Aproveitamento dos resíduos orgânicos nas ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto
Blog do Cibiogas

A preocupação com a gestão de resíduos é um dos grandes desafios do setor de saneamento, e o aproveitamento de resíduos orgânicos em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) aparece como uma solução com benefícios ambientais, econômicos e sociais.

As ETEs têm a função de tratar o esgoto, removendo impurezas e possibilitando o retorno da água ao meio ambiente. Infelizmente, a realidade no país é que os resíduos gerados durante esse processo, especialmente os orgânicos, são descartados de forma inadequada. Segundo o Instituto Trata Brasil, o índice de tratamento de esgoto no país é de 52,2%, em levantamento que considerou os dados mais recentes, coletados em 2022.

Um dos principais benefícios do aproveitamento de resíduos orgânicos nas ETEs é a geração de biogás, fonte renovável de energia. O biogás gerado após o tratamento anaeróbio do esgoto, que muitas vezes é queimado, passa a ser utilizado para geração de energia.

O uso do biogás como fonte alternativa de energia elétrica para as ETEs contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e a diminuição dos gastos com energia, que costumam corresponder à maioria dos custos operacionais das estações. Além disso, o biogás também pode ser aproveitado para geração de energia térmica, combustível e iluminação de áreas vizinhas às estações.

Atualmente, 63% do substrato para produção de biogás no Brasil vêm de resíduos sólidos urbanos e esgoto, de acordo com o Panorama do Biogás 2023.

Outros benefícios do aproveitamento de resíduos orgânicos nas ETEs

O aproveitamento de resíduos orgânicos nas ETEs também ajuda a minimizar a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários. Com isso, contribui-se para a redução da poluição e para a preservação de recursos naturais.

Produção de biogás em ETEs

O processo inclui algumas etapas, como:

  • Coleta e pré-tratamento para remover sólidos maiores e materiais indesejados;

  • Digestão anaeróbia: processo produz biogás e digestato (material residual);

  • Purificação do biogás: o gás gerado pode conter impurezas, como sulfeto de hidrogênio (H2S), que podem ser removidas para melhorar a qualidade do biogás e viabilizar sua utilização;

  • Aproveitamento do biogás para geração de eletricidade em motores de combustão interna ou turbinas; produção de calor em caldeiras; substituição de gás natural em processos industriais ou residenciais.
  •  

Desafios para a viabilidade do biogás em ETEs

A implantação de projetos de aproveitamento de resíduos orgânicos nas ETEs envolve a análise do potencial de geração de resíduos; investimento em tecnologia; capacitação e conscientização acerca da importância da separação de resíduos. Alguns dos desafios são os ainda incipientes incentivos públicos e regulação do setor.

A produção de biogás em ETEs está se consolidando como uma solução para a gestão de resíduos e a geração de energia, contribuindo para a sustentabilidade e o desenvolvimento da economia circular. Com a crescente demanda por fontes de energia renováveis e as obrigações legais que envolvem o tratamento de efluentes, a prática deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Tags: , , , , , ,