Projeto Gef Biogás Brasil lança o maior pacote de capacitação online e gratuita em biogás da América Latina 
Notícias

A Trilha de Capacitação em Biogás inclui seis cursos, totalizando 270 horas de aprendizado remoto voltado para o público brasileiro. Alunos que participarem dos cursos vão receber certificados gratuitos de conclusão. As inscrições estão abertas até dezembro de 2021 em www.gefbiogas.org.br/cursos 

O Projeto GEF Biogás Brasil lançou a Trilha de Capacitação em Biogás, um pacote com seis cursos online e gratuitos que totalizam 270 horas de capacitação remota voltada para o público brasileiro interessado em biogás. É o maior pacote de capacitação aberta, online e gratuita em biogás da América Latina. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever nos seis cursos gratuitos da Trilha, sem necessidade de conhecimento ou experiência profissional prévios em produção de biogás.

A Trilha de Capacitação em Biogás é oferecida pelo Projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), e conta com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) como principal entidade executora.

O objetivo dos cursos é expandir a mão de obra especializada no setor, capacitar agentes multiplicadores e contribuir para a democratização do biogás, facilitando o acesso à informação de qualidade sobre o tema. Os cursos são destinados tanto a quem deseja ingressar no mercado de biogás, quanto a quem procura se atualizar no campo da geração de energias renováveis.

O biogás é uma fonte renovável de energia elétrica, energia térmica e combustível renovável, produzida a partir dos resíduos orgânicos da agroindústria ou da fração orgânica do lixo urbano.

Trilha de capacitação em biogás

“A Trilha de Capacitação em Biogás impulsiona a criação de estratégias inovadoras para a geração de energia renovável e a gestão sustentável de resíduos no Brasil”, diz o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim.

“Uma mão de obra qualificada e atualizada sobre os desafios e oportunidades do setor de biogás aumenta a produtividade e a inovação do setor privado, contribuindo para mais geração de emprego e renda, além dos benefícios ambientais”, explica o Representante da UNIDO para o Brasil e a Venezuela, Alessandro Amadio.

 Quem pode fazer? 

Trilha de Capacitação em Biogás é voltada para a capacitação de empreendedores, estudantes, gestores públicos e privados, investidores, produtores, empresários, pesquisadores e acadêmicos. A trajetória completa é composta por seis cursos individuais, cada um com uma carga horária própria e focado em um tema específico da produção de biogás e de seus subprodutos, como o biometano e o digestato.

Os alunos podem participar de cada curso separadamente, como etapas em uma trajetória de aprendizado. Quem concluir as atividades de um curso específico vai receber um certificado gratuito de conclusão. Já os alunos que cursarem a Trilha de Capacitação em Biogás completa – ou seja, todos os seis cursos oferecidos – vão receber um certificado gratuito especial indicando a conclusão das 270 horas de aprendizado.

 Diferencial no mercado 

Para o diretor-presidente do CIBiogás, Rafael González, essa é uma chance única para quem deseja ampliar os seus conhecimentos e ter um currículo mais competitivo e preparado para atuar no mercado do biogás no Brasil. “No mundo inteiro, as energias renováveis são o setor que mais crescem e aqui no Brasil não será diferente. É preciso estar preparado para o futuro com conhecimentos em biogás, biocombustíveis – especialmente o biometano, com a visão para descarbonização; assuntos tão tratados neste momento de transição energética mundial”, afirma.

No ano passado, mais de 1400 pessoas de todo o Brasil concluíram o Curso de Fundamentos do Biogás, capacitação lançada também pelo Projeto GEF Biogás Brasil e elaborada em parceria com o CIBiogás, que é uma das entidades diretoras do Projeto. Na ocasião, o CIBiogás concorreu ao prêmio de Transferência de Conhecimento e Capacitação em Energias Renováveis, promovido pela Associação Mundial de Biogás (World Biogas Association) no World Biogas Summit 2020.

 Serviço 

As inscrições para os cursos da Trilha de Capacitação em Biogás estão abertas até 31 de dezembro de 2021. Os alunos que se inscreverem nos cursos da Trilha até dezembro poderão concluir os cursos até março de 2022. Para se inscrever na Trilha de Capacitação em Biogás oferecida pelo Projeto GEF Biogás Brasil, acesse www.gefbiogas.org.br/cursos .

Foto 1 / capa – Equipe Laboratório: Um dos objetivos dos cursos é expandir a mão de obra especializada no setor (Crédito: CIBiogás)

Foto 2 – Ensaio laboratorial: Os cursos estão focados na produção de biogás e de seus subprodutos, como o digestato (Crédito: CIBiogás)

CONTATO PARA IMPRENSA / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS

CIBiogás – Renata Thomazi 

 [email protected] ou [email protected]

GEF Biogás Brasil – Raphael Makarenko (UNIDO) 

 [email protected] [email protected]

Tags: ,