BiogasMap

Um retrato do biogás no Brasil a um clique de você

Conheça o BiogasMap: uma ferramenta web que possibilita a visualização das unidades de produção e do uso energético de biogás no país em um mapa dinâmico, público e online.  

Tudo isso porque o CIBiogás - em parceria com CIH (Centro Internacional de Hidroinformática) e com o apoio do PROBIOGÁS (Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil) - trabalharam para divulgar, por meio dessa ferramenta, o potencial de biogás brasileiro já implantado. O PROBIOGÁS é fruto da cooperação técnica entre o Governo Brasileiro, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e o Governo Alemão, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

A ferramenta faz parte do Cadastro Nacional do Biogás que está sendo criado pelo CIBiogás, uma iniciativa mais ampla que visa compilar e disponibilizar dados sobre o setor de biogás de forma colaborativa, imparcial e transparente. Essa iniciativa tem o apoio institucional do Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil - PROBIOGAS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, do , do Centro Internacional de Hidroinformática – CIH e de diversas empresas dos setores de saneamento, energia, agropecuária, indústria, biodigestão e biogás do Brasil.

O objetivo é incentivar o desenvolvimento do setor brasileiro de biogás por meio da divulgação de informações sobre potencial de produção, unidades de produção existentes, tecnologias disponíveis, projetos de pesquisas e desenvolvimento, linhas de financiamento, legislação e regulamentação, consultores e fornecedores.

É importante destacar que a perspectiva é que os dados sejam atualizados anualmente pelo CIBiogás e seus parceiros e que a ferramenta seja melhorada e ampliada conforme a demanda do setor.


Saiba como funciona

Clique nos ícones do mapa e conheça melhor cada unidade de produção. Você pode utilizar também a pesquisa por meio dos filtros de indicadores.


 

Importante: Os dados desse cadastro representam valores aproximados com o objetivo de traçar uma visão geral do setor de biogás do Brasil e não devem ser aplicados na elaboração de projetos técnicos, análises econômicas ou planejamentos detalhados.

Caso esteja faltando alguma informação em sua unidade de produção de biogás ou ela não esteja assinalada aqui, envie um e-mail para cadastro.biogas@cibiogas.org ou Clique Aqui.

 

 

 

 

 

 

 

O levantamento dos dados ocorreu de janeiro a novembro de 2015, por meio, principalmente, de contatos com os responsáveis pela unidade de produção. Para o caso de unidades que não tinham conhecimento de sua produção média de biogás, foi estimada a produção a partir da quantidade de animais, no caso da agropecuária, considerando que 70% do potencial teórico é convertido ao potencial técnico de biogás. O levantamento dos dados das unidades ocorreu no âmbito de um projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação com recursos financeiros do CIBiogás e apoio técnico de uma aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Universidade Estadual de Campinas.
As unidades foram categorizadas em cinco classes, conforme o tipo de instalação que produz o substrato para a biodigestão e conforme a própria fonte de substrato, sendo: Indústria (Indústria sucroenergética, Abatedouro de aves ou suínos, Indústria de lacticínios e Indústria de alimentos e/ou bebidas); Agropecuária (Suinocultura; Avicultura de postura ou corte e Bovinocultura de leite ou corte); Aterro sanitário (Aterro sanitário); Estação de tratamento de esgoto (Esgoto e Lodo de esgoto); Codigestão (Codigestão de resíduos e efluentes).

 


ONDE ESTAMOS

 Av. Tancredo Neves, 6731
Edifício das Águas - Sala 11
Parque Tecnológico Itaipu
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil

CONTATO

Telefone: +55 45 3576-7166
Email: cibiogas@cibiogas.org

REDES SOCIAIS