Project Description

Quer saber mais sobre biogás? Acesse nossa biblioteca

clique aqui

UD ITAIPU – Posto de Biometano e a gestão inteligente de resíduos orgânicos

Implantada em 2017 e idealizada a partir do Projeto Mobilidade a Biometano, a UD ITAIPU está localizada no complexo da ITAIPU Binacional, em Foz do Iguaçu – PR,  iniciou suas atividades com o objetivo de reduzir os gases de efeito estufa por meio dos veículos movidos a biometano. Em 2017, ainda no início das operações, a alternativa chegou a reduzir em 3% o consumo de combustíveis fósseis do complexo. 

O projeto contempla o tratamento local de resíduos orgânicos produzidos nos restaurantes do complexo Itaipu, para a produção de biometano para o combustível na frota de veículos e biofertilizantes para a recuperação de áreas degradadas.

Gestão de Resíduos 

Atualmente, 40 veículos são abastecidos pela unidade. Os substratos utilizados são os Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) de 5 restaurantes do complexo e materiais de apreensão da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Para o tratamento de resíduos na unidade, existem dois reatores fabricados em fibra de vidro modular, dois gasômetros que armazenam 250 m³ cada um e uma refinaria completa.

Resultados de produção (ref. 2019)  

  • 450 kg/dia tratados de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO); 
  • 150 m³/dia produzido de biogás;
  • 70 m³/dia produzido de biometano;
  • 5 veículos abastecidos por dia com o biometano produzido;     

Opinião do parceiro

De acordo com Rogério Meneghetti, engenheiro eletricista da Divisão de Planejamento e Infraestrutura da Itaipu Binacional, o investimento na construção da UD ITAIPU e nos estudos relacionados ao biogás, impulsionou o desenvolvimento da fonte na região e no país.

“Reduzir os impactos ambientais e fomentar a utilização desta energia renovável faz parte dos objetivos institucionais da Itaipu. Muito nos alegra ver o biometano em plena expansão”, afirma.

Membranas Poliméricas


Há também o case da planta piloto executada pelo CIBiogás, UBE e 3DI Engenharia, está localizada na UD Itaipu e é um exemplo de projeto onde as membranas são aplicadas para pureza do biogás.  O módulo de membranas tem capacidade de purificar 35 Nm³/h de biogás bruto a uma pureza superior a 90% de metano, um dos requisitos para enquadrar o biogás como biometano, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás). Além disso o módulo também é equipado com um desumidificador para secar o biogás, torres de carvão para remoção de H2S (sulfeto de hidrogênio) e NH3 (amônia), bem como um compressor parafuso para entregar o biometano acima de 10 bar de pressão.

Galeria

vista aérea da ud itaipu
Posto de biometano UD ITAIPU
Abastecimento de carro movido a biometano