Em visita a Foz do Iguaçu (PR), para participar do 2º Seminário Brasil-Áustria de Cooperação para Uso de Biogás e Biometano, que se encerrou nesta quinta-feira (23) no Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, informou que o estado pretende lançar no próximo Show Rural Coopavel, em fevereiro de 2018, o marco regulatório para uso do biogás como fonte de geração de energia em propriedades rurais.

Ortigara disse que o tema é atualmente tratado por um grupo de trabalho composto por representantes das secretarias estaduais da Agricultura, Planejamento e Meio Ambiente, Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Copel, Compagás, Sanepar e CIBiogás, com sede no Parque Tecnológico Itaipu e que tem a binacional entre suas instituições parceiras.“O governo tem sido parceiro da Itaipu, PTI e CIBiogás no aproveitamento da biomassa para gerar energia. Aqui no Paraná, por nossa vocação para a agropecuária, temos um grande potencial para aproveitar os dejetos da pecuária para gerar energia”, afirmou o secretário, que foi recebido em Itaipu pelo diretor-geral brasileiro Luiz Fernando Leone Vianna. O encontro foi no Edifício da Produção na quarta-feira (22).

Segundo ele, o novo marco regulatório deverá facilitar a replicação de projetos como os apoiados pela Itaipu na comunidade Ajuricaba ou na Granja Colombari, em outros pontos do estado. “Ao todo já tivemos quatro viagens internacionais, conhecendo o modelo da Áustria, Itália e Alemanha, com o objetivo de formular uma política pública para o Paraná”, completou Ortigara.

O do 2º Seminário Brasil-Áustria de Cooperação para Uso de Biogás e Biometano reuniu especialistas, técnicos e autoridades ligadas ao setor energético e agropecuário. O principal objetivo do encontro foi incentivar a cooperação entre instituições de ensino, pesquisa e empresas dos dois países. Além disso, o encontro abre espaço para importantes discussões sobre oportunidades para o desenvolvimento do setor de biogás no Sul do Brasil.

(Texto: AI Itaipu)

Resumo: 

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, anunciou que o lançamento será no próximo Show Rural Coopavel, em fevereiro de 2018