eB Capital e Sebigas Cótica iniciam a construção de usina de biometano, gás carbônico e fertilizantes em Triunfo, RS
Notícias

Evento que marcou o início da construção da usina da Bioo, empresa criada pela eB Capital e Sebigas Cótica, contou com representantes do governo estadual, incluindo o Governador Eduardo Leite e sua comitiva; o prefeito de Triunfo, Murilo Machado, entre outros

 

Triunfo (RS), 30 de agosto de 2023 – A eB Capital, gestora de investimentos alternativos, e a Sebigas Cótica, empresa especializada no desenvolvimento de negócios ambientais de tratamento de resíduos e geração de biogás, realizaram hoje, no município de Triunfo, no Rio Grande do Sul, uma cerimônia que marcou o início da construção da Bioo, primeira usina de biometano, gás carbônico e fertilizantes idealizada por meio da sociedade entre as duas empresas. O evento ocorreu ao lado do Polo Petroquímico do Sul, há cerca de 30 km de Porto Alegre.

A Bioo conta com investimento de cerca de R$ 200 milhões e terá capacidade para a produção de 30 mil metros cúbicos de biometano por dia. A primeira planta já possui contrato firmado com a distribuidora Sulgás para fornecimento do componente químico para injeção diretamente no gasoduto da companhia. O empreendimento irá gerar também, em um primeiro momento, cerca de 40 empregos diretos na região.

Esta será a primeira usina (de outras duas que serão construídas posteriormente) com características para tratar resíduos orgânicos industriais em larga escala no Brasil, mitigando gases de efeito estufa e auxiliando as empresas brasileiras em suas metas de descarbonização e aterro zero.

Eduardo Sirotsky Melzer e Pedro Parente, cofundadores da eB Capital, e Maurício Cótica, diretor executivo da Sebigas Cótica, estiveram na solenidade, que contou também com representantes do governo estadual, incluindo o Governador Eduardo Leite e sua comitiva; o prefeito de Triunfo, Murilo Machado e delegação; o CEO da Sulgás, Marcelo Leite; entre outras autoridades e convidados.

“Estarmos aqui para o lançamento da construção da primeira usina da Bioo é um momento de imensa realização e entusiasmo. A sinergia entre a eB Capital e a Sebigas Cótica materializou uma visão conjunta de inovação. A Bioo não é apenas um empreendimento, mas um marco na jornada do Brasil em direção a um futuro mais sustentável. Estamos orgulhosos do papel que desempenhamos e ansiosos para ver o impacto positivo que este projeto trará para a região Sul e ao nosso País”, reflete Pedro Parente, cofundador da eB Capital.

“Este é um momento muito significativo para nós. Identificamos um vasto horizonte de oportunidades no tratamento de resíduos agroindustriais e na mitigação das emissões de gases de efeito estufa por meio da produção do biometano e de outros produtos, como o CO2 e o fertilizante orgânico. Nossa planta foi concebida para ser altamente versátil, trazendo solução mais de 40 tipos de resíduos. Estamos confiantes de que nossa abordagem de economia circular em parceria com a eB Capital nos levarão a grandes realizações e novos projetos como o que lançamos aqui em Triunfo”, celebra Maurício Cótica, diretor executivo da Sebigas Cótica.

“É um momento de grande celebração. A planta industrial que aqui se estabelecerá vai produzir biometano, gás carbônico e fertilizantes. Vai gerar emprego, renda e riqueza a partir do uso de resíduos para diversas finalidades, que ajudarão a destravar também o crescimento de empreendimentos industriais e das agroindústrias, já que esses locais precisam lidar com esses resíduos, um passivo ambiental que precisamos eliminar. Portanto, há ganhos nas duas pontas e vem na esteira de de um esforço do Estado para viabilizar investimentos como esse a partir da política do biogás”, explicou Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, presente no evento

A eB Capital terá um papel ativo e colaborativo na construção da plataforma em parceria com a Sebigas Cótica, visando garantir a escalabilidade e expansão do negócio. Segundo a gestora, o mercado de Transição Energética no Brasil representa mais de R$ 130 bilhões em investimentos mapeados para os próximos cinco anos.

A Sebigas Cótica é uma empresa que se destaca no mercado de energia renovável, especialmente no desenvolvimento de negócios ambientais de tratamento de resíduos e geração de biogás. Apresenta diferenciais como a construção da maior planta de biogás das Américas, localizada em Guariba – SP, além de outros relevantes projetos, como planta de biometano em Piracicaba – SP, com capacidade para produzir 80 mil m³/dia e atuação com projetos em outros países da América do Sul. A partir de sua tecnologia e expertise na produção de biogás, a Companhia é uma referência no setor.

 

Sobre a eB Capital

A eB Capital é uma gestora de investimentos alternativos que foca em negócios resilientes e de alto crescimento baseados em macrotendências econômicas. Seu foco está voltado para elevados retornos aos seus investidores contribuindo também positivamente para a sociedade. 

A gestora acredita no Brasil e no valor do País. Com um time de profissionais qualificados e capacidade de gestão para escalar empresas, investe em companhias referências em seus setores de atuação. Entre as suas investidas estão: Alloha Fibra, maior provedora independente de fibra óptica do País; Proz, plataforma de educação profissional; Loja do Mecânico, maior e-commerce de ferramentas e máquinas da América Latina; Green PCR, companhia de reciclagem de plásticos; e Hilab e Blue Health, ambas do segmento da Saúde, em medicina diagnóstica.

https://www.ebcapital.com.br/ 

Sobre a SebigasCótica

Especialistas no desenvolvimento de negócios ambientais de tratamento de resíduos e geração de biogás. Com a tecnologia e conhecimento agregado de diversas fontes energéticas, solidificamos a nossa experiência baseada na inovação e nos aprendizados agregados ao longo de cada produto e serviço aplicado em nossos projetos, onde colocamos em prática nossas expertises de engenharia, tecnologia, operação, desenvolvimento de negócios e know how em específico em biogás.

https://www.sebigascotica.com.br

Sobre a Bioo – plataforma de biosoluções

Originada pela Sebigas Cótica e eB Capital, a Bioo é uma plataforma de biosoluções que transforma resíduos agro e industriais em bioprodutos. Norteados pela economia circular, mitigação de emissões e odores, zero resíduos e segurança operacional, atuamos ativamente para tratar e transformar resíduos em biometano, dióxido de carbono em grau alimentício e fertilizante orgânico por meio de uma plataforma de reciclagem orgânica única no país, processando resíduos oriundos de diversos geradores com padrão de qualidade industrial.

 

Informações à imprensa 

Loures Consultoria (eB Capital)

https://www.loures.com.br  

Jonathas Ruiz – [email protected]   – 11 993857406 

Luci Anunciato – [email protected]   – 11 99522-8600

Sebigas Cótica

Contato: [email protected] | (51) 3272.6600

Tags: , , , , ,