Você tem interesse em investir em biometano? O biometano surge a partir do processo de purificação do biogás. Ele é um combustível gasoso e esse processamento ocorre pela digestão anaeróbia do material orgânico. No dia 01 de outubro de 2020, o 3° Fórum de Biogás e biometano em conjunto com o CIBiogás, ABiogás, GNPW e BR Distribuidora, anunciaram lançamento de uma chamada de compra para investir em biometano pela Golar Power. O webinar trouxe uma oportunidade de investimento na fonte para a interiorização de biometano no Brasil. A partir da iniciativa, a Golar Power disponibilizou 5 milhões de m³ de biometano para impulsionar os possíveis investimentos.

Confira o webinar especial e saiba mais sobre a chamada.

Biogás e Biometano

O Brasil ainda tem muito o que explorar do biogás e do biometano. Para isso, é preciso a presença de profissionais capacitados para executar os projetos e investimentos para modernizar as fontes de energia do país. Tudo começa pela gestão e tratamento de resíduos e desta maneira entendemos a conversão do biogás para o biometano.

O biogás dá-se após a decomposição de resíduos sólidos e orgânicos. O gás surge com a digestão anaeróbia de material orgânico, composto em sua maioria por metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). 

Resíduos importantes na conversão de biogás:

  • Esterco e carcaça animal;
  • Resíduos agrícolas: cana de açúcar, café, soja, milho, entre outros; 
  • Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) e/ou Resíduos Sólidos Urbanos (RSU);

Com o desenvolvimento dessa alternativa, encontramos diversas formas de utilizar o biogás e desde então, é possível gerar calor, energia e combustível a partir do manejo do biogás. Uma ótima fonte de renda para os produtor rurais, o biogás é em projetos de Geração Distribuída. A GD é capaz de sustentar a energia em áreas que sofrem com a queda de energia. Da mesma forma, projetos microgrids podem ser uma ótima alternativa para suprir a demanda energética das cidades. Quer saber mais sobre o Biogás? Acesse este link.

O papel do biometano no crescimento do mercado de gás no Brasil

Primeiramente, para obter o biometano é necessário uma planta de biogás. A partir disso, a conversão do biogás é o próximo passo e o investimento em uma estrutura adequada é o que possibilitará a ação. Neste processo, a transformação acontece na separação das moléculas do metano e do dióxido de carbono. A conversão do biometano depende de 90 a 95% de purificação do biogás.

Desta forma, percebemos a importância de políticas públicas e de iniciativas privadas que auxiliem no investimento de novas plantas de biogás no Brasil, permitindo a obtenção de equipamentos e impulsionando desenvolvimento tecnológico que permita o uso do biometano. 

Nós temos uma cadeia produtiva onde o biometano é uma parte dessa cadeia que deve ser transformado de uma planta de biogás com resíduos sólidos urbanos  ou de estações de tratamento de esgoto. Precisamos estruturar uma refinaria, um equipamento, um conjunto de tecnologias que permitem avançarmos no sentido de pureza do metano.” – Rafael Gonzalez, Diretor Presidente do CIBiogás

Como investir em biometano?

Rafael Gonzalez, Diretor Presidente do CIBiogás

Conheça algumas formas de purificação do biogás para o biometano

No webinar especial do 3° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, Rafael González, Diretor Presidente do CIBiogás, compartilhou informações a respeito do biogás no país. Da transição energética até a resolução da ANP n°8/2015 – que define o biometano como resultado da purificação do biogás oriundo de fontes agrossilvopastoris e comerciais e retirada do CO2 e H2S – mostra que o mesmo é análogo ao gás natural. Já a resolução da ANP n° 685/2017, regulamenta o biometano oriundo de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto. Rafael destacou as formas de transformação do biogás para o biometano. Confira algumas abaixo:

Water Scrubbing (lavagem de gases) 

Consiste em um conjunto de colunas que executam uma determinada pressão para a lavagem inversa do gás. O biogás em alta pressão, em contato com água em contracorrente (geralmente gelada),  faz com que a água absorva CO2 e H2S. No confronto entre as moléculas de gás sobre pressão e temperatura, a molécula de metano consegue passar por essa coluna de água e as moléculas de CO2 e H2S são absorvidas pela água e posteriormente, com a despressurização, são liberadas para a atmosfera ou reaproveitadas. 

Refino por pressure swing – Adsorption – PSA

Um conjunto de colunas que permite esse processo de separação dos componentes dos gases que estão no biogás. Essa separação é feita por meio de elementos filtrantes que podem ajudar na adsorção das moléculas de CO2 e H2S para que a molécula de CH4 possa permear por dentro do filtro molecular.

Que tipo de filtros deve-se utilizar? Filtro molecular como carvão ativado, sílica gel, alumina ativada, entre outros. Um equipamento com uma boa vazão do fluxo, pressão e uma série de condicionantes, garantem a eficiência da tecnologia.

Refino por membranas

O refino por membranas é uma forma de purificação que possui alta tecnologia e é muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos. O objetivo é passar os componentes de gás por membranas constituídas de materiais poliméricos de alta performance. O princípio de funcionamento das membranas é baseado na permeabilidade das moléculas, ou seja, quanto maior a diferença de permeabilidade entre as moléculas que se deseja separar, mais facilmente ocorre a separação.

Sendo assim, consegue-se fazer a separação do metano com os outros traços de gases. Na planta da UD ITAIPU, está em fase de implantação um sistema de refino alternativo por membranas, para o refino do biometano utilizado no abastecimento dos veículos da frota da Itaipu. Esse sistema está sendo elaborado como um dos objetivos do atual convênio da Itaipu com o CIBiogás, em parceria com a empresa 3Di Engenharia. Ambas trabalham em conjunto para realizar a instalação técnica do sistema de refino de biogás por membranas.

