Associativismo e Biogás: como as parcerias podem incentivar o avanço das energias renováveis?
Blog do Cibiogas

Associativismo e o Biogás: parceria em prol do avanço do setor

Você sabia que o CIBiogás também é uma Associação? Isso mesmo, a nossa missão é a de promover o desenvolvimento das tecnologias e modelos de negócio à cadeia do biogás.  Tendo a força do associativismo e o biogás como aliados, é possível contribuir significativamente para o avanço das energias renováveis no país. O Biogás no Brasil ainda tem muito o que avançar, e por isso  precisamos de companheiros nessa caminhada. E, neste primeiro trimestre de 2020 tivemos a honra de receber o nosso primeiro “Associado Especial” –  CHP Brasil. O time da CHP vem justamente para somar, com know-how e experiência de mercado. Antes de contarmos mais sobre como a sua empresa pode fazer parte deste movimento, é preciso compreender, o que é uma associação? 

Associação é…

De acordo com o Código Civil (Lei n° 10.406/02) as associações são definidas como a união de pessoas que se organizam para fins não econômicos. Em grande parte dos casos, as associações são constituídas por um grupo de pessoas com uma única finalidade em comum. Uma associação pode ter duas ramificações: Altruística ou não altruística. A primeira se resume em uma associação beneficente, a outra apenas permite um grupo específico de associados. Independentemente de qual for, as organizações devem ter caráter jurídico de direito privado e com renda resultante. Esta renda deve ser revertida para o cumprimento dos seus objetivos providos no estatuto enquanto associados. 

Características

As características que prevalecem em uma associação, tem muito a ver com as pessoas que compõem esse conjunto. Normalmente elas apresentam este sistema: 

  • Reunião de pessoas para o cumprimento de ideais em comum;
  • Patrimônio constituído pela contribuição dos associados, por doações e etc.;
  • Fins que  podem ser alterados pelos associados;
  • Tomadas de decisões livres em ambas as partes associadas;
  • Devem ser entidades de direito privado.

Como funciona a constituição de uma associação?

Para que a constituição de uma associação seja legal, é preciso primeiramente ter o registro do seu estatuto social. Além disso, é necessário sua ata de constituição e eleição da primeira diretoria. Dados os passos anteriores ela se torna um ator social que tem a possibilidade de pleitear a obtenção de títulos, certificados e qualificações, a fim de ter acesso à vantagens na captação de recursos que serão utilizados na sua manutenção e desenvolvimento. 

Administração

Para que as associações evoluam, elas geralmente são acompanhadas por uma Assembléia Geral que é a responsável pelo modo de atuação da entidade. Juntamente com o Conselho Administrativo (órgão executor) e o Conselho Fiscal (acompanhamento de contas) também fazem parte dessa estrutura de fiscalização. 

Qual a estrutura organizacional de associação? 

A estrutura ideal é aquela composta por:

  • Assembleia Geral: um órgão deliberativo que tome as decisões voltadas para a consecução dos fins sociais previstos no estatuto;
  • Diretoria: um órgão executivo que administre a instituição;
  • Conselho Fiscal: um órgão de controle e fiscalização.

Sendo assim, toda forma de associação deve inicialmente ter partida em fins jurídicos para então cumprir as determinações presentes em estatuto. Estas, darão início à consumação de um propósito maior entre os colaboradores presentes no processo. 

Parceria: Oportunidades e negócios a favor do biogás

O nosso diretor presidente, Rafael González conta que como associação, o papel do CIBiogás é prezar pelo desenvolvimento de novas oportunidades por meio do negócio, mercado e apoiar as instituições para promover a cadeia produtiva do biogás. 

“Quando falamos que estamos produzindo informações detalhadas do setor, temos condição de dizer onde estão ocorrendo os investimentos e onde eles deveriam ocorrer, além de quais são os projetos que tem avanço no país. Temos aqui no CIBiogás, uma fonte de informação segura que permite essa estruturação de oportunidades e negócios para os associados” (Rafafel González)

Contudo, a CHP Brasil, compreendeu que o associativismo e o biogás são correntes fortes para inclusive a modernização da matriz energética nacional. O sócio diretor Fábio França, afirma que a parceria é um novo passo para fomentar mais a parte educacional e de tecnologia para o mercado.

“Acreditamos que associar-se ao CIBiogás, dará ao mercado a oportunidade de amadurecer mais para desenvolver novos projetos com mais confiança” (Fábio França)

Associativismo em ação: CHP Brasil, tornou-se Associada Especial do CIBiogás no dia 11 de março de 2020.
 CHP Brasil tornou-se Associada Especial do CIBiogás no dia 11 de março de 2020.

Como ser um Associado Especial do CIBiogás? 

Para fazer parte deste movimento é simples!  E compor juntamente com nossos parceiros integrar o networking público-privado pelo desenvolvimento do mercado de biogás, o associado especial Nosso objetivo é promover diversas áreas da associação a fim de garantir: 

Atualmente o CIBiogás conta com 27 associados, que se dividem em: Fundadores: Instituições que assinaram a lista de presença anexa a ata de constituição do Centro Internacional de Energias Renováveis e aquelas que se tornaram associados no prazo de até 180 dias até a data de realização da Assembleia Geral de Constituição. Efetivos: Pessoas jurídicas de direito público ou privado, que não são signatários da ata de constituição, e que podem ser aprovados para o quadro de associados. Especiais: Pessoas jurídicas de direito público ou privado que tenham realizado contribuições financeiras para o CIBiogás, com pagamento de mensalidades, em valores a serem definidos pela Assembleia Geral, conforme previsto em Estatuto. E também pessoas jurídicas de direito público ou privado que tenham realizado doação ou cessão de recursos humanos e/ou materiais para o CIBiogás, ou que financiam projetos afins com a nossa missão. Estamos abertos à qualquer associação que envolva o setor do agronegócio, de energia elétrica e  gás. Essa caminhada com todos os nossos parceiros iniciou desde a constituição do Centro e continua aberto para negociações até hoje. É o associativismo e o biogás, colaborando para o avanço sustentável da matriz energética nacional. Quer fazer parte deste time? Então acesse: https://materiais.cibiogas.org/associado-especial  Fonte: CIBiogás, Nossa Causa, SEBRAE, RockContent

 

Texto: Liege Reis

Tags: , , , , , , , , , , ,