GUIA DO BIOGÁS: POR ONDE COMEÇAR A ESTUDAR ESSA ALTERNATIVA?
Blog do Cibiogas

Bom, agora que você já conhece alguns motivos para ingressar no setor, preparamos um guia do biogás para você efetivamente iniciar os estudos no ramo das energias renováveis.

Sabemos que as fontes renováveis de energia só vem crescendo no Brasil, país com grande potencial energético. E por isso, nada como manter profissionais do campo ambiental atualizados de todas as formas. Com números, cases, possíveis estratégias entre outras informações que também contribuem na capacitação de novos agentes. 

Com isso, destacamos os passos para você seguir para se tornar um profissional capaz de solucionar problemas e inovar no setor do biogás. Tudo com uma perspectiva otimista e próspera. 

Confira a seguir, o guia do biogás para estudar e se tornar  um protagonista no desenvolvimento do biogás no Brasil.

Guia do biogás: nível básico

Para ingressar nessa área, é preciso focar nos ensinamentos básicos. É importante se comprometer pelas fases de todos os processos que envolvem a permanência de uma planta, por exemplo, ou capaz de interpretar todos os termos que percorrem os princípios das fontes. Desta forma, o comando pelas ações no percurso para a realização de um projeto serão bem mais seguros e legais, dado que os aprendizados básicos foram seguidos com excelência. Se você ainda tem vontade de ingressar no setor, conheça o curso de Gerenciamento de Projetos Aplicado às Energias Renováveis e Fundamentos do Biogás. Gerenciamento de projetos Aplicado às Energias Renováveis Aqui o aluno é apresentado aos conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos. Este curso irá auxiliar a aplicar esses conceitos em projetos de energias renováveis. Com o objetivo de formar profissionais no tema que tem foco na aplicação de projetos de Energias Renováveis e desenvolve métodos que podem ser aplicados no trabalho dos participantes.Acesse e inscreva-se no cursoFundamentos do Biogás: O curso é implementado pelo Projeto GEF Biogás Brasil. A experiência oferece muitas horas de conteúdo online sobre os principais aspectos da produção e do uso do biogás. Tanto para a  geração de energia elétrica e térmica quanto para biometano. O treinamento remoto é voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar na área de energias renováveis e para estudantes de áreas diversas relacionadas ao setor. Além disso, o curso é totalmente gratuito. Acesse e inscreva-se no curso 

guia do biogás
Treinamento realizado em 2020 no CIBiogás e ministrado pelos profissionais do Centro, antes da pandemia do COVID-19.

Nível médio

Com essas opções será possível adentrar no mercado sabendo os conceitos mais essenciais da missão do biogás no mundo. Agora, se você já entende e ou faz parte do ramo, que tal se aventurar em uma modalidade diferente? O Treinamento em Projetos de Biogás te prepara para inovar no setor com as propostas e visões corretas sobre o cenário Brasileiro referente às energias renováveis. Depois da teoria vem a prática, e após terminar essa fase, será possível avaliar e projetar ideais para o aprimoramento da cadeia do biogás. No nível médio, prepare-se para começar a se tornar um profissional de ponta. Treinamento em Projetos de BiogásO Treinamento em Projetos de Biogás é uma oportunidade diferenciada, uma vez que a transmissão do treinamento é feita online, através da modalidade síncrona. O método é  ao vivo e integra a teoria, prática, imersão dos participantes e troca de experiências, a fim de valorizar a forma individual de aprendizagem. No Treinamento de Projetos de Biogás será abordado conceitos e aplicações práticas relacionados a toda a cadeia de produção de biogás, contemplando sobre a digestão anaeróbia e critérios para dimensionamento de biodigestores, tratamento de biogás entre outros passos. Acesse e inscreva-se no curso.

Nível Avançado

Depois de se apaixonar por tudo o que essa fonte proporciona, fica difícil se distanciar do biogás. Por isso, para você que já convenceu sobre o mercado e já faz parte dessa cadeia, esta é a chance de aperfeiçoar os seus conhecimentos e se tornar um especialista no assunto. A seguir, temos algumas opções de cursos e treinamentos, todos com certificação e que contribuem na sua formação como um protagonista no ramo.Produção e Uso de BiometanoEste curso permite a compreensão dos principais aspectos sobre uso energético e produção de biometano. Apresentando informações sobre o uso energético e produção da alternativa e englobando a abordagem dos conceitos, além da análise das regulações para o setor. Também descreve as principais tecnologias e processos disponíveis para o tratamento do biogás e critérios para dimensionamento de sistemas de produção de biometano.  Acesse e inscreva-se no cursoBiogás para Geração de Energia ElétricaO curso apresentará conceitos relacionados ao contexto energético, as tecnologias disponíveis para geração de energia elétrica a partir do biogás, os requisitos técnicos e modalidades de uso e venda de energia elétrica a partir desta fonte. Além disso, o aluno aprenderá a dimensionar unidades geradoras de energia elétrica a partir do biogás, aplicando o conhecimento teórico na prática.Acesse e inscreva-seOperacionalização de BiodigestoresEsta oportunidade de curso irá abordar e detalhar as etapas que envolvem a operacionalização de um biodigestor, descrevendo os processos de biodigestão e parâmetros que influenciam na produção de biogás. Além disso, você aprenderá a dimensionar sistemas de biodigestão, aplicando o conhecimento teórico na prática.  Acesse e inscreva-se

Treinamento Síncrono em Projetos para Geração de Energia Elétrica com Biogás

Treinamento realizado em 2020 no CIBiogás e ministrado pelos profissionais do Centro, antes da pandemia do COVID-19.

Neste treinamento síncrono será abordado conceitos e processo de produção, tecnologias disponíveis para tratamento do biogás, aplicações energéticas para geração de energia elétrica, regulação e legislações para geração de energia elétrica a partir do biogás no Brasil, projetos elétricos, estudos de proteção, automação e monitoramento com atividades práticas, dispondo de uma visita virtual ao laboratório. Ao final do treinamento todo o conhecimento adquirido, será verificado com a imersão virtual na Unidade de Demonstração de geração de energia elétrica.

Acesse e inscreva-se 

Treinamento em Viabilidade Financeira de Projetos de Biogás

Dividido em dois módulos, o treinamento, além de abordar a viabilidade financeira em Projetos de Biogás, também abrange o Mercado de Energia e Regulação de Biogás. A oportunidade contempla uma análise dos aspectos regulatórios do setor elétrico para aproveitamentos do biogás, envolvendo um panorama comparativo entre o mercado regulado e mercado livre de energia, além de apresentar um panorama geral do mercado, juntamente com seus desafios e oportunidades de negócios.

Curtiu os cursos e treinamentos? Então, que tal se aplicar esse ano e investir em uma oportunidade dessas? Com esse guia do biogás, nós garantimos que nossos profissionais são capacitados para transmitir todas as atualizações e prospecções do setor, a fim de pluralizar o apanhado de alunos interessados em transformar o ramo do biogás no Brasil e no mundo. Além disso, todos os cursos contam com uma tutoria especializada para esclarecer as dúvidas, orientá-los e motivá-los no processo de consolidação do conhecimento. 

Tags: , , , ,