Dentro do complexo da Itaipu Binacional, o CIBiogás é responsável pela UD ITAIPU, centro de abastecimento à biometano que atende cerca 40 carros da frota da Binacional.

Como investir em biometano?

UD Itaipu, localizada no complexo da Itaipu Binacional.

Outras oportunidades na cadeia produtiva

O processo por Water Scrubbing e PSA são tecnologias dominadas no Brasil e não representam uma facilidade tecnológica. O CO2 ainda é pouco explorado no país e pode ser usado na indústria alimentícia; em processos industriais; na insensibilização de animais para abate e até no setor hospitalar. Quando falamos de separar o CO2, falamos de aproximadamente 35% a 42% do volume total do biogás, podendo ser utilizado como um subproduto.

Biometano no Brasil

De acordo com o Panorama de Tecnologias Aplicadas no Agronegócio de Biogás e Biometano, o biometano ainda é pouco explorado nas plantas de biogás consultadas, sendo apenas 5% produtoras da alternativa. “ O biometano produzido nas plantas de biogás é utilizado principalmente como combustível veicular, representando 67% das plantas e em 33% delas suas utilização é combinada entre combustível veicular e energia térmica, de acordo com a demanda.” (Dados: Panorama de Tecnologias Aplicadas no Agronegócio de Biogás e Biometano).

Hoje o Brasil produz cerca de 43% de energia proveniente do petróleo e 28% de produtos energéticos provenientes dos biocombustíveis. No total, 37% dessa energia disponível no país é consumida no setor de transporte e na indústria. O gás natural, nesse quesito ainda não tem uma grande produção percentual na nossa matriz, mas está começando a ganhar cada vez mais escala.

Rotas tecnológicas e o investimento em Biometano

A tendência do biometano é se potencializar cada vez mais na matriz brasileira, tornando-se uma alternativa essencial, porém uma das problemáticas que envolvem o biometano atualmente é a transportabilidade. Para que a interiorização do combustível seja eficaz no Brasil, é importante explorar mais a oportunidade de biometano comprimido ou liquefeito e juntamente com essa, temos outras duas possibilidades de transporte:

  • Grande volume + longa distância  = gasodutos
  • Gasodutos virtuais (caminhões) para GNC ou GNL

Rafael Gonzalez comentou sobre como a iniciativa da Golar Power pode fortalecer esse tipo de evolução no setor a partir do Novo Mercado de Gás:

“A concepção do Novo Mercado e Gás tem como foco o aumento de fornecedores e o aumento de consumidores, e acredito que esse é um ponto importante a partir da  chamada da Golar Power. Tudo isso está conectado com o novo mercado de gás que é a nova proposta do governo brasileiro”  

A Chamada Biometano: Uma oportunidade de investimento 

No webinar especial do 3° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, Marcelo Rodrigues Vice Presidente Executivo na Golar Power, anunciou a abertura da chamada pública de compra de biometano e destacou que a iniciativa visa impulsionar a captação, purificação e interiorização do biogás como uma molécula de carbono neutro, além de incentivar a interiorização do gás natural por meio da distribuição do gás liquefeito de biometano (BioGNL) em pequena escala por modais rodoviários e cabotagem.

“Não há competição dessa molécula com o gás vendido no gasoduto, simplesmente essa molécula (do biogás) irá complementar a disponibilidade de metano para que o país tenha acesso à uma molécula competitiva (biometano) e com um apelo ambiental fantástico.” – Marcelo Rodrigues, Vice Presidente Executivo na Golar Power

Atualmente a Golar Power obtém o Gás Natural Liquefeito (GNL) importado através do terminais de importação de GNL por via terrestre da Argentina. Assim, liquefaz o gás natural oriundo de poços maduros em terra e mar e a partir do biometano, existe a alternativa para produzir o BioGNL, que será utilizado no mercado automotivo e também na indústria e comércio. A escolha  pelo biometano se deu com o objetivo de ampliar o mix de fontes para liquefação, monetizando o gás nacional, além de oferecer uma alternativa de carbono neutro no Brasil.

O objetivo da iniciativa é a contratação de até 5.000.000m³/dia de Biometano com previsão de início dos projetos nos próximos 5 anos. Os produtores e operadores de biogás e biometano no país são os investidores principais que a iniciativa acolhe, a partir da parceria, os contratos para investir em biometano podem durar até dez anos 

Como investir em Biometano? 

Por fim, queremos saber: como investir em biometano? Segundo a ABiogás, a implantação de plantas de biogás para produção de biometano para atender somente esta chamada mais recente, é de 8 bilhões de reais. A produção de biometano no Brasil ainda é pequena, em comparação com os países europeus. No caso deles, uma estratégia conectada por grande rede de gasodutos. 

No nosso caso, a maior parte dessa integração ocorrerá fora dos gasodutos. A nossa estrutura de transporte de gás, em aspectos geográficos, limita muito as oportunidades para o biometano.

Desta forma, surgem grandes oportunidades para investidores do setor de gás e energia, bem como fornecedores de sistemas de refino de gás e liquefação. As empresas construtoras de plantas de biogás estão no país e mais empresas deverão iniciar seus negócios no Brasil. Neste caso, contratos de longo prazo são garantias importantes para os investir em biometano e contribuir na ação.

Ficou com vontade de investir em biometano? Então que tal dar uma olhada na chamada de biometano da Golar Power? Confira esta oportunidade e faça parte da democratização do biogás no Brasil!

A capacitação também é uma ótima oportunidade para conferir o que o futuro do mercado nos reserva. O curso de Produção e Uso de Biometano pode ser uma boa oportunidade para se tornar um agente qualificado no mercado. Matricule-se!