As possibilidades de aproveitamento dos resíduos na produção de biogás: do custo evitado às novas receitas
Blog do Cibiogas

A gestão de resíduos constitui um desafio para a cadeia produtiva, e a produção de biogás cresce como uma solução sustentável e lucrativa para aproveitamento desse material.

O descarte inadequado, a falta de tecnologia e de conscientização tornam a questão um problema para muitas cidades, com graves consequências ambientais. Nesse contexto, o biogás, que pode ser gerado a partir da decomposição anaeróbica de matéria orgânica, desponta como uma solução viável para transformar resíduos em energia, contribuindo para a redução da poluição e a mitigação das mudanças climáticas.

Resíduos orgânicos como restos de alimentos, esterco animal e resíduos agroindustriais se transformam em ativos ambientais a partir da produção em diferentes escalas, das pequenas unidades em propriedades rurais até grandes plantas industriais.

O Panorama do Biogás 2023 aponta que os substratos utilizados para produção de biogás no Brasil vêm de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) ou esgoto (63%), resíduos da indústria (20%) e da agropecuária (17%).

No caso da agropecuária, dejetos como esterco animal, efluente do manejo de dejetos (urina, fezes, água de lavagem, etc.), restos de ração e carcaça de animais mortos não abatidos podem ser aproveitados para a geração de energia elétrica (57%), GNR (gás natural renovável)/biometano (38%) e energia térmica (4%). Os substratos agropecuários são utilizados em 1.096 plantas de biogás, o que corresponde a 80% do total de plantas do país e produção de 809 mi Nm³/ano.

Investimento em infraestrutura, capacitação técnica, maior conscientização da sociedade e o aprimoramento de políticas públicas são alguns dos caminhos apontados para melhor aproveitamento de resíduos para produção de biogás.

Oportunidade para o Paraná e Mato Grosso do Sul

Atentos às demandas do mercado, o CIBiogás e o Itaipu Parquetec lançaram uma chamada voltada a geradores de resíduo com potencial para produção de biogás nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Com vagas limitadas, a iniciativa busca impulsionar negócios e contribuir com a sustentabilidade, oferecendo oportunidades para os selecionados:

– Estudo de viabilidade completo para produção de biogás;

Consultoria especializada do CIBiogás;

– Apresentação do projeto a investidores.

Os resumos de oportunidades serão desenvolvidos com base em cinco projetos estruturados, com um conjunto de informações direcionado a investidores de bioenergia, como indicadores de taxa de atratividade do negócio, valor total do investimento, tempo de retorno do investimento, custos nivelados de energia, além do desenho do arranjo técnico e tecnológico necessário para cada projeto.

Podem participar organizações interessadas em sustentabilidade, economia circular e inovação no setor energético; restaurantes; agroindústrias; indústrias alimentícias; amidonarias; cervejarias; indústrias sucroenergéticas; aterros sanitários; estações de tratamento de esgoto; centrais de resíduos e outros geradores de resíduos/efluentes orgânicos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de janeiro de 2025 pelo link https://materiais.cibiogas.org/residuos-e-energia

É uma oportunidade única: o aproveitamento de resíduos na produção de biogás pode transformar esses negócios, evitando custos e proporcionando novas receitas para os produtores, que ainda contribuem para a diminuição da poluição.

Tags: , , , , ,