Project Description
Quer saber mais sobre biogás? Acesse nossa biblioteca
UD ITAIPU – Posto de Biometano e a gestão inteligente de resíduos orgânicos
Implantada em 2017 e idealizada a partir do Projeto Mobilidade a Biometano, a UD ITAIPU está localizada no complexo da ITAIPU Binacional, em Foz do Iguaçu – PR, iniciou suas atividades com o objetivo de reduzir os gases de efeito estufa por meio dos veículos movidos a biometano. Em 2017, ainda no início das operações, a alternativa chegou a reduzir em 3% o consumo de combustíveis fósseis do complexo.
O projeto contempla o tratamento local de resíduos orgânicos produzidos nos restaurantes do complexo Itaipu, para a produção de biometano para o combustível na frota de veículos e biofertilizantes para a recuperação de áreas degradadas.
Gestão de Resíduos
Atualmente, 40 veículos são abastecidos pela unidade. Os substratos utilizados são os Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) de 5 restaurantes do complexo e materiais de apreensão da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Para o tratamento de resíduos na unidade, existem dois reatores fabricados em fibra de vidro modular, dois gasômetros que armazenam 250 m³ cada um e uma refinaria completa.
Resultados de produção (ref. 2019)
- 450 kg/dia tratados de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO);
- 150 m³/dia produzido de biogás;
- 70 m³/dia produzido de biometano;
- 5 veículos abastecidos por dia com o biometano produzido;
Opinião do parceiro
De acordo com Rogério Meneghetti, engenheiro eletricista da Divisão de Planejamento e Infraestrutura da Itaipu Binacional, o investimento na construção da UD ITAIPU e nos estudos relacionados ao biogás, impulsionou o desenvolvimento da fonte na região e no país.
“Reduzir os impactos ambientais e fomentar a utilização desta energia renovável faz parte dos objetivos institucionais da Itaipu. Muito nos alegra ver o biometano em plena expansão”, afirma.