Somos uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT+i), em formato de associação, dedicada ao desenvolvimento da cadeia do biogás.

CONHEÇA NOSSOS ASSOCIADOS

Nossa história

Criado em 2008, a Assessoria de Energias Renováveis (ER.GB) da Itaipu Binacional inicia um projeto para um centro de referência em energias renováveis. Atendendo as características econômicas regionais, o centro teve foco no desenvolvimento do biogás como solução.

Em 2013, o Centro Internacional de Energias Renováveis, CIBiogás, formalizou-se como instituição de referência no desenvolvimento do biogás. Deste modo, contribuímos para promoção de um setor mais sustentável e competitivo, com novos arranjos tecnológicos, incluindo análise de ambiente regulatório, políticas públicas e fortalecendo a tomada de decisão. A história do CIBiogás começou com a iniciativa de instituições que apostaram no biogás como recurso energético e renovável. O apoio desses associados, por todos esses anos, fez com que juntos projetássemos a viabilidade de aplicação do biogás em todo o país.

Hoje, compreendemos que a nossa missão com nossos associados cresce a cada ano, e está diretamente relacionada ao ganho de mercado, competitividade e com a modernização da matriz energética nacional.

De forma direta, essas instituições, públicas e privadas, fortalecem a continuidade do nosso trabalho, para que juntos continuemos a entregar soluções inovadoras e tecnológicas. É fundamental contextualizar que em 2019 o CIBiogás passou por uma revisão estatutária onde, a partir de então, novos associados passaram a contribuir, financeira ou economicamente com o Centro. Em 2020, buscando estreitar a relação com os associados, uma nova revisão estatutária foi realizada e atualmente as categorias associativas são: Associados Fundadores; Associados Fundadores Mantenedores; e Associados Mantenedores.

Em 2021, prezamos pelo cumprimento das iniciativas a atividades levantadas em equipe e com demais parceiros do ramo para continuar impulsionando toda forma sustentável de energia no Brasil.

Linha do tempo

2008

• Criação da Assessoria de Energias Renováveis (ER.GB) da Itaipu Binacional. 

• Assinado Memorando de Entendimento entre UNIDO, Eletrobrás e Itaipu.

• Início do Projeto FINEP para Geração Distribuída com a Granja São Pedro.

2011

• Implantação do Laboratório de biogás e o Centro de Estudos do Biogás.

2013

• Assinada a ata de Constituição do Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás.

2014

• Assinado termo de compromisso com a Itaipu Binacional que garantiu a estruturação do CIBiogás.

2016

• Certificação ISO/IEC 17025/2005 no Laboratório do Biogás.

2017

• Implantação da Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional.

2018

• Lançamento do projeto “Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira”, atual GEF Biogás Brasil.

2019

• Inauguração da Minicentral Termelétrica de Biogás em Entre Rios do Oeste (PR).

2020

Alteração estatutária que permitiu a nova atuação junto aos associados mantenedores.

• Início das obras da Central de Bioenergia de Toledo.

Fale com um de nossos especialistas

    NOME *
    SOBRENOME *
    EMAIL *
    TELEFONE

    ASSUNTO

    COMO PODEMOS AJUDAR?