Especialização em Energias Renováveis: Curso de Biogás
Blog do Cibiogas

Porque Investir no Biogás como Especialização?

As fontes de energias alternativas vieram para ficar. Por isso, o biogás é considerado pelo  Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), como a próxima fronteira a ser explorada no mercado de energias renováveis.

De fato, a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) estima que o país tem potencial para produzir cerca de 70 milhões de m³ de biogás por dia.

No entanto, para que você consiga aproveitar esse potencial de mercado, é necessário estar preparado.

Veja a seguir como uma especialização em energias renováveis pode te ajudar a enxergar melhor as oportunidades que o biogás traz. Confira:

A Especialização Ajuda a Reconhecer Melhor as Oportunidades

Apesar da abundância de conteúdo disponível na internet atualmente, encontrar informação confiável e de qualidade é um desafio. Tanto para quem busca dar um upgrade na carreira e no currículo, ou ainda para quem pretende criar expertise necessária.

Em outras palavras, há um grande potencial no biogás ainda pouco explorado, e uma das razões é a falta de mão de obra qualificada para atender as demandas de mercado.

A consequência disso é que, sem o conhecimento adequado, não há como reconhecer as oportunidades de negócios que podem surgir. Parafraseando o pensador Sêneca, “sorte é o que acontece quando o preparo se encontra com a oportunidade”.

A Demanda de Profissionais Qualificados

A expectativa é de que a aprovação do Renovabio e a aplicação das regulamentações favoreçam o crescimento do uso biogás nos próximos anos no Brasil. A ABiogás estima que em 2030 o país tenha uma produção média de 30 milhões de m³ de biogás  por dia.

Porém, para aproveitar as oportunidades, é necessário conhecimento. E este é o caso da Cerâmica Stein. A empresa instalou um biodigestor que permitiu a redução da conta de energia em 50%. E para que tudo funcione perfeitamente, a fábrica contratou profissionais qualificados em operar biodigestores, para manutenção diária  do equipamento implantado na Cerâmica.

Além disso, a bioenergia e o biogás são mercados em crescimento no país e no mundo. Segundo a Agência Internacional de Energias Renováveis, a IRENA, em 2016 foram criados 9,8 milhões de oportunidades de trabalho em energias renováveis no mundo.

Ou seja, investir em uma especialização em energias renováveis é preparar-se para ingressar num mercado promissor e em crescimento.

A Especialização em Biogás como Investimento

Assim, uma especialização na área de biogás propicia ao profissional uma visão ampla sobre vários aspectos do mercado de energias renováveis., Ao realizar a especialização do CIBiogás, o profissional irá:

Conhecer melhor os aspectos técnicos do biogás e dos biodigestores (ex:como construir um biodigestor com segurança);

Aumentar as chances de ingressar no mercado com tendência comprovada de crescimento (energias alternativas);

Reconhecer oportunidades de negócios relacionadas ao gerenciamento de resíduos orgânicos, do mesmo modo que países como a Alemanha, ou a Suécia.

Dessa forma, o objetivo das capacitações do CIBiogás, seja em cursos na modalidade EaD ou presencial, é atualizar profissionais e estudantes interessados no segmento das energias renováveis.

Os nossos cursos são produzidos por especialistas que atuam na área. Assim o conhecimento teórico é diretamente relacionado à prática. Portanto, oferecemos uma visão completa, ampla e atual para a solução de problemas e prospecção de oportunidades em biogás.

Ficou interessado em saber mais sobre a especialização em biogás? Acesse o site e confira os nossos cursos!

Tags: