Parceria público-privada ajuda a alavancar o mercado de biogás
Notícias

As boas perspectivas para o biogás no Brasil movimentam o setor, com iniciativas que envolvem parcerias entre diferentes atores da cadeia de energia. Uma vertente que cresce é a da parceria público-privada (PPP), que ajuda a alavancar o mercado.

Como exemplo recente, o Projeto GEF Biogás Brasil desenvolveu, junto com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), um modelo estratégico de atuação da concessionária para ampliar a produção e oferta de biogás e biometano no interior do Paraná.

Iniciada em fevereiro de 2020, a cooperação resulta no desenvolvimento de modelos de negócio atraentes para companhias de energia e fornecedoras de gás no Sul do Brasil.

O Projeto GEF Biogás Brasil conta com o CIBiogás como principal entidade executora e é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Segundo avaliação do projeto, o mercado agropecuário paranaense é promissor para o aproveitamento do biometano e de outras aplicações do biogás. Os abatedouros de suínos têm uma produção de 368 mil Nm³ de biogás por ano, o que representa uma geração anual de 221,4 mil Nm³ de biometano, ou 146 mil toneladas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

A parceria entre as instituições é uma grande oportunidade para a expansão do biogás e fortalecimento da matriz energética nacional.

Ecoparques no Distrito Federal

Está em andamento o processo de concessão dos serviços de tratamento dos resíduos sólidos urbanos do Distrito Federal, que serão feitos por meio de PPP. A recuperação dos resíduos será feita por unidades de tratamento mecânico biológico (UTMBs), conhecidas como ecoparques.

A PPP prevê a instalação de três unidades, o desenvolvimento de duas novas instalações de recuperação de resíduos (IRRs) e a implementação de um centro de visitação e treinamento voltado à divulgação de informações e educação ambiental, para conscientizar a população sobre os temas relacionados ao tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Os estudos para a instalação das UTMBs foram elaborados por um acordo de cooperação técnica entre o projeto GEF Biogás Brasil e o governo do Distrito Federal. O CIBiogás está entre as entidades executoras.

Cabe ao projeto a apresentação de uma proposta de licitação que abranja a modelagem técnica, financeira e legal da unidade de tratamento mecânico biológico a ser destinada à iniciativa privada.  A meta é ampliar a taxa de tratamento de resíduos sólidos urbanos de 28% para 85% do total de resíduos recolhidos. O acordo resulta na estruturação do mercado local de biogás, aumentando a oferta de gás natural veicular (GNV).

O impacto ambiental dessa ação permitirá a redução das emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade de tratamento de resíduos sólidos urbanos na capital federal.

O acordo de cooperação técnica com o projeto GEF Biogás Brasil trata especificamente dos resíduos da coleta convencional, prevendo ainda esforços de melhoria da quantidade e da qualidade da coleta seletiva destinada às instalações de recuperação de resíduos.

Tratamento Mecânico Biológico

O TMB é um método de gestão de resíduos que combina a triagem com o tratamento biológico de resíduos orgânicos, em processos como a digestão anaeróbia e a compostagem. Os resíduos passam por uma triagem que separa o que é orgânico do material reciclável. Na sequência, esses resíduos são aproveitados para fins específicos, como a produção de biogás e biometano.

As UTMBs são usinas que geram biogás a partir dos resíduos orgânicos. O material pode ser utilizado para gerar energia térmica, energia elétrica ou combustível veicular. O digestato gerado também pode ser usado como fertilizante.

Como vimos, as PPPs estão ajudando a alavancar o mercado de biogás e prometem se intensificar nos próximos anos, com a proliferação de projetos sustentáveis em busca de benefícios ambientais e econômicos.

E as novidades não param por aí. Já conhece o BiogasClub? O clube de negócios da CIBiogás visa fortalecer a cadeia de negócios, o desenvolvimento tecnológico e inovação, estimulando pesquisas no setor de biogás. Saiba mais sobre essa iniciativa inovadora em nosso blog.

Tags: , , ,