O uso de energias sustentáveis pode ajudar a alavancar os lucros das empresas brasileiras, por isso o tema foi debatido durante o Seminário “Eficiência Energética e Geração Distribuída” promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a fundação R20 Regions of Climate Action, criada por Arnold Schwarzenegger, nesta quarta-feira (23), em São Paulo (SP).

Durante o evento foram apresentadas diferentes alternativas para utilizar a economia verde a favor do desenvolvimento sustentável. O presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg; ressaltou a importância dos temas. “Estamos aqui para discutir um problema que está se tornando cada vez mais importante que é a eficiência energética e a geração distribuída. Trata-se de questões que eram discutidas por especialistas e, agora, estão chegando nos estabelecimentos comerciais. Ou seja, está virando uma atividade produtiva. Essa é uma oportunidade especial porque marca a transição da atividade puramente acadêmica para a conversão desses conhecimentos em ação comercial, lucros e desenvolvimento para a sociedade”, disse.

O Diretor-Presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás), Rodrigo Régis, apresentou os benefícios da geração de energia a partir do biogás. Ele destacou que o biogás transforma passivos ambientais em ativos energéticos e que o uso permite a geração de energia elétrica, térmica ou veicular. “Temos que ampliar o nosso conceito porque existem outras formas de energia, além da elétrica, que também podem ser distribuídas”, acrescentou. Essa flexibilidade permite diferentes aplicações do biogás, conforme a necessidade encontrada na empresa.  

O evento também contou com a participação de autoridades como o Superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Paulo Schmidt; o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista; o CEO da GreenYellow do Brasil, Pierre-Yves Mourgue; o diretor da Apolo Energia Renovável, Pedro Camanho; o diretor da WTS, Luis Serrano; e o presidente da Coober, Raphael Vale. 

(com informações e fotos da AI FecomercioSP)

Resumo: 

CIBiogás apresentou as aplicações possíveis para o biogás durante o Seminário “Eficiência Energética e Geração Distribuída”  em São Paulo