Central de Bioenergia de Toledo

Central de Bioenergia de Toledo

Desenvolvido e gerido pelo CIBiogás, com apoio de estudos de microgrid (tecnologia de microrredes de energia) do Parque Tecnológico de Itaipu e recursos da Itaipu Binacional, o projeto consiste em um Sistema de Biodigestão composto por biodigestores, grupo motogerador e lagoa de digestão e tratamento.
Já em estágio avançado de implantação, o projeto tem como objetivo a produção de energia elétrica com uma potência instalada de 1 MW, utilizando-se do biogás produzido a partir do tratamento por digestão anaeróbia de efluentes da suinocultura (30 mil suínos, 232 ton/dia), carcaça de suínos não abatidos (com processo de sanitização – 1 ton/dia) e resíduos agroindustriais (44 ton/dia) da região de Toledo (PR), como fonte primária de energia.
A energia produzida será utilizada para compensar o consumo de eletricidade dos prédios públicos da prefeitura, sendo capaz de abastecer aproximadamente 1.800 residências de médio porte. Além disso, também se apresenta como solução para diversas demandas dos produtores e das agroindústrias da região, mostrando-se um projeto inovador por seus aspectos tecnológicos e pelo modelo de negócio sustentável, capaz de viabilizar a replicação da solução.
O projeto tem previsão de início das operações até o final de 2022 e promete muitos benefícios para a cidade de Toledo.
Tratamento de dejetos da suinocultura: 340m3/dia
Quantidade de energia que será gerado por mês: 324MWh
Toneladas de CO2 evitados: aproximadamente. 10.000 ton CO2/ano
Tratamento de carcaça de suínos: 2,9 ton/dia
A Central de Bioenergia de Toledo produzirá energia elétrica com uma potência instalada de 500 kW e utilizará o biogás, produzido a partir do tratamento por digestão anaeróbia de efluentes da suinocultura, carcaça de suínos não abatidos e resíduos agroindustriais da região como fonte primária de energia. O projeto tem previsão de início das operações até o final de 2022.
Parceiros que apoiam o projeto: Adapar, Embrapa, Assuinoeste e Prefeitura de Toledo.