A quinta edição do Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais – V Sigera, que ocorre de 9 a 12 de maio, em Foz do Iguaçu/PR, reunirá especialistas para debater assuntos ligados à temática do tratamento de resíduos. Serão cinco eixos principais: tecnologias de tratamento de resíduos; uso dos resíduos como fertilizante; impactos dos resíduos nos sistemas água-solo-ar e planta; produção de energia a partir de resíduos; e sistemas de gestão de resíduos. A dinâmica do evento envolve a oferta de minicursos, painéis temáticos, palestras técnicas e apresentações de trabalhos científicos e visita ao Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás).

A quinta edição do Sigera terá como pré-evento, dia 08, o III Workshop TEC-DAM, que abordará quatro temas específicos: Biosseguridade na destinação de animais mortos; Dimensionamento de unidades de compostagem tradicional e acelerada; Compostagem de bovinos inteiros; e Biodigestão anaeróbia.

A abertura oficial do evento ocorre na manhã do dia 9, às 9 horas. Em seguida iniciam os minicursos nas áreas de agricultura (Manejo de nutrientes: benefícios ambientais e econômicos para produção animal), agroindústria (Aproveitamento de resíduos lignocelulósicos para a produção de biocombustíveis) e pecuária (Biotransformação de resíduos agrícolas, pecuários e agroindustriais: O desafio da Bioeconomia). Ambos serão ministrados por palestrantes internacionais. Ainda pela manhã ocorre a palestra sobre “Manejo de dejetos: estado da arte das políticas públicas na América Latina”, com o palestrante Orlando Vega, do IICA/Costa Rica.

Para à tarde está programada a palestra “Tecnologias de tratamento de resíduos agroindustriais”, com a Drª Simone Damasceno Gomes, da Unioeste/Brasil, e apresentação dos trabalhos orais na área de “Tratamento de resíduos agropecuários e agroindustriais”.

No dia 10, a programação inicia às 9 horas, com a realização dos minicursos e a palestra sobre “Formação de Pesquisadores: Escrita de Artigos de Alto Impacto e a Dinâmica Editorial”, com o Dr. Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos/USP/Brasil. À tarde, às 14h30, ocorre a palestra “Emissões de gases de efeito estufa na pecuária e agricultura”, com o pesquisador Renato Rodrigues, da Embrapa Solos/Brasil, seguida das apresentações dos trabalhos da temática “Impactos dos resíduos nos sistemas água-solo-ar e planta & Produção de energia a partir de resíduos”.

No último dia de programação técnica, na quinta-feira, dia 11, a dinâmica segue a mesma, com a programação dos minicursos e a apresentação da palestra sobre “Redação de artigos em revistas de impacto”, com o editor Paulo Cesar Sentelhas, da Revista Scientia Agricola/ESALQ/USP/Brasil. À tarde a palestra será sobre “Sistema de Avaliação e Mitigação do Risco Ambiental de Áreas com Aplicação de Dejetos”, com o professor Luciano Gatiboni, da Udesc/Lages, e apresentação dos trabalhos na temática “Uso dos resíduos como fertilizantes”.

Para encerrar o evento, no dia 12, os participantes do Sigera poderão visitar a Usina de Biometano do CIBiogás e conhecer um pouco mais sobre projetos na área de aproveitamento energético de resíduos agropecuários e agroindustriais.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial - Sbera com o objetivo de apresentar, discutir e analisar a ciência presente e visualizar os desafios futuros. O evento já faz parte da agenda de pesquisadores, estudantes e profissionais nacionais e internacionais, sendo o único com essa temática na América Latina e um dos maiores do mundo que tem como foco o gerenciamento dos resíduos agropecuários e agroindustriais. O Sigera tem o apoio da Embrapa, do CIBiogás, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A Itaipu Binacional é patrocinadora.

A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: http://sigera2017.sbera.org.br.

 

Resumo: 

O Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais debaterá assuntos ligados à temática do tratamento de resíduos