O representante do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (Undesa), Ivan Vera, conheceu na sexta-feira (9) a Cerâmica Stein, localizada em Entre Rios do Oeste, Oeste do Paraná. Na Unidade, que recebe o monitoramento e suporte técnico do CIBiogás, acontece a transformação da produção de dejetos suínos e bovinos em biogás e este em energia elétrica. As constantes quedas de energia - prejudicando o rendimento da produção, o aumento no custo da energia e a possibilidade de contribuir com a diminuição da poluição ambiental foram alguns dos motivos que levaram Romário Stein, proprietário, a investir no biogás.

A visita foi conduzida pelo Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Rafael Gonzalez, que destacou a importância do biogás para o desenvolvimento sustentável. Ivan Vera veio à região conhecer projetos da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água limpa e saneamento) e 7 (Energia limpa e acessível); os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas que precisam ser cumpridas até 2030 pelos países-membros da ONU.

O projeto da Unidade de Demonstração Cerâmica Stein foi apresentado como um instrumento importante no cumprimento dos ODS 6 e 7 no Oeste do Paraná, considerando que, além de resolver o problema do passivo ambiental, o biogás agrega competitividade ao setor ao reduzir os gastos com energia elétrica e veicular. O CIBiogás reafirma frequentemente seu compromisso com o desenvolvimento sustentável na região, realizando parcerias nacionais e internacionais que têm como missão precisamente desenvolvimento sustentável da cadeia do biogás e outras energias renováveis.

Ainda em Entre Rios Oeste, Ivan Vera e a comitiva que o acompanhava foram recebidos pelo prefeito Jones Neuri Heiden, com apresentação do projeto “Arranjo Técnico e Comercial de Geração Distribuída de Energia Elétrica a partir do Biogás de Biomassa Residual da Suinocultura em Propriedades Rurais do Município de Entre Rios do Oeste”. Com contribuição da experiência do CIBiogás em gestão e execução de projetos, a iniciativa fortalecerá a agricultura familiar no município a partir da transformação de um passivo ambiental em ativos energético e da produção de biofertilizante fruto da biodigestão. Vera deixou clara sua intenção de retornar à região para conferir os resultados do projeto.

 

Resumo: 

Representante da ONU conhece Unidade de Demonstração do CIBiogás em Entre Rios do Oeste, PR.