A nova coordenação da Câmara Técnica de Energias (CTE) do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) foi eleita nesta terça-feira (8), durante reunião na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC). O Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás), Rafael Gonzalez, é o novo coordenador da CTE, enquanto o Diretor Presidente na 3DI Engenharia, Lucio Ricken, foi eleito suplente. O professor Maurício Romani da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPFR) de Palotina assumiu a função de assessor técnico.

Durante o evento, Gonzalez destacou e agradeceu o trabalho feito pela gestão anterior, acrescentando que o desafio é garantir a boa continuidade dos projetos. “Nosso foco é desenvolver estruturas e uma estratégia voltada para as energias renováveis na região Oeste do Paraná, por meio de um planejamento, que atenda às necessidade e interesses da sociedade”, explicou. Os novos representantes da CTE devem permanecer nas funções por pelo menos um ano.

A gestão anterior era coordenada pelo Gerente de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Felipe Souza Marques na função de titular, além do suplente Ricardo Claudryc Bertoldi do Senai.

A CTE é composta por representantes de instituições e empresas públicas e privadas, municipais e regionais, incluindo a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), A Caciopar, a Amop e a Emater. O principal objetivo é debater e incentivar estratégias para enfrentar os gargalos energéticos, além de promover o uso das energias renováveis na região Oeste do Paraná.

Resumo: 

A nova coordenação da Câmara Técnica de Energias (CTE) do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) foi eleita durante reunião em Cascavel