Já sabemos que o biometano é produzido por meio do biogás, mas será que é possível conseguir hidrogênio verde com a transformação do biogás? Fizemos esse texto para te mostrar que sim, isso pode acontecer e se você quiser saber mais, é só continuar acompanhando!

O Biogás e o Biometano 

Devido ao aumento da demanda energética no mundo e principalmente em buscar fontes menos poluentes para frear as mudanças climáticas que vem se agravando a cada ano, a busca por um desenvolvimento sustentável e evolução nos combustíveis utilizados atualmente é de suma importância e urgência. 

Entretanto, o modelo atual  principal de produção de energia é de fontes fósseis, que além de acabar com esses recursos naturais, causam grandes danos ao meio ambiente. Porém, há algum tempo, já podemos perceber progressos quanto a novos vetores energéticos sustentáveis para o futuro. Futuro este que já é uma realidade em outros países, como na europa e no japão, por exemplo, mas que no Brasil já está caminhando devido à sua grande matriz energética, pouco explorada ainda. 

O hidrogênio é um desses possíveis vetores energéticos, devido a sua disponibilidade, uma vez que é um elemento abundante. Ele pode ser obtido por diversas fontes, podendo elas ser fósseis ou renováveis. Entre as fontes renováveis, principalmente a biomassa, que é a principal matéria prima para a obtenção do biogás, quando purificado pode-se obter o biometano, e quando processado corretamente, pode-se através do biometano obter uma fonte renovável de hidrogênio.  

Hidrogênio através do biogás

No biogás existe o sulfeto de hidrogênio (H2S), substância altamente tóxica, podendo ser mortal para os seres humanos quando exposta ao ar com apenas 350 ppm. O biogás contém concentrações que variam entre 20 a 20.000 ppm (mg/m³) de hidrogênio. 

E de onde essas concentrações surgem? Nos substratos de animais, cultivos de plantas energéticas, resíduos sólidos orgânicos urbanos e esgoto. Ou seja, todos os substratos que podem ser transformados em biogás. Dessa forma, para que o hidrogênio possa ser utilizado corretamente, o sulfeto precisa passar por um processo de retirada do biogás e isso acontece na última etapa do aproveitamento da energia alternativa. 

Confira o processo para obter hidrogênio através do biogás: 

Biomassa > Digestão anaeróbia > Biogás > Reforma a vapor, oxidação parcial, ou reforma autotérmica = Hidrogênio. 

Quando reformado a vapor, o hidrogênio pode ser aplicado no setor veicular em motores movidos a H2, gerando uma combustão interna ou abastecendo células a combustível. Além disso, ele também pode ser utilizado para geração de eletricidade e calor, devido ao seu alto nível de produção de energia e água pela grande combustão.

Hidrogênio através do biogás

Tecnologias de produção de hidrogênio – Professor Helton José Alves 

É bom lembrar que o hidrogênio também pode ser extraído da eletrólise, considerada como a opção mais limpa para obter hidrogênio através de uma fonte primária, porém, o processo de alto custo impede que a opção seja explorada, fato que também tem a ver com a competitividade da energia renovável.  

O Brasil abriga uma grande diversidade de elementos que compõem a matriz energética e com isso, ainda há esperança para um futuro ainda mais otimista para o impulsionamento do hidrogênio verde, basta as fontes derivadas do biogás serem popularizadas o bastante para que outras alternativas surjam com mais visibilidade

Afinal, quais são as vantagens para obtenção do hidrogênio?

Depois de todo esse processo e das devidas aplicações, é preciso saber se o hidrogênio é uma opção que vale a pena ser investida. Visto pelos especialistas como o combustível do futuro, o hidrogênio representa uma tendência que tem muitas vantagens sendo uma alternativa com uma base simples e sem odor. Além disso, a fonte contém uma rota de produção já explorada, tal como a do gás natural fóssil. 

Confira as vantagens do hidrogênio através do biogás: 

  • Opção com boa transportabilidade; 
  • Pode ser obtido através do biogás mas também em fontes fósseis; 
  • Produz pouca poluição devido ao grande volume de água; 
  • Tem eficiência em sua aplicação
  • Tem alto poder calorífico, ultrapassando diversos tipos de combustíveis

Portanto, para alcançarmos a popularização do hidrogênio, será preciso, primeiramente, aumentar as rotas de desenvolvimento através de insumos como o biogás, biomassas e outras fontes, para então, termos mais uma fonte sustentável de energia e combustível no Brasil.

Revisão Técnica: CIBiogás