Por dentro do BiogasClub: networking para negócios mais sustentáveis
Blog do Cibiogas

O BiogasClub está revolucionando a maneira de fazer negócios no setor de biogás, com pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação, com um viés colaborativo e democrático.

Criado pelo CIBiogás no início de 2022, o BiogasClub conta, dois anos depois, com mais de 40 empresas que se juntaram ao clube de negócios buscando novas oportunidades, em um ambiente de troca de ideias, parcerias e networking permanente, em que o fortalecimento dos atores da cadeia de biogás é o grande objetivo.

Tudo para ajudar o setor a atingir seu potencial máximo, subindo dos atuais 2,8 bilhões Nm/ano de produção para a estimativa de 10,8 bi Nm/ano (curto prazo), até chegar aos 84,6 bi Nm/ano (previsão de longo prazo). Uma vez que o setor se desenvolve, as empresas que atuam nesse segmento crescem junto com ele.

A expertise do CIBiogás em prol do desenvolvimento sustentável

Em seus 10 anos de história, o CIBiogás se tornou referência em soluções inovadoras de modelos de negócios, que proporcionam mais competitividade às empresas conectadas ao ecossistema.

Aliar sustentabilidade com lucratividade é um dos objetivos principais, transformando resíduos do saneamento, da pecuária, do setor sucroalcooleiro, de aterros sanitários e agroindustriais em uma fonte de energia limpa e renovável, trazendo redução de custos e mais renda para empresas em diversos segmentos, em uma estratégia de economia circular.

Parcerias viabilizaram o desenvolvimento de tecnologias como o filtro para remoção de ácido sulfúrico (H₂S); rede de coleta de biogás interligando propriedades rurais a Minicentral Termelétrica; sistema de membranas poliméricas para purificação do biogás e conjunto extravasor interno de biodigestor. Além disso, o CIBiogás desenvolve processo para a obtenção de hidrogênio renovável pela reforma catalítica do biogás e/ou biometano.

O CIBiogás sempre participou de debates e liderou discussões acerca da legislação, que geraram o código tributário com subsídios para a geração de energia renovável em Minas Gerais, marcos legais do biogás no Paraná e Santa Catarina, programa RenovaBio e a política estadual de gás natural renovável do Rio de Janeiro, entre outros.

Além disso, esteve envolvido no projeto GEF Biogás Brasil, que converge ações e investimentos de parceiros internacionais, empresas, entidades setoriais e governo pelo estímulo à integração do biogás na cadeia produtiva brasileira. O projeto é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

Categorias do BiogasClub

Para fazer parte desse universo de oportunidades, estão disponíveis três categorias de adesão ao clube de negócios, com diferentes pacotes de benefícios para as empresas.

No pacote de benefícios essenciais, os planos Basic, Smart e Partner garantem destaque no site institucional, participação na REDE CIBiogás e encontros estratégicos do CIBiogás.

Os planos Smart e Partner também incluem matchmaking B2B e release econômico trimestral, e os membros do Partner têm a exclusividade do Radar de Oportunidades de P&D+I e 50% de desconto na estruturação do primeiro projeto.

Esses são apenas alguns dos benefícios, que ainda incluem o pacote de marketing estratégico e descontos de até 20% nos serviços prestados pelo CIBiogás, como treinamentos, identificação de oportunidades, modelagem de negócios, due diligence, serviços laboratoriais, diagnóstico do sistema e performance de plantas.

Como fazer parte do clube de negócios

Quer fazer parte do clube de negócios pioneiro do setor de biogás no Brasil? Entre em contato conosco e escolha o plano mais adequado aos seus objetivos.


Clique aqui e descubra o potencial do hidrogênio renovável.

Anote nossos canais: [email protected]

(45) 99115-7155

Tags: , , ,