Oportunidade para geradores de resíduos com potencial para produção de biogás no PR e MS
Blog do Cibiogas

Empresas e produtores geradores de resíduos com potencial para produção de biogás nos estados do Mato Grosso do Sul ou Paraná têm uma chance de ouro para colocar em prática seus projetos. O CIBiogás, em parceria com o Itaipu Parquetec, está com inscrições abertas na Chamada para Geradores de Resíduos.

Cinco projetos serão selecionados para receber um estudo de viabilidade completo para produção de biogás, contar com consultoria especializada do CIBiogás e receber apoio para apresentar os projetos a investidores e alavancarem seus negócios.

Como diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, em contato diário com o mercado, percebo que ainda há bastante assimetria de informação.  Muitas empresas chegam a investir na produção de biogás, mas acabam escolhendo e usando tecnologias inadequadas aos seus propósitos, por não dominarem os processos. É aqui que começa o nosso trabalho: temos expertise e somos contratados com frequência para dar esse suporte e indicar a rota tecnológica ideal para valorizar o tipo de resíduo gerado por cada empresa, pois temos uma certeza: quem manda na tecnologia é o resíduo.

Como em outros projetos, contamos neste edital com a importante parceria do Itaipu Parquetec, responsável pela divulgação e conexão com agentes de desenvolvimento. Sabemos que há investidores interessados, mas que encontram dificuldade para encontrar projetos estruturados, por isso, essa união é importante para dar viabilidade a propostas de qualidade.

Nossa intenção é facilitar a inscrição dos projetos, com um processo de submissão de propostas simplificado, e os projetos selecionados passando a ter suporte técnico. Essa é a melhor oportunidade para você tirar o seu projeto do papel, sem qualquer custo, e com o apoio de quem entende do assunto.

Podem se inscrever indústrias alimentícias, restaurantes, agroindústrias, estações de tratamento de esgoto, aterros sanitários, centrais de resíduos, cervejarias, amidonarias e indústrias sucroenergéticas, entre outros geradores de resíduos/efluentes orgânicos, além de organizações interessadas em sustentabilidade, economia circular e inovação no setor energético.

É natural que esse público-alvo tenha dúvidas. É melhor gerar energia térmica ou elétrica? Produzir biogás ou biometano? Trabalhar com membrana ou PSA? São questões que variam em cada projeto, e que com apoio de especialistas, podem ser respondidas com assertividade, garantindo mais segurança para os investimentos no setor.

Pelo tamanho do Brasil, optamos por focar nessa primeira chamada nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, que têm suas similares. Nossa intenção é ampliar a iniciativa, com editais voltados a potenciais produtores do Nordeste e Norte, ou Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sempre contando com o acompanhamento próximo de nossos especialistas.

Os produtores selecionados terão acesso gratuito a uma consultoria técnica especializada que tem um custo estimado de pelo menos R$50 mil.

Ao longo da história do CIBiogás, mais de cem projetos tiveram suporte em termos de rota tecnológica, estudo de substratos e ajustes operacionais.

E agora chegou a sua vez. Aproveite essa oportunidade de impulsionar o seu negócio e contribuir para a sustentabilidade. As inscrições vão até o dia 18 de janeiro de 2025 e podem ser feitas em https://materiais.cibiogas.org/residuos-e-energia

Esperamos seu projeto!

Felipe Souza Marques – Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás

Tags: , , , , ,