CIBiogás no 35° Show Rural Coopavel reforça a importância do biogás e biometano
Notícias

Presente no estande do Biopark e Espaço Impulso, com PTI, o CIBiogás mais uma vez protagonizou as pautas sustentáveis sobre energia e biocombustíveis

Nos dias 06 a 10 de fevereiro de 2023, o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) participou da 35ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel. O evento contou com mais de 300 mil pessoas e foi promovido para expandir os horizontes do agronegócio no Paraná, trazendo oportunidades para o ramo tecnológico e diversas ações a toda a cadeia agro, além de ter como visão a sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Biogás em todos os lugares 

O CIBiogás esteve presente no estande do Biopark, no Espaço Impulso – uma parceria entre Parque Tecnológico Itaipu, Coopavel, ExoHub e Show Rural Digital, em todos os dias do evento.

No primeiro dia, Juliana Somer, gestora da área de Operações do CIBiogás, palestrou sobre o case da Central Bioenergia de Toledo, no Paraná, implantada e operada pelo CIBiogás, em parceria com o PTI e Itaipu Binacional. O projeto é destinado à geração de energia elétrica de forma distribuída a partir do biogás, com 0,67 MW de potência instalada.

Também foi possível acompanhar a palestra sobre “Hidrogênio e combustíveis avançados”, ministrada por Maiara Garcia, analista de Estruturação de Projetos de P&D do CIBiogás, no estande Smart Agro PTI. 

Atualmente, o Centro está desenvolvendo variados projetos focados no uso do hidrogênio verde como alternativa energética para combustíveis, incluindo a produção do combustível para aviação (bioquerosene) que terá a planta piloto em Foz do Iguaçu.

O investimento de R$ 9 milhões para o Paraná conta com a parceria da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Agência Técnica de Cooperação Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), o CIBiogás, a Fundação Araucária, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também contam com apoio do Núcleo de Pesquisas em Hidrogênio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional.

Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás, relata que é sempre uma honra participar do Show Rural, principalmente no ano em que o Centro completa dez anos de atuação.

“O CIBiogás possui muitos projetos para apresentar a cada ano no Show Rural, mas, desta vez, poder compartilhar sobre a nossa história como um dos protagonistas no desenvolvimento do biogás, acompanhando tantas evoluções no setor público e privado relacionados à fonte, é muito gratificante. Todos os anos, vemos o biogás sendo mais utilizado e a maior representatividade desta fonte na matriz energética brasileira”. 

Maiara Garcia apresenta sobre Hidrogênio e Combustíveis Avançados (Foto: CIBiogás)

Maiara Garcia apresenta sobre Hidrogênio e Combustíveis Avançados (Foto: CIBiogás)

 

PARCERIAS QUE FORTALECEM O MERCADO

Além de palestras, o CIBiogás pôde participar de outras ações, como o podcast promovido pelo Biopark, associada mantenedora do Centro. O programa citou os avanços do biogás no Brasil com a participação do diretor de desenvolvimento tecnológico do Centro, Felipe Marques, e as novas ações da Volvo Penta no mercado de biogás, também associada mantenedora do CIBiogás, com Renan Schepanski, gerente comercial da Volvo Penta.

Ouça e assista a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=eDRx7th0Ud4 

“Estamos muito preocupados com a gestão profissional do produtor rural e o CIBiogás está nesse processo nos ajudando a montar um hub consistente, que vai fornecer performance e disponibilidade para quem for proprietário de um gerador com motor Volvo. A nossa intenção é colocar as usinas para rodar de forma eficiente” reitera Schepanski.

Felipe Marques afirma que o CIBiogás é uma instituição de Ciência e Tecnologia com Inovação, que preza por parceiros com um olhar inovador nos projetos desenvolvidos. 

“Na perspectiva do CIBiogás, vemos que os envolvidos em projetos no mercado de biogás precisam aproveitar ao máximo o substrato que vai estar sendo manuseado pelos melhores equipamentos. Estes que vão gerar os melhores metros cúbicos de biogás, com máxima eficiência energética. Este é um ponto que ressaltamos com os nossos associados e membros, na intenção de entregar o melhor valor para o mercado.”

Felipe Marques e Renan Schepanski participam do Biopark podcast e falam sobre o biogás (Foto: CIBiogás)

 

NOVOS NEGÓCIOS E O AVANÇO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Visando novos negócios e o avanço do biogás e outras energias, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), em conjunto com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), promoveram um debate sobre o Programa RenovaBR e a Política Estadual de Biogás e Biometano. Na discussão, representantes comentaram sobre a importância do biogás e biometano para o Paraná. 

Rafael González comenta que o CIBiogás está no caminho para impulsionar os processos que aumentam o uso do biogás. “O CIBiogás está preparado para apoiar o desempenho de projetos e o que precisamos neste momento é o amparo de políticas públicas para desenvolver o mercado.”

Em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR, Banco do Brasil e outras entidades, o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, pronunciou-se sobre a relevância das energias renováveis, ressaltando o papel do RenovaPR no investimento de ações sustentáveis.

Durante o evento, foi possível observar o crescimento do setor de energias renováveis e a importância que os protagonistas do agronegócio estão dando para as pautas que se referem a biogás e biometano. Os biocombustíveis são o futuro para as máquinas agrícolas que fazem a diferença na colheita e distribuição de grãos para um bom plantio. 

Rafael González comenta sobre a importância de ampliar o uso de biogás e biometnao no Paraná (Foto: CIBiogás)

 

BIOGASCLUB 

Às vésperas de completar um ano do lançamento do primeiro clube de negócios dedicado ao mercado de biogás, o BiogasCLUB, o CIBiogás reforçou o seu papel como promotor de um ambiente de oportunidades para negócios, inovação e fortalecimento da cadeia do biogás.

O evento trouxe bons resultados para a visibilidade dessa iniciativa pioneira, que visa promover oportunidades de negócios, fortalecer a cadeia de biogás, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, estimulando pesquisas no setor. O BiogasClub possui mais de 20 benefícios às  empresas que desejam se conectar ao setor de biogás e desfrutar de um ambiente dinâmico de negócios. 

O desenvolvimento contínuo do setor sempre foi prioridade do CIBiogás e o BiogasClub veio para ser um ambiente de incentivo na junção de novas ideias, capazes de incrementar a matriz energética e solucionar diversas questões ambientais no país.

BiogasClub é o primeiro clube de negócios voltado ao biogás no Brasil  (Foto: CIBiogás)

 
Tags: , ,