CIBiogás firma importante compromisso com a SETI-PR durante o Dia do Biogás e Biometano, no Show Rural Coopavel 2025.
Notícias

Na presença dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior, do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e de Roraima, Antônio Denaruim, demais autoridades, instituições e empresas do setor participamos do Dia do Biogás e Biometano, no Show Rural Coopavel 2025.


Esse dia foi marcado por um conjunto de anúncios e compromissos  do governo estadual, para o desenvolvimento da cadeia de combustíveis renováveis no Paraná, visando a transição energética e a descarbonização de processos produtivos.


Dentre os compromissos, está o “Corredores Rodoviários Sustentáveis do Paraná”, que será ampliado a partir do biometano e sua complementaridade com o gás natural, com o objetivo de alcançar 4.586 quilômetros de estradas, cruzando 174 municípios alcançando a descarbonização de frotas.


O CEO da Compagas, Rafael Lamastra destacou o papel das companhias de gás canalizado do Brasil na inserção do biometano na frota de veículos pesados para o escoamento da produção. “O Paraná é pioneiro na criação dos Corredores Sustentáveis interligando o interior ao litoral, com a conexão dos principais pólos de produção do agronegócio a Curitiba e ao Porto de Paranaguá.”. 


“Já existe um primeiro corredor implantado de Londrina a Paranaguá, com abastecimento feito com biometano e a expectativa é que em 2025 seja colocada em operação a segunda etapa, que ligará Maringá a Paranaguá e o papel da Compagas é ser um facilitador neste processo”, explicou Lamastra.


No evento também foi firmado um compromisso junto ao Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Aldo Nelson Bona, para investimento da secretaria no projeto “Laboratório especializado em análises de biogás e biometano”, uma parceria entre a SETI-PR, o CIBiogás e a Unioeste. 


“É de extrema importância ter um laboratório especializado em biometano, além de arranjos de pesquisa e inovação em biogás, para que os ativos tecnológicos, de recursos humanos e infraestrutura possam se conectar com as demandas efetivas do mercado”, reforçou o secretário. “Temos muita expertise de pesquisa em nossas universidades e com a articulação do CIBiogás nesse projeto estamos unindo esforços para fazer com que o Paraná seja uma referência nacional e mundial em termos de uso e reuso dos seus recursos naturais, sobretudo na produção energética sustentável”, finalizou. 

 

Esse compromisso marca um avanço muito importante para entregar ao mercado uma estrutura laboratorial qualificada e confiável para atender as legislações vigentes e futuras referente ao Biometano.


“O Paraná é líder em Ciência Tecnologia e Inovação e o CIBiogás em parceria com universidades e demais atores importantes tem liderado a pesquisa orientada ao mercado, onde a qualificação desse combustível por um laboratório confiável traz ainda mais segurança e velocidade ao processo de descarbonização, permitindo escoar a produção do Estado com combustível sustentável”, enfatizou Rafael González, Diretor Presidente do CIBiogás. 

Tags: , , , ,