sustentabilidade, que minimizem os efeitos de processos de produção no meio ambiente. A geração de energia limpa e renovável é um ponto importante, que impacta a geração de gases de efeito estufa.

É aí que entra o biogás: produzido a partir da decomposição de matéria orgânica em biodigestores, ele é uma solução que ganha o mercado com benefícios ambientais, econômicos e sociais, pois ajuda na complexa questão da destinação do lixo.

Ele pode ser até produzido em aterros sanitários, a partir da instalação de uma estrutura de drenos, que também auxilia na redução dos níveis de contaminação do solo e das águas subterrâneas.

Mas a utilização do biogás vai muito além da produção de energia: ele pode ser usado em redes de gás natural como combustível veicular e nas formas de Gás Natural Veicular (GNV), Gás Natural Liquefeito (GNL) ou Gás Natural Comprimido (GNC).

Vantagens para empresas

Empresas de maior porte podem participar do mercado livre de comércio de energia, buscando fontes renováveis como o biogás. Com isso, conseguem economia, com menor gasto na conta de energia, e reforçam seu compromisso de responsabilidade ambiental e social.

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma iniciativa que mostra a preocupação do setor. Essa associação civil sem fins lucrativos promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema.

O grupo lançou a carta “Posicionamento dos Empresários pelo Clima”, com a assinatura de 115 empresas e 14 entidades setoriais, na qual destaca que “o setor empresarial brasileiro está engajado na recuperação do país dos efeitos da Covid-19, promovendo uma retomada verde fundada em bases de economia circular, de baixo carbono e de inclusão”.

Potencial do biogás

O (PDE) Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) destaca que, apesar do potencial, a presença do biogás na oferta interna de energia é de apenas 0,1%. Sua capacidade instalada em geração distribuída em 2020 alcançou 42 MW, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Mas o panorama vem mudando. O biometano está no centro de uma série de iniciativas pelo mundo e é prioridade no programa Metano Zero, que vai estimular a transformação desse gás de efeito estufa em biocombustível, com suporte financeiro de bancos públicos.

Em novembro de 2021, durante a COP26, em Glasgow (Escócia), o Brasil aderiu ao “Compromisso Global de Metano”, que prevê a diminuição voluntária de 30% das emissões em todo o mundo até 2030. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o metano é 80 vezes mais prejudicial para o aquecimento global do que o dióxido de carbono.

Cerca de outros cem países também se comprometeram com o objetivo. O acordo impõe reduções das emissões de fontes como aterros sanitários, mineração de carvão, processos industriais, sistemas de óleo, gás e agricultura. Na ocasião, o governo brasileiro anunciou a nova meta de redução de emissões de gases do efeito estufa no país, que passou de 43% para 50% até 2030, além da neutralidade de carbono, prevista para ocorrer até 2050.

Em 2023 a SoEnergy completará 25 anos de atuação no mercado global de geração de energia, tendo entregado mais de 3GW de potência confiável a clientes em mineração, óleo & gás, industrial e concessionárias de energia. Estamos comprometidos com a transição energética, assegurando a nossos clientes confiabilidade energética e o biogás, sendo uma fonte renovável, aumentará nos próximos anos sua participação na matriz energética, entregando energia 24 horas por dia, 7 dias por semana em regime contínuo.

Segundo András Mesics, CEO da SOEnergy International, a CIBiogás tem assumido a mais destaque a cada dia na promoção e incentivo ao mercado de energias renováveis com o desenvolvimento do biogás como recurso energético limpo e confiável. Neste contexto a SoEnergy tem dois modelos de negócios que se ajustam ao atual momento do mercado, oferecendo plantas de geração de energia sem necessidade de investimento em capex por parte de nossos clientes.

Produção crescente

A produção de biogás no Brasil deve atingir novo recorde em 2022, com a estimativa de pelo menos 2,8 bilhões de Nm³ até o final do ano, segundo o “Panorama do Biogás no Brasil”, levantamento feito pelo CIBiogás.

Em 2021, a soma da produção de todas as plantas do país chegou a 2,3 bilhões Nm³, mais que o dobro do resultado de 2017, mantendo o crescimento constante observado ano a ano – 1,37 (2018), 1,77 (2019) e 2,14 (2020). Houve um aumento de 20% em comparação ao ano anterior.

O relatório estima um potencial teórico de produção de 84,6 bilhões Nm³/ano, com expectativa de potencial teórico de curto prazo atingindo 10,8 bilhões Nm³/ano.

Como vimos, o biogás oferece muitas vantagens e agrega valor positivo à reputação das empresas que adotam modelos sustentáveis de geração de energia e gestão de resíduos.

Tags: , ,