A Revolução do Biogás: como o CIBiogás está mudando o jogo para os negócios?
Blog do Cibiogas

Não é exagero dizer que o CIBiogás está colaborando para uma revolução do setor de biogás. Em dez anos de história, o Centro se tornou referência em soluções inovadoras, de tecnologia e negócios, proporcionando competitividade aos associados.

A partir da missão de promover o desenvolvimento sustentável da cadeia do biogás e outras energias renováveis, o CIBiogás busca aliar sustentabilidade com lucratividade, transformando resíduos agrícolas e de aterros sanitários em uma fonte de energia limpa e renovável, trazendo redução de custos e renda para pequenas propriedades rurais.

CIBiogás e Compagas

A parceria do CIBiogás com a Compagas (Companhia Paranaense de Gás) associada mantenedora do CIBiogás é um exemplo bem-sucedido da atuação do Centro no apoio a novos negócios. A companhia desenvolve o projeto Compagas +Verde, que investe na busca de soluções sustentáveis e de energia limpa, impulsionando a produção de biometano no Paraná. 

Entre as ações do projeto, a Compagas e o Conresol (Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos) assinaram um protocolo de intenções para avaliar as potencialidades da utilização dos resíduos sólidos urbanos na produção de biometano e distribuição por rede de gás canalizada aos seus usuários. 

A parceria engloba a realização de estudos técnicos, econômicos e ambientais para viabilizar a produção de biometano a partir dos resíduos sólidos urbanos coletados pelo Conresol e sua injeção na rede de distribuição da Compagas. 

Outra iniciativa da Compagas com o CIBiogás ocorreu por meio do Projeto GEF Biogás Brasil, no qual foi desenvolvido um modelo estratégico de atuação da concessionária para ampliar a produção e oferta de biogás e biometano no Paraná.

Iniciada em fevereiro de 2020, a cooperação resulta na elaboração de modelos de negócio atraentes para companhias de energia e fornecedoras de gás no sul do Brasil. O GEF Biogás Brasil conta com o CIBiogás como principal entidade executora e é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Para Luciano Cherobim, assessor de Relações Institucionais e Novos Negócios da Compagas, o momento é de amadurecimento do mercado para o biometano. “A Compagas está alinhada a isso e criamos uma sinergia com o CIBiogás para conseguir alavancar novos negócios”, afirmou.

Segundo Cherobim, a experiência do CIBiogás é fundamental para viabilizar alguns projetos. “O CIBiogás está presente em todos os elos da cadeia do biogás e do biometano, e pode ajudar a Compagas em modelos de negócios para viabilizar o investimento em infraestrutura em locais distantes do gasoduto de transporte. Em regiões como o norte, centro e oeste do Paraná, a solução mais lógica que enxergamos é o biometano”, concluiu.

CIBiogás e Copel

Outra parceira do CIBiogás é a Copel, também associada mantenedora, que busca desenvolver estratégias de atuação e modelos de negócios utilizando como fonte o gás gerado por resíduos da agroindústria e outras atividades. O programa Copel Mobilidade, focado em modelos de negócios para carros elétricos, é outra vertente da atuação, e contou com a modelagem de negócios realizada pelo CIBiogás. 

Recentemente, a Copel recebeu 71 propostas cadastradas na chamada pública para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de tecnologias para produção de hidrogênio de baixo carbono oriundo de biomassa, biocombustíveis e outros resíduos de natureza orgânica. Está prevista a aplicação de até R$ 7,6 milhões nas iniciativas.

Rafael Nascimento, Engenheiro Ambiental da Copel, destaca que as ações do CIBiogás têm sido importantes para o desenvolvimento do setor. “O CIBiogás é uma instituição que a Copel apoia desde a sua fundação e vê como um centro estratégico para o setor atuando diretamente na economia circular e resolvendo questões como a destinação correta dos resíduos, algo alinhado às políticas da Copel”, disse.

Para ele, o biogás oferece múltiplas alternativas de investimento, e a Copel pretende caminhar junto com o CIBiogás. “Enxergamos o biogás como um energético estratégico, passando pelas diversas fronteiras da sua utilização, como a produção de energia elétrica, purificação do biometano, uso térmico, novos combustíveis e produção de hidrogênio renovável. Então, o setor tem um futuro bastante promissor e a Copel quer participar de projetos que aproveitem seu potencial”.

Como a Compagas e a Copel, os parceiros do CIBiogás podem aproveitar a expertise e estrutura do Centro para desenvolver seus projetos. Ao longo de sua história, o CIBiogás desenvolveu tecnologias, arranjos tecnológicos e modelos de negócio, oferecendo aos seus parceiros identificação de oportunidades de negócios; serviços de laboratório; estruturação de arranjo tecnológico; construção de modelos de negócios; captação de recursos para investimento; projetos e especificações técnicas de plantas; implantação, planejamento e gestão da obra; comissionamento e operação assistida de plantas; negócios em energia; due diligence de plantas; cursos, capacitações e eventos.

Além disso, o CIBiogás conta com um ecossistema robusto, formado por membros do primeiro clube de negócios do setor de biogás, o BiogasClub. Com adesão para diversos planos, a iniciativa promove a integração de agentes interessados em desenvolver soluções inovadoras para o mercado de biogás, biometano e hidrogênio. Saiba mais: https://cibiogas.org/biogasclub/.